Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Imagem representativa de dois radares de estrada. Sobre a imagem há o título sobre o que é renainf.
25 de julho de 2022

O que é Renainf? Como saber se sua empresa foi multada?

Quando um carro da sua frota está dentro do seu estado de licenciamento, a fiscalização é função dos órgãos estaduais correspondentes. Mas e quando você sai do estado? Se houver uma aplicação de multa, como ela chega até a sua empresa? Bom, é para isso que vamos explicar o que é e quais são as funções do Renainf.

Renainf é a sigla para Registro Nacional de Infrações de Trânsito. Ele é um sistema coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran (antigo Denatran), e tem como função registrar e notificar as infrações de trânsito cometidas fora do estado de licenciamento do veículo.

Ou seja, basicamente o Renainf é um grande banco de dados que informa quando um carro de fora do estado é multado.

Vamos para um exemplo ainda mais fácil de entender? Confira:

Se você está com um carro licenciado em São Paulo, mas acaba recebendo uma multa no Rio de Janeiro, o Detran RJ deverá notificar essa infração pelo Renainf, cumprindo com as determinações do artigo 260 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quem aplica as multas registradas no Renainf?

Órgãos públicos, como os Detrans, Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) são aqueles que aplicam multas que podem ficar registradas no Renainf.

Além disso, vale lembrar que o sistema Renainf está ligado a outros dois sistemas bem importantes: o Renavam, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores e o Renach, que significa Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Dessa forma o motorista não só receberá a multa, como poderá perder pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Está gostando deste texto? Confira mais!

Como consultar se o carro da empresa tem uma multa Renainf?

Apesar de envolver uma série de órgãos, é muito fácil consultar se seu carro tem alguma multa Renainf. Isso porque o responsável pela aplicação da multa enviará uma carta para o endereço registrado no licenciamento do veículo.

Essa notificação informa o nome do órgão que aplicou a multa, tornando o processo mais fácil. Depois disso, é só entrar no site correspondente para fazer a checagem dos dados e efetuar o pagamento ou até mesmo recorrer.

Há um jeito ainda mais fácil para você verificar se há uma multa Renainf no histórico: use a consulta veicular da Checktudo.

Entre diversas informações, você também ficará sabendo se aquele carro, moto ou caminhão tem algum tipo de multa, débito ou restrição.

Em quanto tempo a multa entra no sistema Renainf?

O órgão que aplicou a multa tem até 30 dias após a data da infração para fazer a notificação ao proprietário do veículo.

Ao todo, três tentativas de entrega do documento serão realizadas no endereço registrado no licenciamento. Caso a entrega não seja concluída com sucesso, a multa será publicada pelo órgão emissor, no Diário Oficial.

Como dar baixa nas multas quitadas?

Após receber a notificação, o infrator terá até 15 dias para recorrer à multa ou realizar o pagamento.

Depois de efetuar o pagamento, a responsabilidade vai mais uma vez para o órgão autuador, que terá até o dia seguinte para encaminhar ao Renainf as informações sobre a quitação da multa, para que a Senatran dê baixa no sistema.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio