Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Imagem representativa de uma pessoa manuseando a mangueira de uma bomba de combustível, em alusão ao tema do texto "etanol ou gasolina: qual o combustível mais vantajoso?"
18 de maio de 2022

Etanol ou gasolina: qual combustível é mais vantajoso?

Com o aumento frequente do preço da gasolina, uma dúvida sempre surge para os donos de frotas de veículos com motor Flex: o que vale mais a pena, abastecer com etanol ou gasolina? Qual combustível é o mais vantajoso? Como aplicar essa conta para cada tipo de carro?

Calma, não precisa se desesperar! Neste texto, nós vamos explicar tudo certinho, para que você possa tomar a melhor decisão e garantir a produtividade e economia da sua empresa.

A primeira conta é simples. Aqui, temos que levar em consideração que o etanol tem aproximadamente 70% do poder da gasolina.

Isso significa que a autonomia da gasolina é 30% maior que o do álcool.

Então, para saber se o etanol vale mais a pena do que a gasolina, é preciso multiplicar o preço da gasolina por 0,7 (que é a porção equivalente daqueles 70% que citamos anteriormente).

Exemplo: se a gasolina custar R$ 7,00 no posto de sua preferência, multiplique 7 x 0,7.

Se o resultado for menor que o preço do etanol, vale a pena seguir abastecendo com gasolina, mas, se o valor for maior, o etanol será a melhor opção.

Qual combustível é mais vantajoso para os carros da sua frota? Etanol ou gasolina?

A conta que explicamos acima pega o comparativo dos combustíveis de uma forma mais geral, considerando a diferença energética entre eles. Mas agora chegou a hora de descobrir o que é mais vantajoso para os carros da sua frota: etanol ou gasolina?

Nesse caso, a conta é feita da seguinte forma: observe no seu dia a dia, quantos quilômetros veículo da sua empresa faz com um litro de gasolina e depois, com um litro de etanol. Hoje em dia, alguns carros já contam com essa informação no próprio computador de bordo.

Na sequência, você precisará dividir a quilometragem feita com o etanol, pela que foi percorrida com a gasolina.

Exemplo: Se você fez 11 quilômetros com etanol e 15 com gasolina, divida 11 por 15.

11 / 15 = 0,73

Em seguida, multiplique o preço da gasolina por 0,73.

Exemplo: 8 x 0,73 = 5,84

Ou seja, se o resultado da conta for menor que o preço do etanol, vale a pena abastecer com gasolina. Se for maior, compensa mudar para o etanol.

Leia também:

Etanol ou gasolina: por que o preço da gasolina aumentou tanto?

Não é de hoje que a economia nacional passa por dificuldades. Nos últimos anos, a situação se agravou devido à pandemia de coronavírus. Mas não é “só isso” que faz com que o preço do combustível suba tanto.

Desde 2016, a Petrobras aplica a Política de Paridade de Importação (PPI) no preço dos combustíveis. E isso segue os valores internacionais, portanto, se o preço do petróleo aumenta lá fora, ele aumenta aqui também, mesmo existindo uma produção nacional.

Consequentemente, se a nossa moeda está desvalorizada, o combustível fica ainda mais caro e quem sofre com isso são os brasileiros, que olham a gasolina entre os produtos com maior inflação.

Você sabia que existe um sistema online que pode te ajudar a gerenciar a frota da sua empresa?

No sistema da Checktudo você encontra algumas facilidades que podem te ajudar no gerenciamento de frotas.

De forma totalmente online, você pode acessar informações como:
  • Dados cadastrais veiculares;
  • Informações para licenciamento anual;
  • Dados para validação de cursos de condutores (motorista);
  • Multas e restrições.

Com os serviços da Checktudo você ainda pode agrupar e gerenciar informações sobre os veículos que você consultou. Não perca mais tempo e conte com a Checktudo para ajudar sua empresa!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio