Logo Checktudo

Checktudo - Blog

imagem representativa do tema primeiro emplacamento como fazer?
20 de março de 2023

Saiba como fazer o primeiro emplacamento de um veículo da empresa

A placa de um carro é a forma mais fácil de identificá-lo. Ela reúne diversas informações sobre o veículo e seu histórico. Por isso, providenciar essa placa é um dever do dono. Mas afinal, como fazer o primeiro emplacamento do veículo?  

É sobre isso que vamos falar neste texto. Além de explicar o passo a passo do que a sua empresa precisa seguir para o emplacamento, vamos falar dos valores que deverão ser pagos.  

Como fazer o primeiro emplacamento do carro da empresa?  

O processo de emplacamento de um veículo zero km de empresa é bastante similar ao emplacamento de um veículo de pessoa física, mas existem algumas diferenças na parte de documentações necessárias, por isso, é bom ficar atento. 

Faça o CRV! 

Antes do primeiro emplacamento, você precisa fazer o CRV (Certificado de Registro de Veículo). Para isso, o CNPJ da empresa precisa estar ativo e regular. 

Além disso, é fundamental que você tenha em mãos os seus documentos pessoais (na posição de representantes legal da empresa), como RG e CPF, além do comprovante de endereço. 

O CRV pode ser feito pela internet ou presencialmente. A recomendação do Detran é que você faça isso imediatamente após a compra do veículo. Porém, o comprador tem até 30 dias para registrá-lo. 

*Mas atenção! Isso não significa que é permitido circular sem a placa de identificação.  

Registro pela internet 

Veja como fazer o registro pela internet, para que você possa realizar o primeiro emplacamento de um veículo zero km.  

1 – Emita e pague o boleto da taxa de 1º registro por meio do CNPJ da sua empresa, nos bancos conveniados.  

2 – Em seguida, tire boas fotos ou escaneie toda a documentação que for solicitada (eles são aceitos nos formatos .pdf, .png, .jpg, .jpeg, .gif). 

3 – Envie a solicitação de registro de veículo zero km e aguarde o processo. Clique aqui para ver a lista de documentos pedida no Detran SP

Vale lembrar que o Detran vai solicitar a entrega presencial de uma cópia da nota fiscal da compra do veículo e o decalque do chassi original. Caso você não faça isso no prazo determinado pelo departamento, você terá uma restrição administrativa no cadastro do seu veículo.  

Fique atento, se a documentação estiver correta, em até 3 dias você poderá gerar a guia com o valor do IPVA a ser pago. Depois de quitada a taxa, envie o comprovante de pagamento.  

Por fim, depois de cumprir com todas as obrigações, você receberá a confirmação do registro do veículo e o código de segurança do CRV, para baixar os documentos necessários no portal de serviços da Senatran ou do Detran do seu estado.  

A hora do primeiro emplacamento 

Depois de fazer o licenciamento, é hora de solicitar o primeiro emplacamento do veículo. Como o padrão de placas novas foi alterado para o modelo Mercosul, o emplacamento não é mais feito pelo Detran e sim por uma empresa estampadora credenciada. 

Para isso, o Detran deverá te entregar uma solicitação ou uma permissão para realizar o emplacamento. Essa, assim como outras informações podem acabar variando, dependendo da sua localização. Por isso, cheque tudo que precisa ser feito no site do Detran do seu estado.  

Posso escolher a placa do veículo? 

Agora é possível escolher as letras e números que formam a placa de seu veículo zero km, mas isso só é feito mediante agendamento prévio e você deverá pagar uma taxa. 

Você poderá escolher só as letras, ou só os números, ou se preferir, a placa inteira. Mas essa personalização só será permitida caso a combinação ainda não esteja sendo utilizada. Além disso, ela deve seguir as regras do Detran. 

Confira outros textos no blog da Checktudo

Quais taxas serão pagas nesse processo do primeiro emplacamento? 

Ao fazer o primeiro emplacamento do veículo da sua empresa, você precisará pagar algumas taxas para cumprir com todas as obrigações que mostramos até aqui. Confira abaixo a lista.  

  • Primeiro registro do veículo no estado: R$ 419,03; 
  • IPVA – costuma ser calculado de forma proporcional aos meses restantes no ano de compra, incluindo o próprio mês de aquisição;
  • Escolha da placa (opcional) – R$ 132,65; 
  • Placas de Identificação Veicular – PIV (padrão Mercosul) – pode variar dependendo da empresa credenciada. 

E se o veículo for registrado e emplacado em outro município? 

Só há uma ocasião em que é permitido circular com carro sem placa: no trajeto da concessionária até o município onde será ele registrado. 

Mas essa viagem é proibida no período da noite e aos finais de semana ou feriados, que são os momentos em que os órgãos de trânsito costumam estar fechados. 

Essa é uma das poucas exceções ao uso da placa e, para que a viagem possa ser feita sem maiores problemas, é necessário que o motorista tenha em mãos a nota fiscal do veículo.  

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio