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Como prevenir e cobrar clientes inadimplentes
3 de julho de 2019

Como cobrar (e lidar) clientes inadimplentes

Antes de tudo, lidar e cobrar clientes inadimplentes requer paciência e organização.

Em um artigo recente explicamos como funciona o Score Checktudo, ferramenta que permite identificar o grau de risco de inadimplência para pessoas físicas e jurídicas. Agora, iremos fornecer mais dicas que irão minimizar o risco de não receber pagamentos dentro do prazo de vencimento e ensinar como abordar um cliente inadimplente.

Como prevenir clientes inadimplentes

Clientes inadimplentes é a maior dor de cabeças dos empresários e prevenir é o melhor caminho.

Primeiramente, é preciso adotar práticas que previnam a incidência de atrasos, já que recuperar os valores devidos é um pouco mais complicado. Uma das formas de reduzir a inadimplência é ter à disposição um cadastro de clientes organizado. Em suma, isso permite uma melhor monitoramento dos pagadores. Certamente, se você discriminar a pontualidade dos pagamentos de cada um, poderá identificar quais clientes possuem mais dificuldades em manter o acordo estabelecido.

Depois de ter tudo organizado, é hora de estabelecer uma prática simples de envios de mensagens por e-mail ou celular para avisar seus clientes sobre os prazos estabelecidos. Nesse ínterim, o profissional da área financeira pode, por exemplo, programar o envio para ser efetuado alguns dias antes e na própria data do vencimento.

Outra boa estratégia é oferecer opções de pagamento, essa versatilidade pode ajudar a evitar a inadimplência. Vender financiado, cartão de crédito e boleto bancário são as melhores opções quando o assunto é a prazo. Simultaneamente, incentive o pagamento dentro do prazo também através de descontos e promoções nas compras seguintes. Por outro lado, faça cartões especiais, que acumulam pontos que podem ser trocados por benefícios mais tarde. Se você criar categorias de clientes, como Premium ou Gold, deixe claro que inadimplência pode ser um fator para removê-lo deste atendimento diferenciado.

Veja também: Cuidados necessários com o contrato de compra e venda de veículos

Como cobrar clientes inadimplentes

Em segundo lugar, fazer análise de crédito e adotar medidas para reduzir o risco de inadimplência funciona. Mas veja, ela dificilmente irá eliminar totalmente esse problema. Por isso é muito importante saber como abordar o cliente no caso dele não cumprir os prazos estabelecidos.

Não tenha medo de cobrar, o comerciante possui direitos que permitem que ele efetue a cobrança sem sofrer nenhuma retaliação judicial. Contudo, fique tranquilo: a legislação existe para proteger o comércio e garantir o crescimento saudável da sua empresa.

Enfim, o mais importante é saber como cobrar. Seja educado com o devedor da mesma forma que você é com qualquer outro cliente. Lembre-se que você quer receber o valor devido, mas não precisa perder um cliente ou ainda ter alguém que faz propaganda negativa do seu negócio.

Como negociar com os maus pagadores

Para poder negociar é preciso saber a situação do cliente, por isso tenha todo o histórico dele. Desde já, quanto mais informação melhor será a sua capacidade de negociar. É importante mostrar que você quer ajudá-lo. Por isso tente oferecer alternativas com juros mais baixos e melhores condições de parcelamento. Se a empresa fornece meios fáceis de pagar, ao menos uma parte da dívida, ambos saem ganhando.

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