Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Antes de comprar é melhor consultar
proteção veicular ou seguro?
3 de julho de 2019

Saiba a diferença entre proteção veicular e seguro

As associações são formadas por um grupo de pessoas com interesse em comum, no caso das associações de proteção veicular a finalidade é proteger os veículos contra roubos, furtos e outros danos.

A contratação de uma proteção veicular é mais barata que os seguros automotivos e envolve menos burocracia. Mas há diferenças em relação às garantias e a regulamentação, por isso é preciso conhecer melhor cada um dos modelos para escolher qual é mais vantajoso de acordo com as suas necessidades. 

Seguro ou proteção veicular?

A proteção veicular é um sistema de rateio, onde os custos dos sinistros (roubo, furto, colisão, enchente etc) são divididos entre os associados. Assim como nos seguros, na proteção veicular o carro também é inspecionado e avaliado, mas não é necessária uma análise do perfil do condutor como ocorre no seguro. 

O interessado paga uma taxa e assina o termo de adesão. O pagamento é cobrado na forma de mensalidades atribuídas aos associados, que podem variar a depender do acúmulo de prejuízo.

Uma das principais diferenças entre os dois serviços é a regulamentação. As seguradoras são regulamentadas e estão sujeitas às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que protege os clientes e fornece garantias legais.

As instituições que regem e definem a legalidade das operações das associações de proteção veicular é o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

As associações de proteção veicular são mais baratas e oferecem basicamente os mesmos tipos de cobertura que os seguros. Por outro lado, o nível de regulação e fiscalização que envolve os seguros automotivos faz com que esse seja um serviço com melhores garantias.

Portanto, a escolha vai depender do consumidor. O importante, em ambos os casos, é pesquisar organizações sérias e escolher o serviço que atende melhor as suas necessidades.

Ver também: Saiba quais os carros mais roubados no Brasil

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of