Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Locadoras de automóveis: uma tendência em crescimento no Brasil
13 de agosto de 2019

Locadoras de automóveis: uma tendência em crescimento no Brasil

Ter um carro próprio foi, durante muito tempo, um sonho de consumo de várias gerações. Entretanto, a “cultura do compartilhamento” – o famoso uber e 99 taxi – está cada vez mais presente. Principalmente entre os jovens essa realidade começou a se transformar. Contudo, essa mudança de mentalidade tem deixado o carro não visto com um bem, mas sim ser encarado com um serviço.

Inesperadamente, a ideia é poder usar um carro sem precisar comprá-lo. É não ter que lidar com fatores como seguro e proteção veicular, emplacamento e outras burocracias. Essa facilidade é o que começou a encantar muitas pessoas.

Ver também: Como escolher o carro ideal para frota?

O presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Júnior, estima que a frota de veículos das locadoras deve crescer 15% em 2019. Em 2018, as locadoras terminaram com uma frota de 826 mil veículos. Bem como, alta de 16% em relação a 2017. Para o presidente da Alba, um dos fatores que impulsiona o setor é exatamente essa mudança cultural por parte dos brasileiros em relação ao uso do carro.

O aluguel de longo prazo entre as pessoas físicas é um dos exemplos disso. Muitas pessoas estão deixando de comprar um carro e acabam optando pelo aluguel de um por 12 ou 24 meses. Em suma, se considerarmos os gastos com IPVA e seguro, além da depreciação do carro, a conta do aluguel de longo prazo começa a fazer sentido.

Outro fator ressaltado pelo presidente da Alba é o crescimento do segmento de terceirização de frotas: 80% das empresas brasileiras ainda contam com frota própria. Portanto, esse ainda é um nicho com potencial para ser explorado.

Existem ainda outros fatores que contribuem para o crescimento das locadoras.

Inegavelmente, os aplicativos vieram para ficar – e competir – com os táxis são exemplo do aumento do investimento em locadoras. Simultaneamente, as locadoras passaram a contar com um novo mercado de aluguel de carros para serviços como a Uber e 99, por exemplo.

Já o turismo, seja ele de lazer ou de negócios, também é um dos grandes pilares das locadoras de automóveis. Muitas pessoas optam por fazer uma viagem de avião ou ônibus e alugar um carro no local de destino para facilitar o seu deslocamento. Esse serviço atualmente já é bem mais acessível e menos burocrático do que anos atrás. É possível inclusive consultar preços e fazer um agendamento prévio do veículo desejado pela internet.

Veja também: Como lidar com clientes inadimplentes

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio