Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Na imagem há um homem e uma mulher. O homem está segurando vários papéis e uma caneta, além de estar na frente de um notebook. Já a mulher, segura uma casa em minuatura. Essa imagem remete a uma consulta de imóveis, tema do texto dessa imagem.
28 de abril de 2023

Saiba como uma consulta de imóveis pode te ajudar

Sabia que consultar dados de um imóvel pode te trazer muitos benefícios durante um processo judicial ou negociação? Fique ligado neste texto, porque vamos explicar um pouco mais sobre consulta de imóveis.

O que é uma consulta de imóveis?

A consulta de imóveis é uma ação muito importante. De modo geral, é comum que ela seja feita durante processos judiciais ou antes de abrir a negociação de um imóvel.

A quantidade de informações que você pode conseguir com a consulta varia de acordo com a base de dados consultada, mas independentemente disso, ela sem dúvidas poderá ser uma grande facilitadora no seu dia a dia.

Como fazer a consulta de imóveis pelo CPF?

No caso da consulta da Checktudo, você poderá acessar o número de matrícula de um imóvel, seu cartório de registro e a quantidade de imóveis registrados no nome de uma pessoa ou de uma empresa.

E sabe o que é melhor? Para fazer essa consulta, você vai precisar apenas do CPF ou do CNPJ do dono do imóvel.

Para acessar a consulta de imóveis no site da Checktudo, você deve fazer o seu cadastro e selecionar um dos nossos planos mensais.

Assim você terá acesso a essa e muitas outras informações em nosso sistema, podendo até mesmo montar uma consulta personalizada com todos os dados que a sua empresa precisa.

Veja abaixo outras soluções que o sistema da Checktudo tem para você:

– Consultas veiculares;

– Consultas antifraude;

– Relatórios de vistorias personalizados;

– Avaliação veicular;

– Biometria facial;

– CRLV Digital

– Comunicação de venda de veículos

É possível fazer essa consulta de forma gratuita?

É possível consultar imóveis de graça, mas não são todos os Cartórios de Registro de Imóveis que fazem isso. Além disso, vale a pena ter em mente que um serviço online de consulta de bens pode te poupar muito tempo.

Quais são as finalidades da consulta de imóveis?

Se você é dono de imobiliária, a consulta de imóveis pode te ajudar na busca por um novo imóvel, que pode ser vantajoso para o seu negócio ou no caso de você precisar do número da matrícula para saber mais informações sobre a propriedade.

Mas se você é advogado, há dois cenários em que esse serviço pode te ajudar muito: em processos de indicação de bens para penhora ou de inventário.

No caso da indicação de bens para penhora, a consulta pode te atender bem quando você precisa descobrir se a empresa ou pessoa em questão tem algum bem que possa ser penhorado, para pagar uma dívida que foi protestada judicialmente.

Já no processo de inventário, que é a identificação e avaliação de todos os bens de uma pessoa que faleceu, a consulta de imóveis vai justamente facilitar o trabalho de reunir as informações, dando maior agilidade.

Está gostando desse texto? Confira outros conteúdos do nosso blog:

O que é número de matrícula do imóvel?

Uma das informações que podem ser acessadas na consulta de imóveis da Checktudo, é o número de matrícula do imóvel. Esse código é como se fosse o nosso RG. Com ele é possível acessar as informações sobre a propriedade.

O número de matrícula do imóvel é criado logo na primeira vez que ele é registrado. Assim, todo o histórico da propriedade fica registrado.

Confira abaixo uma lista do que pode ser acessado com o número de matrícula do imóvel:

– Ações judiciais;

– Alienação fiduciária;

– Alterações no imóvel;

– Data de construção;

– Hipoteca;

– Informações do proprietário;

– Transações.

Qual é a diferença entre matrícula de imóvel e escritura?

A diferença entre esses dois documentos é bem simples: a escritura é um documento que autoriza e oficializa um acordo de compra e venda. A matrícula do imóvel, por sua vez, conta com informações jurídicas e seu histórico completo.

Portanto, a escritura trata da negociação e posse do imóvel, enquanto a matrícula registra tudo que já aconteceu com esse bem, incluindo até mesmo a quantidade de vezes que ele foi vendido.

Quais são os perigos de negociar imóveis envolvidos em processos judiciais

Comprar um imóvel envolvido em processo judicial pode ser como um “tiro no escuro”. Isso porque você não sabe qual será o resultado da ação. Isso pode levar tempo, dependendo da situação, a negociação pode até mesmo ser cancelada.

Além disso, mesmo com o processo resolvido, há a possibilidade de ele estar envolvido em litígios futuros, outras partes envolvidas podem contestar a sua compra e isso pode causar muita dor de cabeça. Por essas razões, é importante ter cautela ao negociar imóveis envolvidos em processos judiciais. É recomendável que você consulte um advogado especializado em direito imobiliário para ajudá-lo a entender as implicações legais envolvidas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio