Logo Checktudo

Checktudo - Blog

dicas para negociar melhor a compra e venda de veículos
25 de agosto de 2020

10 dicas para negociar melhor a venda de veículos!

A venda de veículos nem sempre é algo simples de se fazer. Pensando nisso, preparamos um texto com 10 dicas para negociar melhor a venda de veículos. Confira!

1 – Tenha a documentação do carro em dia

Verifique se a documentação do veículo está em ordem. Para realizar a venda de veículos, é preciso ter em sua posse os seguintes documentos:

  • CRLV (Licenciamento) atualizado
  • CRV (Certificado de Registro do Veículo)
  • Certidão negativa de multas
  • Documento de garantia (se for o caso)

Além desses documentos, é necessário ter a chave reserva do veículo e o manual de fábrica. Isso porque, não ter os documentos do veículo em dia, pode te fazer perder boas negociações ou ter que diminuir o valor da sua oferta.

Uma boa dica nesse caso, é emitir um laudo veicular. Pois, ele atesta a procedência do veículo. Dessa forma, você vai transmitir mais segurança para o comprador e aumentar as suas chances de fechar o negócio.

Saiba mais sobre os nossos laudos veiculares, clicando aqui!

2 – Faça serviços de manutenção e funilaria

Verifique se o carro precisa de algum reparo. Pois, qualquer arranhão pode ser um motivo para o comprador pedir algum tipo de desconto no veículo. É claro que você também pode optar por não fazer nenhum tipo de reparo no veículo. Porém, o valor da sua oferta já deve ser pensado nesse contexto. Ou seja, o carro deve ser vendido por um valor mais baixo do que ele realmente vale.

3 – Adeque-se ao contexto da negociação

É necessário que você avalie questões como oferta e demanda, assim, você pode se adequar ao contexto de negociação do seu veículo. Alguns modelos de carro tem uma maior procura e, por isso, você consegue encontrar compradores facilmente. Enquanto outros demoram para serem vendidos. Nesse momento, é necessário entender qual é a sua urgência em vender o veículo para definir o melhor valor para a sua oferta.

4 – Descubra o perfil ideal de compradores

Um dos fatores que influenciam diretamente a negociação de um veículo é saber para quem vender. Isso porque, o perfil de compradores de um carro esportivo, nem sempre vai ser o mesmo perfil de compradores de um carro clássico.

Saber qual é o tipo de consumidor que está mais propenso a comprar o seu veículo, te permite definir melhor o valor de venda e o tipo de anúncio que você irá fazer para divulgar o carro em questão.

Quer encontrar o perfil de clientes ideal para a sua empresa? Utilize a nossa ferramenta de enriquecimento de dados. Saiba mais!

5 – Seja criterioso com relação ao processo de compra e venda do veículo

Assim, você corre menos riscos de cair em golpes ou fraudes. Inclusive, se a sua empresa trabalha com a negociação de muitos veículos, o ideal é contar com um sistema antifraude, que te ajude a validar documentos de clientes de forma prática e segura. Além disso, você deve fazer um com contrato de compra e venda que garanta a sua segurança desde a venda até a transferência do veículo.

A Checktudo tem um sistema chamado Biometria Facial, que permite que a sua empresa valide documentos de clientes por meio de uma foto do documento ou até mesmo uma selfie. Assim, fica muito mais fácil evitar problemas com fraudes.

Saiba mais sobre o Biometria Facial Checktudo, clique aqui.

6 – Defina um valor justo de venda

O valor de oferta do veículo deve estar alinhado com o contexto de negociação, com o público-alvo da venda e também com o valor médio de mercado. Além, é claro, do estado de conservação do veículo.

Sendo assim, não basta somente pesquisar qual é o valor do veículo na Tabela FIPE ou Molicar. É preciso entender se esse valor condiz com o veículo que você pretende vender e quais fatores externos podem aumentar ou diminuir o preço médio do carro.

Além disso, é preciso definir um valor de abertura, que é o primeiro valor que você vai anunciar, e um valor-limite, que é o mínimo que você aceita receber pelo veículo durante a negociação.

7 – Escolha uma forma ou lugar apropriado para negociar o veículo

Nesse caso, se você tem uma loja física, o melhor local para negociar o veículo é na sua loja. Porém, com as vendas pela internet, que tem crescido ultimamente, é comum que os vendedores nem sempre tenham um local adequado para realizar o processo de negociação.

Se esse é o seu caso, escolha um local movimentado, de preferência com câmeras de segurança e evite ir sozinho ao encontro do comprador. Dessa forma, você reduz as chances de cair em algum tipo de emboscada.

8 – Atente-se ao primeiro contato com o comprador

Procure saber informações sobre o comprador como nome, renda, se o carro é para uso próprio ou se está comprando para terceiros, pois isso vai te dar uma base de qual é a probabilidade do negócio ser realmente fechado.

Além disso, para causar uma boa impressão, deixe que o comprador verifique o carro e faça a vistoria do veículo da forma que desejar. Responda a todas as perguntas com objetividade e tente não revelar informações que possam diminuir o seu poder de influência como defeitos que não afetem a segurança do veículo.

9 – Pense na dinâmica de negociação

Você deve se lembrar do valor de abertura e do valor limite que foram definidos por você. Além de entender que o comprador também terá definido esses valores previamente. Sendo assim, no primeiro anúncio de venda de veículos você deve apresentar o seu valor de abertura.

Após isso, caso o comprador peça algum desconto, ao invés de abaixar o seu valor de abertura, você deve pedir que ele te faça uma contraproposta. Então, caso esse novo valor seja interessante para você, aceite. Do contrário, negocie até chegar a um valor interessante para ambas as partes e que não seja menor do que o seu valor-limite.

É importante que você não abaixe o valor de forma unilateral. Pois, isso pode dar a entender ao comprador que você está com urgência na venda e vai aceitar um valor cada vez menor pelo veículo.

10 – Seja prudente ao fechar o negócio

Principalmente se você for um vendedor particular (Pessoa Física), não aceite cheques ou dinheiro. Peça para o comprador fazer uma transferência bancária. Ou vá até o banco junto com ele e deposite o dinheiro diretamente na sua conta. 

Não se esqueça de preencher e assinar o documento de transferência (CRV). E só entregue ao comprador quando identificar o pagamento do veículo em sua conta. 

Enfim, essas são as principais dicas para negociar melhor a venda de veículos usados. Em caso de dúvidas ou sugestões, utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio