Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Imagem representativa de um test drive de carros usados
19 de abril de 2022

Test drive de carros usados: o que observar?

Antes de comprar um veículo para trabalhar, é importante tomar uma série de cuidados. Para que essa aquisição seja totalmente vantajosa, uma das nossas recomendações é que você dirija o veículo para entender, na prática, qual é a condição mecânica e de funcionamento. Mas afinal, o que é necessário observar em um Test Drive de carros usados?

Antes de tudo, você deve saber mais sobre a procedência do veículo. Carros usados podem ter passado por diversos donos e você não sabe como cada um deles cuidou do automóvel.

Já pensou se você compra um carro usado para o seu comércio ou para fazer entregas e, na hora da transferência, descobre problemas como sinistro, gravame, histórico de roubo e furto, ou até mesmo multas?

Por isso, é importante consultar o histórico do veículo, para fugir desses problemas e comprar com mais segurança e confiança.

Após descobrir que o carro tem procedência, é hora de fazer o Test Drive. Para isso, escolha um bom local. Pense no trajeto que o carro deve fazer no dia a dia e o aplique nessas condições para ver qual será o desempenho.

Se o serviço a ser executado é pesado e o carro precisa andar com frequência por estradas, ruas de pedra ou paralelepípedos, é bom que você observe o comportamento nesses tipos de piso, para saber se ele é adequado para tal atividade.

Sete dicas para te ajudar na análise dos barulhos, peças e conforto durante o Test Drive de carros usados:

1 – Veja se o motor vai bem na hora de dar a partida

A primeira coisa para se observar na hora de fazer o Test Drive de um carro usado, é a partida. O carro liga de forma rápida ou devagar? Se o tempo de resposta for acima do esperado, o veículo pode ter problemas de bateria.

Outro problema típico em partidas demoradas é no sistema de ignição, que é o responsável por iniciar a queima do combustível utilizado. Portanto, fique de olho.

2 – O carro faz muito barulho?

Ao longo do trajeto que será percorrido, preste atenção nos sons do veículo. Ele faz algum barulho diferente, que não deveria ser comum?

Analise o som do motor, dos pneus, do amortecedor e da suspensão, pois isso pode ser um indicador de desgaste. Para esse teste, é interessante passar por obstáculos do dia a dia, como lombadas e quebra-molas.

3 – Como o câmbio se comporta?

Outro ponto fundamental é o funcionamento do câmbio nas trocas de marcha. Notou algum tranco ou trepidação? Isso pode ser algum problema na transmissão.

Se possível, faça esse teste em descidas e subidas, para exigir mais força do veículo e veja como ele se comporta.

4 – Lembre de verificar como estão os freios

É claro, não dá para deixar os freios de lado. Em uma rua mais vazia e plana, acelere até os 40 km/h e depois pise no freio até parar o veículo. Se a frenagem for pouco eficiente e demorada, isso pode indicar problemas ou desgastes. Tome cuidado, pois os freios são itens fundamentais para a segurança.

5 – Teste o alinhamento do veículo

Será que o carro está alinhado? Em uma via segura, reta e com pouquíssima movimentação, acelere entre 30 km/h e 40km/h e solte a direção por poucos segundos. Sentiu alguma vibração? O carro saiu da trajetória mesmo que de forma leve? Preste atenção nisso, pois ele pode estar desalinhado.

6 – Você pode passar horas dirigindo, então veja se o carro é confortável!

O banco tem quais tipos de regulagem? É macio? Dá para dirigir por longos períodos? A direção é muito dura ou suave? Esse é o momento de fazer essas análises.

7 – Tire todas as suas dúvidas!

Esclareça pontos de dúvidas. Pergunte sobre o consumo de combustível do veículo, manutenção, comportamento em condições climáticas variadas, comparação com outros modelos (se for o caso). Quanto mais informações você tiver, mais perto de uma decisão correta você estará.

Leia mais: O que é inspeção veicular? Quando é necessário fazer?

Dicas extras que podem ser aplicadas com o carro parado:

Achou que tinha acabado por aqui? Ainda não!

Após concluir o trajeto, analise os detalhes do veículo. Como estão os vidros e travas elétricas? O ar-condicionado funciona bem? E a situação dos retrovisores? Os botões do painel fazem os comandos sugeridos?

Fazer um checklist e olhar cada detalhe do carro é importante na hora da negociação e evita surpresas desagradáveis como uma manutenção repentina ou gastos a mais. Lembre-se de fazer isso após um Test Drive de carros usados.

Independentemente do tipo de trabalho que você vai fazer com o veículo, é fundamental que ele atenda todas as suas necessidades de forma eficiente, para que o investimento realmente valha a pena.

Comprou um carro usado e percebeu que o odor interno é ruim? Veja o que fazer!

O veículo tinha bom histórico, estava em perfeitas condições, as peças e demais componentes estavam bem conservadas e o preço era excelente? Bom, pelo jeito você comprou o carro certo para o seu trabalho. Mas aí uma coisa desagrada: o cheiro do espaço interno.

Sempre recomendamos para quem vai vender um carro, que faça uma limpeza profunda e a remoção de odores, antes da venda do veículo. Mas nem sempre isso é possível e essa tarefa pode acabar sobrando para quem comprou o automóvel.

Hoje o mercado automotivo conta com algumas soluções práticas para resolver o problema do mau odor.

Indústrias do setor de limpeza já oferecem aparelhos que podem ser acoplados à saída de ar, por exemplo, e garantem dias de fragrância agradável e frescor. Confira opções no e-commerce ou em supermercados e oficinas mais próximas de você.

Confira: Consultar placa de veículo: veja por que é importante!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio