Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Na imagem há uma representação de um mecânico realizando o processo de rodízio de pneus em um carro, dentro de sua oficina.
29 de novembro de 2022

Como fazer um rodízio de pneus? Veja detalhes e dicas!

Uma pergunta que toda dona ou dono de frota faz ao longo do tempo é: como deve ser feito um rodízio de pneus? Há muita tecnologia e opções de marcas de pneu no mercado. Qual é a melhor forma de manter eles bem preservados?

E para falar sobre o rodízio de pneus, precisamos detalhar algumas informações sobre os próprios pneus. Você sabia que existem tipos diferentes de compostos e que tem até pneu que foi feito para rodar alguns quilômetros com segurança, mesmo estando furado?

Isso e muito mais você vai ficar sabendo aqui!

O que é um rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é uma prática que tem como objetivo prolongar a vida útil dos pneus. Além de ajudar na segurança, proporcionando maior equilíbrio e melhor dirigibilidade, você ainda pode economizar dinheiro.

O rodízio de pneus é recomendado pois os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de um jeito diferente. Isso ocorre porque normalmente a maior parte do peso de um carro se encontra na parte da frente, onde está o motor.

Portanto, onde há mais peso, o desgaste do pneu costuma ser maior. E é aí que entra o rodízio, equilibrando o desgaste e fazendo com que você não precise se preocupar com a troca desses pneus tão cedo.

Como fazer o rodízio de pneus de forma correta?

O rodízio de pneus contando apenas os quatro compostos que equipam o carro para seu uso é recomendado da seguinte forma:

Carros com tração dianteira

– Os pneus usados na parte dianteira passam para a parte traseira sem trocar de lado;

– Os pneus da parte traseira passam para a frente, trocando de lado em x (o dadireita vai para a esquerda e vice-versa)

Carros com tração traseira

– Os pneus na parte traseira passam para a parte dianteira sem trocar de lado;

– Pneus dianteiros mudam para a parte traseira, trocando de lado em x.

Ainda há o rodízio que inclui o estepe, porém costuma não ser recomendado, pois o pneu extra tem a função de substituir emergencialmente um pneu furado ae não de ser utilizado no dia a dia.

Carros com pneus unidirecionais

Carros que utilizam pneus unidirecionais (que só podem rodar de um lado só) são cada vez mais raros. Se for o seu caso, você deverá apenas trocá-los da parte dianteira para a traseira e vice-versa.

Quando fazer o rodízio dos pneus?

Isso varia de fabricante para fabricante, mas o rodízio é recomendado entre 7.000 km e 10.000 km, sempre seguido do alinhamento e balanceamento após o procedimento, para que sua frota não sofra com instabilidade nas estradas e ruas.

Quando for realizar a troca da posição dos pneus, peça o serviço completo para o mecânico de confiança da sua empresa, para facilitar a vida. Outro cuidado que se deve ter também é com a calibragem dos pneus, que deve ser realizada toda semana.

Quando o rodízio não é mais recomendado?

É sempre importante ficar de olho no desgaste da borracha do pneu, mas em geral, a troca é recomendada entre 40.000 km e 50.000 km rodados.

Está gostando deste texto? Confira outros conteúdos em nosso blog:

Quais tipos de pneus existem?

Você sabia que existem diversos tipos de pneus e que cada um deles têm uma função específica, sendo que eles atendem tipos diferentes de veículos? Conheça mais agora!

Pneus convencionais

É o tipo mais comum e o mais utilizado em carros que andam em estradas de asfalto. Proporciona aderência e estabilidade, além de ser mais eficiente em situações de chuva, devido seus sulcos.    

Tipos de pneus convencionais

Pode até parecer estranho, mas dentro da gama dos pneus comuns, há alguns tipos diferentes. Vamos explicar cada um deles na sequência.

  • Assimétrico: possui desenhos diferentes nos dois lados da banda de rodagem do pneu. Por isso ele precisa ser colocado do lado certo, para entregar o melhor desempenho possível;
  • Simétrico (bidirecional): pneu com o mesmo desenho nos dois lados da banda de rodagem. Pode ser posicionado em qualquer lado do carro.
  • Unidirecional: Conta com um desenho simétrico em V, apontando para a direção em que ele deverá rodar. Portanto, esse tipo também exige que seja instalado de um lado específico do carro.

Entre os pneus convencionais também existe o run flat, que pode rodar por até 80 km de distância mesmo estando furado.

Isso ocorre porque esse tipo de pneu tem paredes reforçadas que têm capacidade de sustentar o peso do carro por até 80 km mesmo sem ar, sempre mantendo a velocidade até 80 km/h.

Pneus off-road

Esses pneus são mais indicados para aqueles que trabalham ou que gostam de se aventurar em terrenos de terra e lama.

Pneus misto

Os pneus mistos contam com desempenho bom tanto no asfalto, como na terra. Poré, costumam ser mais caros e desconfortáveis em vias de maior velocidade, por causa de possíveis ruídos.

Pneus verdes

Os pneus verdes são ecológicos. Mais leves, eles produzem menos ruídos, e ajudam a reduzir o consumo de combustível. De quebra, eles têm bom desempenho na chuva, dando mais estabilidade para o motorista.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio