Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Imagem representativa de um mecânico empurrando um pneu recauchutado
19 de abril de 2022

Usar pneus recauchutados é perigoso? Confira os detalhes!

Apesar de não ser algo ilegal, o uso de pneus recauchutados sempre levanta muita polêmica, principalmente quando se trata de segurança. Mas você sabia que tudo depende da qualidade do processo de reaproveitamento do material? Uma recauchutagem bem-feita garante a segurança e durabilidade do pneu.

Além disso, existem algumas curiosidades que atestam que pneus recauchutados podem sim ser seguros. Você sabia, por exemplo, que esse processo é amplamente utilizado por frotistas de veículos pesados e até mesmo em aviões comerciais? É isso mesmo!

Quer mais informações importantes? O Brasil reforma cerca de 14 milhões de pneus por ano, em aproximadamente 1.300 empresas especializadas no ramo. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos nesses quesitos de reciclagem de pneus, em todo o mundo.

Para dar ainda mais confiança de que esses pneus podem ser utilizados com segurança, recentemente o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) deixou mais rígida a regulamentação para a prática, a fim de garantir a qualidade desse tipo de produto.

As empresas credenciadas na entidade precisam apresentar documentos que comprovam que são capazes de fazer o serviço, além de apontarem um responsável técnico pelo processo. De quebra, é necessário enviar amostras dos pneus ao Inmetro, para que sejam testados.

Onde está o perigo nos pneus recauchutados então?

É importante ressaltar: pneus recauchutados seguros são aqueles que foram reformados seguindo os critérios adotados pelo Inmetro, por empresas credenciadas no órgão.

Não utilize pneus recauchutados que não atendem aos padrões ou que sejam de empresas não credenciadas no Inmetro. Um processo de recauchutagem malfeito pode gerar acidentes de graves proporções.

Leia mais: O que é inspeção veicular? Quando é necessário fazer?

Como é feito o processo de recauchutagem?

A recauchutagem é o reaproveitamento de um pneu já usado. As empresas especializadas no processo aplicam borracha não vulcanizada na antiga área de contato com o chão, chamada de ‘banda de rodagem’.

Depois disso, o pneu é encaminhado para uma prensa de alumínio, onde fica por duas horas em uma temperatura de 150ºC ou mais.

Todos os pneus podem ser recauchutados?

Não. Apenas pneus com menos de sete anos podem passar pelo processo de recauchutagem, sendo que não podem ser reformados mais de três vezes nesse período.

Compensa usar pneus recauchutados?

Se sua preocupação é financeira, sim, a curto prazo pode valer a pena, pois são mais baratos do que os pneus novos. No entanto, o pneu que passa pelo processo de recauchutagem dura aproximadamente metade da quilometragem de um pneu novo.

Por exemplo: se um pneu novo dura entre 40 mil e 60 mil quilômetros rodados, um recauchutado dura apenas entre 20 mil e 30 mil quilômetros.

Se você precisa trocar os pneus dos carros da sua frota, é importante ficar de olho no preço, caso prefira o processo de recauchutagem. Isso só valerá a pena a longo prazo se custar mais de 50% a menos que os pneus novos.

Confira: Como avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo?

Qual é a diferença entre pneus recauchutados e remoldado?

Agora que sabemos o que são pneus recauchutados, é importante entender e diferenciá-los dos pneus remoldados, também conhecidos como remold.

Os remoldados usam apenas a carcaça do pneu, sendo que todo o resto é refeito, incluindo as laterais e ‘ombros’. Isso significa que toda a borracha do pneu é retirada, incluindo as especificações originais dele, que ficam gravadas na lateral.

E qual é o problema disso? Bom, você pode acabar equipando um carro da sua frota com um pneu que utilizou a carcaça de um antigo pneu que era específico para um carro completamente diferente.

Imagine, por exemplo, um pneu com carcaça antigamente voltada para um hatch compacto, remoldado para equipar um sedan grande? Isso pode causar instabilidade em momentos emergenciais, como nas freadas.

Existem especialistas que preferem pneus recauchutados e tem quem goste dos pneus remold. Mas é sempre importante ficar de olho na fiscalização do Inmetro e se o produto é aprovado ou não pelo órgão.

É importante ressaltar que, motos não podem usar pneus remoldados de acordo com a Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio