Logo Checktudo

Checktudo - Blog

aprenda a avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo
7 de dezembro de 2021

Como avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo?

Um dos fatores que devemos levar em consideração durante a negociação de qualquer veículo são os quilômetros rodados. Veja aqui como avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo corretamente e evite prejuízos! 

Consulte o histórico dos veículos e garanta a segurança das suas negociações! 

Basta saber o número da placa ou do chassi para ter acesso a centenas de informações relevantes como dados cadastrais nacionais e estaduais, débitos e multas, restrições e impedimentos, indício de sinistro, passagem por leilão e recall pendente. 

Leia também: Por que a consulta veicular é importante para a sua empresa? 

Como saber se um veículo é seminovo ou usado? 

A diferença entre um veículo seminovo e usado está na quantidade de proprietários e no tempo de uso: 

Veículos seminovos: são os que tiveram apenas um dono e estão com até três anos de uso. 

Veículos usados: são os que tiveram mais do que um dono e estão com mais de três anos de uso. 

Qual é a vantagem de comprar carros usados ou seminovos? 

Os carros usados e seminovos são um bom investimento para quem não pode pagar o valor de um carro zero Km à vista ou arcar com os juros altos de um financiamento. 

A grande questão está em saber comprar esse tipo de veículo. É necessário avaliar diversos fatores antes de fechar negócio, como as condições de uso, a autenticidade dos documentos, a situação completa do veículo nos órgãos de trânsito, além da quilometragem. Analisando tudo isso, é possível conseguir boas oportunidades de compra, que podem ser até melhores do que um zero km.  

Para os lojistas e concessionárias, os usados e seminovos são uma boa oportunidade, já que as vendas desse tipo de veículo têm aumentado nos últimos anos. Esse crescimento está relacionado, principalmente, à paralisação das fábricas e à falta de componentes como semicondutores. Mas também houve uma mudança significativa no comportamento de compra dos consumidores devido à crise econômica. 

Por que é importante avaliar a quilometragem de um veículo antes de negociar? 

Os veículos com alta quilometragem podem apresentar problemas mecânicos mais graves, além de ser necessário fazer as revisões com mais frequência. Sendo assim, por mais que o preço do veículo seja atrativo, é necessário considerar os possíveis custos com trocas de peças ou reparos. Isso porque, com o tempo de uso, ocorre o desgaste natural de diversas peças como embreagens, amortecedores e buchas da suspensão. 

Caso você não tenha conhecimento técnico suficiente para avaliar as condições físicas do veículo que pretende negociar, o ideal é contar com o auxílio de um mecânico da sua confiança. 

Lembre-se também que, quanto maior for a quilometragem do veículo, mais desvalorizado ele ficará na hora da revenda. 

Como avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo corretamente? 

É comum ouvir dizer que a quilometragem ideal para um carro seminovo é de até 20 mil Km e que, para os carros usados, o ideal é que a quilometragem não ultrapasse os 60 mil Km rodados. Mas, para avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo corretamente, é necessário levar em consideração outros fatores como as condições de uso do veículo e o histórico. Isso porque, nada garante que um automóvel com 20 mil Km rodados está melhor do que outro com 60 mil.  

Por isso, além de se atentar à quilometragem registrada no odômetro, é necessário fazer uma avaliação física do carro e uma consulta veicular que comprove que os documentos estão em ordem e que não há nenhum problema no histórico que pode inviabilizar a compra. Inclusive, essas verificações podem te ajudar a identificar adulterações de quilometragem, que são muito comuns no mercado de compra e venda de veículos. 

Veículos de leilão, por exemplo, perdem cerca de 30% do seu valor de mercado, independente da quilometragem. Além disso, se um veículo tem algum débito ou restrição, pode ficar impedido de ser transferido para o seu nome. 

Somente com esses dois exemplos já é possível entender por que a quilometragem não é o único fator que influencia em uma boa compra de veículo usado ou seminovo. 

Então faça consultas veiculares e garanta a segurança das suas negociações! 

Pelo sistema da Checktudo, é possível fazer consultas veiculares completas e específicas, que retornam informações como: 

  • Dados Cadastrais Nacionais e Estaduais; 
  • Restrições e impedimentos; 
  • Débitos e multas; 
  • Gravame; 
  • Passagem por leilão; 
  • Histórico de roubo e furto; 
  • Indício de sinistro; 
  • Recall pendente.

E muito mais! 

As principais vantagens de fazer as consultas veiculares da Checktudo são: 
  • Possibilidade de consultar pelo número da placa ou do chassi; 
  • Personalização das consultas; 
  • Acesso a um sistema completo de inteligência de dados. 
Com esse sistema, sua empresa poderá gerenciar diversos processos de forma fácil, com acesso 24h, como: 
  • Avaliações de veículos; 
  • Emissão de laudos personalizados; 
  • Autenticação de documentos. 

Quer saber mais sobre as consultas e serviços da Checktudo? 

Leia também: Vale a pena negociar veículos recuperados de financiamento? 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio