Assim como as pessoas no dia a dia, as empresas precisam lidar com batidas de carro e, consequentemente, com o acionamento do seguro. Mas afinal de contas, quais são os tipos de sinistro de veículo e como isso pode impactar em uma empresa?
Neste texto, além de te explicar isso, vamos especificar os desafios de setores que podem ser bem afetados por um sinistro: o de revendedores de veículos e o de frotistas.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu na Resolução 297, de 2008, os parâmetros para classificar os tipos de sinistro de veículo. Quem faz essa avaliação é o agente de trânsito responsável pela ocorrência.
Nem sempre a pontuação ou os parâmetros de classificação de sinistro do Contran são levados em consideração pela empresa seguradora. No entanto, é bom que você tenha noção de como isso funciona:
Pequena monta: de 0 a 20 pontos;
Média monta: de 21 a 30 pontos;
Grande monta: mais de 30 pontos.
Pequena monta: de 0 a 16 pontos;
Média monta: mais de 16 pontos;
Grande monta: sempre que forem registrados dois ou mais danos estruturais.
Os acionamentos de seguro podem ser classificados por gravidade e isso definirá qual tipo de ação será tomada.
Sinistros de pequena monta – São aqueles em que a batida ou acidente é leve e causa poucas avarias, necessitando apenas de reparos simples e trocas de peças básicas. Além disso, o veículo não precisa passar por uma avaliação para voltar a circular.
Sinistros de média monta – São aqueles que envolvem batidas mais fortes, mas que causam danos ainda reparáveis.
Porém, veículos que sofreram com esse problema precisam passar pela avaliação de segurança e receber um Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Sinistros de grande monta – São aqueles em que o veículo não pode ser recuperado ou reparado.
Ele é caracterizado pela quantidade de danos estruturais na carroceria e é considerado como perda total.
Dentro do segmento automotivo, sinistro é o termo utilizado para o acionamento do contrato de seguro. Normalmente, isso é feito em caso de batidas e acidentes envolvendo veículos.
Porém, quando um veículo apresenta indício de sinistro em uma consulta de dados, isso não significa que ele foi batido.
O acionamento do seguro também pode ser feito por outros motivos, como a troca de vidros, por exemplo.
Consulte o histórico dos veículos na Checktudo e descubra, entre outras informações, se eles têm indício de sinistro!
Há quatro ocorrências que as empresas de seguro costumam considerar como sinistro:
Os revendedores precisam ficar atentos com os tipos de sinistros em veículos. Em muitos casos, isso reduz o preço de carros, motos e utilitários, fazendo com que o lucro seja reduzido ou até mesmo dificultando sua revenda.
Outro agravante é que pessoas que compram veículos com sinistro podem encontrar dificuldade para fazer um seguro, devido possíveis problemas mecânicos e estruturais.
Isso ocorre porque nem sempre os consertos realizados no veículo são de boa qualidade. Além disso, a batida pode ter causado danos que ações como alinhamento e balanceamento são incapazes de corrigir.
Nesse caso, o trabalho é muito mais de prevenção contra os tipos de sinistro de veículos. É fundamental que as empresas desenvolvam e disponibilizem cursos, treinamentos e programas de conscientização no trânsito para seus condutores.
Ações que ajudam a reduzir a imprudência em situações do dia a dia no trânsito, contribuem para a queda no número de acidentes e consequentemente, a redução de prejuízos financeiros e sinistros.
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