Está procurando um bom carro para revenda, que se destaque na economia de combustível e que não tenha uma taxa alta de desvalorização? Então chegou a hora de conferir e se inspirar com esse Top 5 de carros econômicos e baratos para comprar em 2022!
O mercado automotivo nacional foi uma das vertentes da economia mais afetadas pelo cenário catastrófico da pandemia de COVID-19. Com isso, o preço de veículos novos e usados disparou ainda mais, uma vez que a indústria sofre com a baixa produção de componentes importantes para a fabricação de carros e motos, por exemplo.
Devido a disparada no preço da gasolina e do etanol, cada vez mais os carros econômicos, com baixo consumo de combustível ganham espaço no mercado e tornam-se alvo principal dos compradores.
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Preço médio: R$ 25 mil
O primeiro carro econômico e barato da nossa lista é o Fiat Palio Fire 2014. Ele é equipado com um motor 1.0 Flex, que gera 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque máximo. Ele conta com câmbio manual de cinco marchas, direção hidráulica e acelera de 0 a 100 km em 13,4s.
Uma das grandes vantagens desse modelo é o custo-benefício garantido pelo baixo consumo e alto rendimento, quando abastecido com gasolina. São 12,3 km/l em trechos urbanos e até 15 km/l quando roda em rodovias.
Quando o combustível utilizado é o etanol, esses valores caem para 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Vale ressaltar ainda, que esse carro tem um baixo custo de manutenção e sua taxa de valorização pode girar entre 25 e 30%.
Preço médio: R$ 35 mil
Seguindo entre os hatches compactos, agora é hora de falar sobre o Renault Sandero 2015, outro veículo que ganha destaque por seu nível de consumo de combustível.
O valor médio das revisões a partir de 60 mil quilômetros rodados chega a R$ 3,7 mil e ele tem uma taxa de desvalorização que flutua entre 20 e 25%.
Seu motor 1.0 bicombustível tem 80 cv de potência máxima e 10,5 kgfm de torque. Ele trabalha junto com um câmbio manual de cinco marchas e direção hidráulica.
Quando esse Sandero roda na cidade, seu consumo médio de gasolina é de 11,9 km/l, enquanto na estrada sobe para 13,4 km/l. Mas quando o combustível é o etanol, os índices sofrem uma queda para 8,1 km/l em trecho urbano e 13,4 km/l em rodovias.
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Preço médio: R$ 32 mil
Outro modelo que pode ser uma boa opção de negociação, visando custo e economia, é o Volkswagen Gol Special com motor Flex 1.0.
Ele registra 11,6 km/l de consumo de gasolina dentro da cidade e 13,9 km/l em trechos rodoviários. Além disso, esse veículo tem uma taxa de desvalorização que flutua entre 20% e 25%.
O fator negativo desse modelo, em relação aos carros já citados nesse texto, é a simplicidade de seu pacote de equipamentos de série. O Gol não tem assistente de direção e seu motor de 76 cv de potência trabalha com um câmbio manual de cinco marchas.
Preço médio: R$ 40 mil
Se os seus clientes preferem os carros da General Motors, o Chevrolet Onix também pode ser considerado entre os carros econômicos e baratos.
O modelo de 2014 tem taxa de desvalorização entre 20% e 25%, mas se destaca pelo motor 1.0 de 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque.
Esse veículo conta com direção hidráulica, câmbio manual de cinco marchas, freios ABS, e vai de 0 a 100 km em 13,3 segundos.
Falando em economia de combustível, o Onix tem consumo de 11,5 km/l em trechos urbanos e 12,5 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Esses índices caem para 7,8 km/l e 9,2 km/l respectivamente, quando o combustível usado é etanol.
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Preço médio: R$ 45 mil
Para fechar a lista, não poderíamos deixar de fora o hatch da fabricante sul-coreana Hyundai: HB20 1.0. O preço pode não ser o mais atrativo da lista, mas esse veículo entrega economia e um bom pacote de itens de série.
Seu motor Flex tem 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque e promete um consumo de 11,5 km/l na cidade e 14,5 km/l em trechos rodoviários, quando está abastecido com gasolina.
Além da direção hidráulica, o Hyundai HB20 conta com freios ABS, ar-condicionado e banco do motorista com ajuste de altura airbags frontais, por exemplo.
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