Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Imagem representativa de um martelo sobre uma mesa, em menção ao tema "comprar veículos de leilão".
18 de maio de 2022

Comprar veículos de leilão: como acertar na escolha?

Com o aumento nos preços de carros zero km e até mesmo dos seminovos e usados, comprar veículos de leilão pode ser uma opção interessante. No entanto, é necessário muita atenção e cuidado, desde o princípio, para evitar prejuízos e golpes.

Primeiro, é importante ter em mente que talvez seja necessário arcar com custos de manutenção, pagamento de débitos, multas e possíveis regularizações do veículo.

Por isso, é fundamental que você defina um valor máximo para gastar com seu lance e as eventuais despesas. Senão, o barato pode acabar saindo caro.

Também é importante ter cuidado ao entrar em um leilão. Tenha calma, leia os editais (se não tiver edital, não participe). Nesse documento, é possível saber todas as informações importantes como local, data, lotes, quais carros serão leiloados e seus respectivos preços iniciais, formas de pagamento, taxa do leiloeiro e organizador (comissão), e muito mais.

Além disso, procure saber a procedência da empresa que está realizando o leilão. Participe apenas de leilões organizados por leiloeiras credenciadas e com boa reputação.

Três dicas para se dar bem na hora de comprar veículos de leilão!

Alguns passos importantes podem te livrar de prejuízos se você for comprar veículos de leilão. Confira três dicas importantes para mandar bem e adquirir o veículo certo:

1 – Visite o pátio e confira os carros disponíveis

É muito importante que você visite o pátio da empresa responsável pelo leilão e veja pessoalmente os carros que estão disponíveis. Se preferir, vá acompanhado por um mecânico de sua confiança e avalie o estado de conservação dos carros que lhe interessam.

Não será possível testar o veículo, mas pelo menos, com a experiência de um profissional, fica mais fácil detectar problemas que não escapam da parte visual e ficam bem evidentes.

2 – Saiba o preço de tabela do veículo e fuja dos importados

Saber o preço de tabela dos veículos que te interessam no leilão é fundamental na hora de você definir qual o valor que pode dar no lance e se de fato vale a pena ou não. Fazer uma pesquisa de mercado também deve ajudar.

Além disso, alertamos para os carros importados. O custo de manutenção e peças é maior e, como você não terá 100% de certeza de como está a conservação do veículo e se ele tem algum problema que fica fora do alcance visual, pode ser uma compra muito arriscada.

3 – Pense bem antes de dar um lance e não deixe o lado emocional te afetar

Dependendo das regras do edital, você não poderá desistir de um lance. Há alguns casos em que a desistência de uma compra estará atrelada ao pagamento de uma multa. Então fique atento e pense bem antes de dar um lance, pois isso é uma grande responsabilidade.

Além disso, não tente ‘vencer’ um leilão. Tenha em mente seu lance máximo e calcule bem se é viável ou não. Se outra pessoa ofertar um valor maior, não tente ultrapassá-la se não valer mais a pena. Lembre-se, não é uma competição!

Leia também:

Comprar veículos de leilão vale a pena? Veja vantagens e desvantagens

Claro, comprar veículos de leilão tem suas vantagens e desvantagens e você precisa avaliar muito bem esses detalhes antes de sair dando lances por aí.

Vantagens de comprar veículos de leilão

  • Comprar carros por preços abaixo da tabela (entre 20% e 50% mais baratos);
  • Oportunidade de encontrar ofertas irresistíveis de carros em ótimos estado;
  • Variedade de modelos e marcas.

Desvantagens de comprar veículos de leilão

  • Gastos extras com taxas para o leiloeiro;
  • Possíveis manutenções para arrumar problemas que eram desconhecidos;
  • Regularização da documentação e quitação de débitos e multas.

Conheça alguns tipos de leilão de veículos:

1 – Seguradoras

Os leilões de seguradoras contam com carros que sofreram batidas ou qualquer outro tipo de acidente, que levou ao acionamento do seguro (sinistro).

O valor de manutenção pode ser muito alto, então avalie muito bem as opções antes de dar algum lance.

2 – Bancos e instituições financeiras

Aqui aparecem mais os carros que estavam financiados e foram recuperados.

Quando uma pessoa financia um veículo, ocorre a Alienação Fiduciária, que é quando o bem é utilizado como garantia de pagamento. Então, em caso de inadimplência, o banco ou instituição financeira recupera a posse do veículo.

O lado atraente desse tipo de leilão é que, geralmente, os carros estão em boas condições de conservação.

3 – Empresas privadas

De tempos em tempos, as empresas privadas precisam renovar suas frotas por isso, elas costumam leiloar os carros mais antigos.

Apesar de, provavelmente, terem uma alta quilometragem, esses veículos tendem a estar com a manutenção e os débitos em dia e podem ser uma boa opção.

Mas assim como em todos os casos, é importante checar muito bem as informações antes de dar um lance, para que não ocorra alguma surpresa desagradável.

4 – Detran

Os Detrans também realizam leilões de veículos. Mas é bom ficar de olho, caso queira participar, pois os carros costumam ficar expostos em pátios sem cobertura e podem acabar criando problemas como deterioração do chassi, ferrugem, desgaste de pintura, entrada de água, entre outros.

É importante observar também quais irregularidades constam na documentação do veículo e saber o que será necessário pagar, para não acabar saindo no prejuízo.

Como participar de leilões?

Apenas pessoas com mais de 18 anos de idade podem participar de leilões de veículos. Esses leilões costumam ser anunciados por empresas do ramo, tanto na mídia com em seus próprios sites.

Geralmente o cadastro nesses leilões exige documentos comuns, como RG e CPF ou CNPJ. Em alguns casos, é exigido também que o participante não tenha pendências em seu nome, como restrições no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Outros fatores para considerar:

E se você achou que a lista de observações tinha acabado, se enganou!

Antes de encerrarmos o texto, precisamos te alertar: carro de leilão não tem garantia. Então avalie muito bem as condições de conservação do veículo, para não ter prejuízo.

Além disso, carros de leilão costumam desvalorizar com mais facilidade e você também pode encontrar certa resistência na hora de tentar fazer um seguro.

Não compre carro de leilão antes de consultar o histórico!

Já pensou se você acaba comprando um carro e encontra problemas na documentação, débitos, multas, baixa aceitação em seguros, entre outras coisas? Por isso, é importante consultar o histórico do veículo antes de fechar negócio.

E com a consulta da Checktudo, é possível ter acesso a dados como:

  • Indício de sinistro;
  • Risco de comercialização e ou aceitação em seguros;
  • Restrições e impedimentos;
  • Gravame;
  • Débitos e multas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio