Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Imagem representativa de uma ação de busca e apreensão de veículo.
29 de agosto de 2022

O que é e como evitar a busca e apreensão de veículo?

Você sabia que há uma situação em que a sua empresa pode perder a posse de um carro ou moto de forma legalizada? Sim, é verdade! E hoje nós vamos explicar mais sobre o procedimento de busca e apreensão de veículo.

Além disso, vamos passar dicas de como evitar a perda da posse de um veículo da sua empresa.

O que é e em qual situação a busca e apreensão de veículo é necessária?

Sabe quando você financia um carro ou uma moto para a sua empresa e acaba não conseguindo pagar as parcelas? É aí que entra o processo de busca e apreenção de veículo.

Isso ocorre por causa da Alienação Fiduciária. O termo significa, de forma resumida, que o veículo adquirido em financiamento será usado como garantia de pagamento das parcelas, para trazer mais segurança para o credor durante o período de concessão de crédito.

Ou seja, o carro está em sua posse, mas ainda não é totalmente da sua empresa. Isso porque o banco ou instituição financeira responsável pelo financiamento pode tirá-lo de você com uma ordem judicial, em caso de atraso nos pagamentos mensais.

Como ocorre a busca e apreensão de veículo?

Agora que você já sabe o que é e porque acontece a busca e apreensão de veículo, é necessário entender como ocorre a ação.

A partir do momento em que a sua empresa atrasa o pagamento de uma parcela, o banco responsável pelo financiamento já pode solicitar a busca e apreensão.

Porém, os bancos costumam aguardar até a terceira parcela atrasada para pedir judicialmente a busca e apreensão de veículo. Isso porque o atraso pode gerar o acúmulo de juros, fazendo com que o valor de cada parcela aumente gradativamente.

Além disso, a ação não valeria a pena, por conta dos custos do processo e pagamento de advogados.

Como consultar busca e apreensão de veículo?

Quer saber se um veículo é alvo de alguma restrição ou impedimento?

Então faça consultas veiculares no sistema da Checktudo. Com esse serviço, você pode acessar muito mais do que as restrições e impedimentos de um carro.

É possível conferir dados como:

  • Passagem por leilão;
  • Indício de Sinistro;
  • Risco de comercialização e ou aceitação em seguros;
  • Histórico de roubo e furto e muito mais!

Como evitar a busca e apreensão?

Para que você possa evitar uma ação de busca e apreensão do veículo da sua empresa, é necessário que mantenha em dia os pagamentos de parcelas do financiamento.

Caso sua empresa esteja passando por um momento de dificuldade financeira, nossa dica é que procure a instituição responsável e renegocie a dívida em questão.

Com isso, há a possibilidade de aumentar a quantidade de parcelas e diminuir o valor de cada uma delas. Mas analise bem a proposta do banco, pois isso certamente aumentará o preço total a ser pago.

Para que a ação de busca e apreensão seja aceita pelo juíz, a empresa que financiou o veículo precisa ter notificado o devedor por meio de uma carta extrajudicial, além de comprovar que de fato a pessoa recebeu tal documento.

O que acontece com o veículo apreendido?

Após a ação de busca e apreensão, o objetivo do banco é que o cliente pague as parcelas atrasadas ou o que o contrato de financiamento seja encerrado com 100% do valor quitado por meio de uma venda para outra pessoa ou empresa.

Mas para que um desses objetivos seja alcançado, há um passo a passo. Confira:

1 – Após a apreensão, o veículo é encaminhado para um pátio, que geralmente é controlado pela própria instituição financeira que permitiu o financiamento;

2 – O devedor passa a ter cinco dias para pagar a dívida completa das parcelas atrasadas. Se o pagamento for efetuado no período indicado, a pessoa ou empresa poderá retomar a posse do veículo de forma imediata;

3 –  Outra opção para o devedor é apresentar uma defesa que será elaborada por seu advogado. Ele terá 15 dias para apresentá-la.

Se esse período passar e nenhuma das ações for tomada, o banco fica livre para negociar o veículo e quitar o contrato, encerrando o financiamento.

Está gostando deste texto? Confira outros conteúdos do blog!

Não banque o espertinho! Se ocorrer a ordem de busca e apreensão, libere o veículo.

Existem casos em que uma pessoa esconde o veículo alvo da ação de busca e apreensão, o que pode trazer ainda mais problemas, fazendo com que ela perca outros bens.

Isso porque o banco pode entrar com outra ação judicial para penhorar outras coisas que sejam de sua posse, recuperando assim o valor do veículo que não pôde ser apreendido.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio