Logo Checktudo

Checktudo - Blog

7 de abril de 2020

Compra de caminhões por consórcio: vale a pena? Como fazer?

A compra de caminhões por consórcio, pode ser uma alternativa interessante para quem não tem o valor para fazer o pagamento à vista ou não quer arcar com o valor da entrada e os juros altos de um financiamento. Saiba quais são os primeiros passos para realizar a compra por consórcio e se essa é a melhor opção para o seu negócio.

Neste texto você vai ver:

  • As diferenças de compra à vista, financiamento ou consórcio
  • Se vale a pena comprar caminhões por consórcio
  • Quais são as formas de comprar caminhões por consórcio
  • Como funcionam os grupos de consórcio
  • Se é possível comprar mais do que um caminhão com a mesma cota de consórcio
  • Se nos planos de consórcio as parcelas são fixas
  • Como é feito o pagamento das cotas contempladas
  • Qual a diferença entre Tabela do Fabricante e IPCA
  • O que fazer após a contemplação da cota
  • O que acontece após a comprovação do crédito
  • Quanto tempo dura o processo da contemplação até a compra

Confira!

Pretende comprar caminhões para a frota da sua empresa? Uma boa forma de economizar, é comprando caminhões usados.

Caso chegue à conclusão de que as opções de compra que vamos mostrar neste texto não se encaixam no perfil da sua empresa, você pode optar pela compra de caminhões usados. Mas, saiba que é importante estar atento à procedência dos veículos, antes de comprar.

Com as consultas veiculares da Checktudo, é possível checar informações sobre precificador, restrições, sinistro, quilometragem e todos os dados importantes sobre os veículos.

É muito mais segurança para você investir seu dinheiro de forma mais assertiva. Além disso, você pode fazer consultas de vários veículos de uma única vez. É muito mais praticidade e agilidade!

Quer saber mais sobre as consultas da Checktudo?

Compra à vista, financiamento ou consórcio?

À vista – requer disciplina para poupar o dinheiro até chegar no valor total do caminhão. Por outro lado, é um gasto único que não gera dívidas. 

Financiamento – no Brasil, devido aos altos índices de inadimplência, o financiamento de caminhões só é feito para quem comprovar que já tem um caminhão.

Além disso, tem taxa de entrada, juros mais altos, uma parcela mais alta e uma burocracia maior. Mas, é o melhor caminho para quem tem urgência em comprar um caminhão e não pode pagar o valor total à vista.

Consórcio – devido ao fato de não ser considerado um empréstimo nem um financiamento, o consórcio não tem juros e tem parcelas mais baixas. A taxa de entrada é opcional e a burocracia é bem menor. Porém, deve ser pensado a longo prazo, pois não é possível ter a certeza de quando será possível comprar o caminhão.

Comprar caminhões por consórcio vale a pena?

Levando em consideração as informações anteriores, essa resposta depende da necessidade da sua empresa e do valor disponível para investir na compra desses bens. 

Comprar à vista é interessante quando o valor não compromete o capital de giro. Optar por um financiamento é interessante para quem precisa comprar com urgência, mas não tem o valor total à vista. 

Já o consórcio é interessante para quem pode esperar mais tempo para comprar de fato os caminhões, visto que esse é um tipo de compra a longo prazo. Essa é a melhor escolha para quem quer fazer um investimento mais baixo.

Quais são as formas de compra de caminhões por consórcio?

Contemplação por sorteio – a parcela mensal é mais baixa, ou seja, é preciso investir pouco dinheiro até a contemplação da compra. A contemplação é feita por meio de sorteio, então, depende da sorte. Escolhendo esse tipo de consórcio, é mais fácil comprar um caminhão mais novo, com menor quilometragem.

Contemplação por lance – será escolhido um plano de consórcio a ser pago mensalmente e será dado um lance, de um valor escolhido por você, que só será pago caso você seja contemplado. Após a contemplação, esse valor do lance será abatido nas próximas parcelas mensais ou no prazo.

Compra de cota contemplada – nesse caso, uma outra pessoa que já pagou um plano de consórcio e foi contemplada, vai transferir para você essa cota de consórcio. Então, é necessário pagar tudo o que foi gasto na cota e o ágio (lucro de venda de um consórcio já contemplado) do pedido. 

A transferência é imediata para utilização e é mais barato do que financiamento, porém, é mais caro do que um consórcio por lance ou sorteio.

Veja agora como fazer a compra de caminhões por consórcio:

Como funcionam os grupos de consórcio?

Para comprar caminhões por consórcio, você vai ter que entrar num grupo de consórcio. Esses grupos têm um número específico de participantes, que pode ser de 100 até 10 mil pessoas, de acordo os planos de consórcio de cada administradora.

Os participantes pagam mensalmente o valor do plano de consórcio, isso gera um valor de caixa e todo esse valor deve ser distribuído em contemplações. Sendo assim, a cada mês um número de pessoas são contempladas, de acordo com o valor do bem que pretende comprar e do quanto foi arrecadado no consórcio.

Além do valor mensal do consórcio, é necessário pagar uma taxa administrativa. Essa taxa não é fixa, varia de acordo com cada administradora.

Posso comprar mais do que um caminhão com a mesma cota de consórcio?

Sim. Mas, isso dificilmente é permitido no mercado devido a questões burocráticas. Principalmente se forem duas compras de fornecedores diferentes, pois para cada cota é necessário emitir um contrato de alienação diferente. Sendo assim,é melhor individualizar as cotas.

Nos planos de consórcio as parcelas são fixas?

Se a carta de crédito for do mesmo valor durante todo o período de pagamento, a parcela  do consórcio também será a mesma. Porém, normalmente, os consórcios sofrem atualizações ao longo do tempo de acordo com a Tabela do Fabricante ou IPCA.

Qual a diferença entre Tabela do Fabricante e IPCA?

Tabela do fabricante é o precificador no qual a administradora se baseia caso leve em consideração o valor que o fabricante sugere para o veículo, para realizar as atualizações.

Já, o IPCA não leva em consideração o valor do veículo, mas sim o valor da inflação, que é atualizado uma vez a cada 12 meses de acordo com o saldo acumulado.

A tabela do fabricante tem atualizações menores do que o IPCA, mas o IPCA tem a vantagem de ter a atualização do crédito que traz um rendimento maior à cota de consórcio.

Como é feito o pagamento das cotas contempladas?

Normalmente, o valor da carta de crédito é repassado diretamente para o vendedor do bem que foi indicado no processo de consórcio. As administradoras pedem os recibos de compra ou as notas fiscais para realizar o pagamento.

O que fazer após a contemplação da cota?

Após a contemplação por sorteio ou lance, é feita a análise de crédito. Nesse momento, é preciso comprovar uma renda 3 vezes superior ao valor da parcela paga no consórcio. 

O que acontece após a comprovação do crédito?

Após a comprovação do crédito é necessário indicar qual é o caminhão que você pretende comprar. Se for um caminhão 0km não será necessário fazer vistoria. Será pedido apenas a emissão de nota fiscal do veículo para a inclusão do gravame e logo após será feito o pagamento.

Se for um veículo usado, a administradora vai agendar uma vistoria cautelar  para conferir a procedência, documentação e o estado do veículo e será pedido o recibo de compra e venda.

Quanto tempo dura o processo de contemplação até a compra efetiva do caminhão?

O prazo do processo desde a contemplação até o pagamento do bem, pode durar cerca de 20 dias. Podendo durar menos no caso da compra de caminhões zero Km e mais no caso da compra de caminhões usados.

Enfim, essas são as principais informações que você precisa saber caso deseje realizar a compra de caminhões por consórcio.

Em caso de dúvidas e sugestões, utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio