Logo Checktudo

Checktudo - Blog

saiba como fazer a gestão de multas de frota de forma eficiente
19 de outubro de 2020

Gestão de multas de frota: veja como fazer!

Se a sua empresa tem uma frota, seja ela grande ou pequena, é necessário fazer a gestão eficiente das multas. Veja neste texto como fazer gestão de multas de frota, para evitar prejuízos.

Por que é importante fazer a gestão de multas das suas frotas?

Mesmo com os programas de conscientização e treinamento dos motoristas, é fato que as infrações vão acontecer em algum momento. Por isso, saber fazer o controle das multas de trânsito da sua frota, é essencial para evitar a diminuição da sua lucratividade.

A gestão de frotas é um conjunto de ações que servem para organizar e gerenciar as multas recebidas pelos condutores dos veículos da empresa, de forma que elas possam gerar o menor impacto possível no negócio.

Com a gestão eficiente das multas de frota, é possível se programar para recorrer às multas dentro do prazo, podendo até mesmo cancelar as infrações recebidas injustamente. E, isso ajuda a empresa a controlar os gastos mensais, de forma que esses gastos não acabem virando uma bola de neve.

Como fazer a gestão de multas de frota de forma eficiente?

1 – Ofereça treinamentos para os seus motoristas

Primeiramente, é necessário entender a importância de oferecer treinamento para os motoristas da sua empresa. Pois, com um treinamento eficiente, pode-se reduzir as multas por infrações como excesso de velocidade ou estacionar em locais proibidos.

Os treinamentos devem ser dinâmicos e interessantes. De forma que os motoristas possam de fato aprender e melhorar a sua atitude na estrada.

Mas, é importante que o treinamento esteja alinhado com as exigências da empresa. Pois, caso contrário não surtirá o efeito esperado. Por exemplo, se na sua empresa há um prazo muito apertado para a realização das entregas, muito provavelmente será difícil evitar as multas por excesso de velocidade, mesmo que você ofereça o melhor treinamento possível.

2 – Faça pesquisas com os condutores

Também é importante saber quais são os fatores que contribuem para que as infrações mais recorrentes aconteçam. Para isso, é preciso fazer pesquisas com os motoristas, para entender como é e dinâmica nas estradas e poder tomar decisões mais inteligentes, que de fato possam ajudar o motorista a não receber mais multas.

3 – Ofereça programas de recompensa

Aqui, é importante dizer que as recompensas não precisam ser necessariamente financeiras. Mas, o bom comportamento dos condutores deve ser valorizado de alguma forma. Assim, o esforço do motorista para não cometer as infrações, vai ser reforçado e, consequentemente, o número de multas recebidas tende a diminuir.

4 – Utilize softwares de gestão

A internet trouxe vários facilitadores, dentre eles, estão os softwares de gestão. Existem diversos tipos, com diversas funções e você pode escolher aquele que melhor se adapta às necessidades da sua empresa. Mas, a maior facilidade que esse recurso traz, é a possibilidade de processar e gerenciar uma quantidade grande de informações, em pouco tempo. O que facilita muito o dia-a-dia do gestor e faz com que informações até então subjetivas, se tornem mais tangíveis e possam ser mensuradas.

Conheça o sistema da Checktudo e otimize os seus processos empresariais!

Disponibilizamos desde consultas veiculares, de localização, e débitos trabalhistas, até sistemas completos de prospecção e enriquecimento de dados.

Assim, de forma prática e totalmente online é possível acessar informações que embasam a tomada de decisões mais assertivas. Criar, higienizar e atualizar uma lista de mailing, encontrando perfil de clientes da empresa. Além de prospectar clientes que estejam em momento de compra, alinhados com o perfil de consumidores do seu produto/ serviço e dentro da localização mais interessante para o seu negócio.

Quer saber mais sobre as nossas consultas e serviços? Então, clique no botão abaixo para se cadastrar no nosso sistema.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio