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Imagem representativa de um caminhão elétrico
19 de abril de 2022

Caminhões elétricos: vale a pena comprar?

Já falamos em outros textos sobre o crescimento da tendência dos veículos que reduzem ou eliminam completamente o uso de motores a combustão. Mas você sabe como os caminhões elétricos podem impactar no setor, quais são desafios e as atuais opções no mercado?

Muita gente já entende que é possível reduzir a quantidade de poluíção com o uso de motores elétricos. Mas essa é uma iniciativa ainda em desenvolvimento, onde os recursos tecnológicos aplicados ainda precisam passar por uma ‘popularização’ para se tornarem acessíveis ao público geral.

Além disso, para que o investimento em caminhões elétricos seja 100% vantajoso tanto na preservação do meio ambiente, como no bolso de prestadores de serviço, comerciantes e dos donos de frotas, a legislação precisa ajudar.

Incentivos para a compra e venda desses veículos, como isenção nacional e estadual de impostos, são opções para popularizar tal produto, por exemplo.

De quebra, a geração de energia elétrica no Brasil precisa ser mais limpa, pois não adianta cortar parte da poluíção. Só a ação de mudar para veículos elétricos não é o suficiente.

Em contrapartida, um estudo da Nature Sustainability revelou que mesmo em países que utilizam fontes de energia não renováveis (carvão mineral, gás natural, energia nuclear, entre outros), a redução no uso de motores a combustão já se mostra eficiente.

Saiba mais: Veículos híbridos ou elétricos: qual é a melhor opção sustentável para sua frota?

Como os caminhões elétricos podem ajudar na redução da poluição?

Você deve estar se perguntando qual é a autonomia de um caminhão elétrico, não é mesmo? Infelizmente ainda não é muita coisa e alguns modelos podem variar entre 300 km e 350 km percorridos a cada carga 100% completa da bateria.

Sim, devemos levar em consideração que muitos caminhões são utilizados para grandes viagens e necessitam ter uma autonomia muito maior e isso ainda precisa ser mais desenvolvido pelo lado dos elétricos.

Então por onde é possível começar essa mudança? Pelo transporte urbano. Caminhões que percorrem distâncias menores e levam diversos tipos de mercadorias em pequenas e médias quantidades, que fazem entregas, que fazem mudanças (carreto). Há uma fatia importante nesse segmento que pode ser atendida pelos caminhões elétricos.

Quais são as opções de caminhões elétricos disponíveis no mercado brasileiro?

Atualmente, o segmento de caminhões elétricos está em expansão e com o passar dos anos e do apelo, promete aumentar gradativamente. Separamos alguns um pouco mais conhecidos aqui no Brasil, para que você possa conhecer mais os detalhes técnicos. Confira!

Volkswagen e-Delivery:

Foto do caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery
Imagem retirada de banco de dados público digital

Com um motor de 409 cv de potência e 220 kgfm de torque imediato, o Volkswagen e-Delivery pode chegar a uma velocidade máxima de 100 km/h.

Já a autonomia do modelo pode variar entre 110 km e 250 km. Isso vai depender do tipo de pilotagem, do sistema de recuperação de energia das freadas e do conjunto pelo qual o comprador vai optar: o e-Delivery está disponível na versão 4×2, com três pacotes de bateria, e na versão 6×2, com seis pacotes de bateria.

JAC iEV350T:

Imagem representativa do caminhão elétrico JAC iEV350T
Imagem retirada de banco de dados público digital

O JAC iEV350T se destaca na autonomia, podendo variar entre 300 km e 350 km, de acordo com o modo de consumo que o condutor está utilizando.

O sistema de recuperação de energia também é importante para a autonomia desse caminhão elétrico. O modelo utiliza um sistema que transforma o motor elétrico em gerador de energia para a bateria quando o motorista tira o pé do acelerador. Isso pode elevar a autonomia do veículo em até 20%.

JAC iEV1200T:

Um dos destaques no segmento dos caminhões elétricos é o JAC iEV1200T, que aparece na foto
Imagem retirada de banco de dados público digital

O outro caminhão elétrico da JAC é o iEV1200T, um pouco mais pesado que o iEV 350T. Ele tem autonomia que pode chegar a 250 km, sempre de acordo com o tipo de modo de consumo que está sendo usado.

Com 122,3 kgfm de torque imediato, o iEV1200T entrega agilidade e força na medida para trabalhos em trechos urbanos e de deslocamentos pequenos e médios. Vale lembrar que ele também tem o sistema de recuperação de energia quando o motorista tira o pé do acelerador.

BYD eT7 12.220:

A BYD é outra marca forte entre os caminhões elétricos. Na foto aparece o eT7 12.220
Imagem retirada de banco de dados público digital

Com seus 215 cv de potência e 117 kgfm de torque instantâneo, o BYD eT7 12.220 é mais uma opção nesse segmento. Ele conta com sistema de regeneração de bateria nas freadas e autonomia de até 230 km.

O modelo é equipado com duas baterias de 12V e 65Ah, que levam até três horas para serem carregadas (DC), segundo a fabricante.

BYD eT18 21.250:

O eT18 21.250 é outro caminhão elétrico da BYD.
Imagem retirada de banco de dados público digital

Fechando a lista, temos o BYD eT18 21.250, que tem 245 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.

A autonomia desse modelo também é de 230 km e tem velocidade máxima de 85 km/h. A fabricante promete um carregamento completo em menos de duas horas.

Leia mais: Veículos de carga: quais são os tipos?

Pontos positivos e negativos de um caminhão elétrico

Positivos
  • 0% de emissão de gases poluentes pelo veículo;
  • A manutenção costuma ser mais econômica;
  • O veículo não emite ruídos.
Negativos
  • A princípio, o valor de compra pode ser elevado;
  • Baixa autonomia, já que essa tecnologia ainda precisa de um desenvolvimento maior;
  • Poucos postos de recarda de bateria nas estradas.

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