Logo Checktudo

Checktudo - Blog

proteção veicular ou seguro?
3 de julho de 2019

Saiba as diferenças entre proteção veicular e seguro

Veja agora as diferenças entre proteção veicular e seguro e qual escolher.

O que é proteção veicular?

As associações são formadas por um grupo de pessoas com interesse em comum. No caso das associações de proteção veicular a finalidade é proteger os veículos contra roubos, furtos e outros danos.

A contratação de uma proteção veicular é mais barata que os seguros automotivos e envolve menos burocracia. Entretanto, há diferenças em relação às garantias e a regulamentação. Por isso, é preciso conhecer melhor cada um dos modelos para escolher qual é mais vantajoso de acordo com as suas necessidades. 

Seguro ou proteção veicular?

Primeiramente, a proteção veicular é um sistema de rateio, onde os custos dos sinistros (roubo, furto, colisão, enchente etc) são divididos entre os associados. Assim como nos seguros, na proteção veicular o carro também é inspecionado e avaliado, mas não é necessária uma análise do perfil do condutor como ocorre no seguro. 

O interessado paga uma taxa e assina o termo de adesão. Dessa forma, o pagamento é cobrado na forma de mensalidades atribuídas aos associados, que podem variar a depender do acúmulo de prejuízo.

Contudo, uma das principais diferenças entre proteção veicular e seguro é a regulamentação. As seguradoras são regulamentadas e estão sujeitas às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que protege os clientes e fornece garantias legais.

As instituições que regem e definem a legalidade das operações das associações de proteção veicular é o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Em conclusão, as associações de proteção veicular são mais barata. Além disso, elas oferecem basicamente os mesmos tipos de cobertura que os seguros. Por outro lado, o nível de regulação e fiscalização que envolve os seguros automotivos faz com que esse seja um serviço com melhores garantias.

Portanto, a escolha vai depender do consumidor. O importante, em ambos os casos, é pesquisar organizações sérias e escolher o serviço que atende melhor as suas necessidades.

Ver também: Saiba quais os carros mais roubados no Brasil

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio