Uma pergunta que toda dona ou dono de frota faz ao longo do tempo é: como deve ser feito um rodízio de pneus? Há muita tecnologia e opções de marcas de pneu no mercado. Qual é a melhor forma de manter eles bem preservados?
E para falar sobre o rodízio de pneus, precisamos detalhar algumas informações sobre os próprios pneus. Você sabia que existem tipos diferentes de compostos e que tem até pneu que foi feito para rodar alguns quilômetros com segurança, mesmo estando furado?
Isso e muito mais você vai ficar sabendo aqui!
O rodízio de pneus é uma prática que tem como objetivo prolongar a vida útil dos pneus. Além de ajudar na segurança, proporcionando maior equilíbrio e melhor dirigibilidade, você ainda pode economizar dinheiro.
O rodízio de pneus é recomendado pois os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de um jeito diferente. Isso ocorre porque normalmente a maior parte do peso de um carro se encontra na parte da frente, onde está o motor.
Portanto, onde há mais peso, o desgaste do pneu costuma ser maior. E é aí que entra o rodízio, equilibrando o desgaste e fazendo com que você não precise se preocupar com a troca desses pneus tão cedo.
O rodízio de pneus contando apenas os quatro compostos que equipam o carro para seu uso é recomendado da seguinte forma:
– Os pneus usados na parte dianteira passam para a parte traseira sem trocar de lado;
– Os pneus da parte traseira passam para a frente, trocando de lado em x (o dadireita vai para a esquerda e vice-versa)
– Os pneus na parte traseira passam para a parte dianteira sem trocar de lado;
– Pneus dianteiros mudam para a parte traseira, trocando de lado em x.
Ainda há o rodízio que inclui o estepe, porém costuma não ser recomendado, pois o pneu extra tem a função de substituir emergencialmente um pneu furado ae não de ser utilizado no dia a dia.
Carros que utilizam pneus unidirecionais (que só podem rodar de um lado só) são cada vez mais raros. Se for o seu caso, você deverá apenas trocá-los da parte dianteira para a traseira e vice-versa.
Isso varia de fabricante para fabricante, mas o rodízio é recomendado entre 7.000 km e 10.000 km, sempre seguido do alinhamento e balanceamento após o procedimento, para que sua frota não sofra com instabilidade nas estradas e ruas.
Quando for realizar a troca da posição dos pneus, peça o serviço completo para o mecânico de confiança da sua empresa, para facilitar a vida. Outro cuidado que se deve ter também é com a calibragem dos pneus, que deve ser realizada toda semana.
É sempre importante ficar de olho no desgaste da borracha do pneu, mas em geral, a troca é recomendada entre 40.000 km e 50.000 km rodados.
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Você sabia que existem diversos tipos de pneus e que cada um deles têm uma função específica, sendo que eles atendem tipos diferentes de veículos? Conheça mais agora!
É o tipo mais comum e o mais utilizado em carros que andam em estradas de asfalto. Proporciona aderência e estabilidade, além de ser mais eficiente em situações de chuva, devido seus sulcos.
Pode até parecer estranho, mas dentro da gama dos pneus comuns, há alguns tipos diferentes. Vamos explicar cada um deles na sequência.
Entre os pneus convencionais também existe o run flat, que pode rodar por até 80 km de distância mesmo estando furado.
Isso ocorre porque esse tipo de pneu tem paredes reforçadas que têm capacidade de sustentar o peso do carro por até 80 km mesmo sem ar, sempre mantendo a velocidade até 80 km/h.
Esses pneus são mais indicados para aqueles que trabalham ou que gostam de se aventurar em terrenos de terra e lama.
Os pneus mistos contam com desempenho bom tanto no asfalto, como na terra. Poré, costumam ser mais caros e desconfortáveis em vias de maior velocidade, por causa de possíveis ruídos.
Os pneus verdes são ecológicos. Mais leves, eles produzem menos ruídos, e ajudam a reduzir o consumo de combustível. De quebra, eles têm bom desempenho na chuva, dando mais estabilidade para o motorista.
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