Logo Checktudo

Checktudo - Blog

veja quais são as vantagens da consulta veicular para o seu negócio
17 de agosto de 2021

Consulta veicular: o que é? Quais são as vantagens?

Veja quais são as principais vantagens da consulta veicular para o seu negócio e como fazer essa consulta, pela placa ou chassi, no site da Checktudo! 

Consulte agora o histórico do veículo só pela placa! 

O que é a consulta veicular? Para que serve? 

Os veículos usados e seminovos tendem a ter problemas no histórico que diminuem o seu valor de mercado em até 30%, além de impedir ou dificultar o processo de transferência de propriedade. 

A consulta veicular é um relatório que contém informações do histórico desses veículos como:

  • Dados cadastrais nacionais e estaduais;
  • Débitos e restrições;
  • Gravame;
  • Recall pendente;
  • Sinistros;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Passagem por leilão e muito mais. 

E essas informações são utilizadas para garantir a segurança de compradores e vendedores de veículos, tornando o processo de compra e venda mais transparente. 

Qual é a diferença entre consulta veicular e laudo cautelar? 

Consulta veicular: 

A consulta veicular, como foi dito anteriormente, é um relatório do histórico do veículo. Esse relatório é usado, principalmente, para garantir a segurança das negociações de veículos usados e seminovos, permitindo que o comprador saiba se o veículo possui algum problema que pode dificultar ou inviabilizar a compra. 

Por meio da consulta não é possível saber a condição física do veículo, nem identificar problemas mecânicos. Para isso, é necessário que seja feita a vistoria cautelar. 

Laudo cautelar:  

O laudo cautelar é um documento que mostra as condições de uso e comprova a veracidade das informações cadastrais do veículo. 

Para emitir o laudo cautelar é necessário solicitar o serviço de vistoria cautelar em uma vistoriadora autorizada, as chamadas ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria). 

Para saber quais são as ECV do seu estado, é necessário acessar o site do Detran e pesquisar a lista de empresas autorizadas. 

A diferença do laudo cautelar para a consulta veicular é que, no laudo, além das informações cadastrais e do histórico do veículo, constam informações sobre a condição física, as avarias e problemas mecânicos. 

Ao contrário do laudo de transferência, o laudo cautelar não é obrigatório e também é utilizado para garantir a segurança das negociações. 

Veja quais as principais vantagens da consulta veicular para o seu negócio! 

1 – É mais barata do que o laudo cautelar 

O custo de uma vistoria cautelar varia de um estado do Brasil para o outro, mas, no geral, esse serviço custa de R$ 100 a R$ 200. O que pode ser um investimento alto, dependendo da quantidade de veículos negociados. 

Mesmo que a consulta não retorne as informações das condições físicas do veículo, por meio dela já é possível evitar diversos problemas que diminuem o valor de tabela e dificultam ou impedem a transferência. 

Leia também: 3 fatores que atrapalham a transferência do veículo! 

2 – Retorna diversas informações de forma padronizada 

No sistema da Checktudo, somente pelo número da placa ou do chassi do veículo, é possível ter acesso a diversas informações do histórico: 

E muito mais! São mais de 30 informações sobre o veículo que podem ser consultadas de forma fácil. 

Além disso, a consulta da Checktudo pode ser personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa. E o processo é padronizado para veículos de todos os estados brasileiros. 

3 – É mais completa do que as consultas de órgãos públicos 

Pelos sites de órgãos públicos como Detran e Denatran, é possível ter acesso a informações mais básicas do veículo, como dados cadastrais, débitos (IPVA, licenciamento e taxas) e restrições. 

Já pela consulta veicular da Checktudo, como foi dito anteriormente, é possível ter acesso a mais de 30 informações sobre o veículo consultado. 

*Ao clicar no botão acima, você será direcionado para uma página na qual poderá escolher o plano de consultas que melhor atende às necessidades da sua empresa, ou personalizar o seu plano com o auxílio dos nossos consultores. 

Veja outras ferramentas que estão disponíveis no sistema da Checktudo

Emissão de CRLV Digital 

Emita CRLV Digital de veículos de forma totalmente online. Pelo sistema da Checktudo, não é necessário enviar documentos para o Detran. 

Veja como é fácil: 

  • Cadastre-se na Checktudo e acesse o sistema; 
  • Clique no botão “CRLV”; 
  • Informe o número da placa e do documento;  
  • Clique em “Emitir” . 

Saiba mais clicando aqui! 

Comunicação de Venda online 

Faça a Comunicação de Venda de veículos de forma 100% digital! Basta preencher as informações solicitadas no sistema, que fará a comunicação direta com o Detran. 

Você poderá comunicar a venda de veículos em todo território nacional, sem precisar fazer os processos burocráticos e enviar documentos ao Detran, o que te dará muito mais segurança e agilidade nas suas negociações. 

Clique aqui e saiba mais! 

Avaliação veicular digital 

Armazene e acesse, 24 horas por dia, as informações de avaliações veiculares realizadas pela sua empresa! 

É possível fazer a integração das informações de todas as suas lojas ou grupos de loja, além de ter a facilidade de avaliar veículos a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Saiba mais, clique aqui! 

Laudos personalizados 

Emita laudos personalizados com o logo da sua empresa! 

É possível emitir laudos para diversas finalidades como laudos cautelares, de avaliação e de desmanche. 

Clique aqui para saber mais! 

Leia também: Consulta BIN: como fazer? Quais informações ela retorna? 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio