Logo Checktudo

Checktudo - Blog

comprar lead automotivo vale a pena
7 de outubro de 2019

Comprar lead de veículos vale a pena? Verdades e mitos

É fato que as concessionárias não podem depender apenas do fluxo de vendas comum da loja e, por isso, é válido utilizar leads para conquistar cada vez mais clientes.

Antes de falarmos sobre o processo de compra de lead e se realmente vale a pena, precisamos falar sobre o que são leads e como eles funcionam e agregam na sua empresa.

O que são leads?

No Marketing Digital, lead significa um potencial cliente ou consumidor e é identificado a partir da demonstração de interesse em consumir um produto ou serviço.

Então, o lead acaba tornando-se parte do funil de vendas da empresa, fazendo com que seja analisado e trabalhado pela equipe de marketing a fim de fazer com que esse lead feche negócio e torne-se um cliente.

Assim como em qualquer tipo de negócio, há um esforço para fazer com que um potencial cliente chegue até uma concessionária ou acesse um site para finalmente adquirir um veículo e finalizar o processo de compra.

Os leads gerados de forma orgânica são muito válidos e se transformam em potenciais clientes que podem te auxiliar na obtenção do lucro de seu negócio.

O que significa comprar leads?

Gerar leads pode ser uma tarefa difícil e nem sempre será rápido, por isso, comprar lead é uma opção para alcançar clientes.

É importante mencionar que em alguma etapa do processo os profissionais responsáveis pelos atendimentos e vendas irão perder tempo contatando pessoas que talvez não sejam potenciais compradores, gerando desgaste não só por parte de sua equipe, mas por parte da pessoa que poderia tornar-se um potencial comprador a longo prazo.

Geralmente o marketing de conteúdo automatizado é a técnica mais utilizada para captação de leads, além de pesquisas em bancos de dados e em redes sociais. Entretanto, é válido dizer que as ligações não são confiáveis e nem sempre são eficazes.

Como é o processo de compra de leads?

Geralmente as empresas de vendas de leads fazem um processo de parametrização de perfil, então antes de adquirir você define algumas informações como:

  • Empresa;
  • Ramo de atividade;
  • Quantidade de Filiais;
  • Localização;
  • Tipo de contato (geralmente telefone e e-mail);
  • Nome.

Você sabia? A CheckTudo é uma empresa que oferece serviço de localizar e higienize contatos de leads facilmente? Complete informações que não tem! Entre em contato (clique aqui) para saber mais.

Veja também: Como a consulta veicular pode ajudar o seu negócio

Após definir, a empresa responsável pela venda dos leads fecha um pacote de leads e você finaliza a compra.

A compra de lead não é o ideal para qualquer tipo de negócio.

Trabalhar na captação de lead a longo prazo e organicamente trás mais benefícios e chances reais de transformar leads em clientes!

Veja abaixo alguns fatos e mitos sobre leads para concessionárias ou revendas que lhe farão pensar sobre a compra de leads e se realmente é uma vantagem.

Nº1: Leads qualificados são gerados através de anúncios pela internet

Fato. Todos os leads que acessam os anúncios são potenciais clientes, se acessam os anúncios é porque têm interesse em comprar o produto ou adquirir o serviço.

Nº2: Leads são exclusivos através da compra

Mito. Comprar leads não significa comprar a exclusividade deles. Pode ser que outra empresa compre o mesmo pacote de leads que sua empresa já comprou ou vice-versa.

Nº3: É rápido o processo de alcançar leads e transformá-los em potenciais clientes através da compra.

Fato. Comprar leads é mais rápido que alcancá-los organicamente atraves de páginas de captação de emails (as landing pages). Porém, isso não significa ter sucesso na transformação do lead em cliente.

Nº4: Comprar leads suja meu domínio.

Fato. Esse é o principal malefício da compra de leads. Comprar uma lista fria pode fazer com que seu domínio seja identificado como SPAM. E, após isso, disparar emails e se comunicar com seus clientes ficará muito mais difícil. Haverá grandes chances de seus emails não serem entregues, e consequentemente você não faturar.

Nº5: Enviar e-mail marketing é uma estratégia boa e barata para gerar leads

Fato. Se alguém se cadastrou em seu site para receber e-mails sobre determinado assunto, é um ótimo sinal para continuar enviando e-mails com o objetivo de fazer com que essa pessoa torne-se um cliente.

Nº6: Resultados mais rápidos e melhores com compra de leads do que com técnicas de SEO e geração de leads de forma orgânica.

Mito. A geração de leads de forma orgânica é muito mais eficaz por ser real. Geralmente, os leads comprados não são tão confiáveis.

Nº7: É possível comprar leads qualificados que serão potenciais clientes.

Mito. Como já falamos, comprar leads não é sinal de confiabilidade. Por isso, a qualidade dos leads vai variar, pode ser que você tenha sorte, mas pode ser que compre leads que não tragam bons resultados.

Nº 8: Comprar leads é muito mais barato do que investir em marketing digital que converta leads orgânicos.

Mito. O custo da compra de leads vai depender muito de quanto você irá comprar, qual o perfil do lead e diversos outros fatores. Muitas vezes é melhor trabalhar um pouco mais e gerar leads orgânicos através do marketing digital do que gastar um dinheiro que você não sabe se irá lhe retornar em vendas.

Sendo assim, você também vai gostar de: Ferramenta Score – evite riscos de inadimplência.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio