Autotechs: a luz no fim do túnel para os veículos usados!

    Autotechs: a luz no fim do túnel para os veículos usados!

    Saiba o que são autotechs e como elas estão revolucionando o mercado de veículos usados e seminovos.

    A venda de veículos usados cresceu 1,5% considerando automóveis, comerciais leves e pesados, motos e outros tipos de veículos, segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

    No total, foram comercializados 3,32 milhões de unidades, contra 3,27 milhões no mesmo período do ano anterior.

    No primeiro bimestre, foram comercializados 2,28 milhões veículos usados, um crescimento de 7,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. No mês de março, houve uma queda de 8,9% na venda desses veículos, o que reduziu os resultados do primeiro trimestre.

    O que são autotechs?

    Apesar do crescimento ainda tímido, o avanço da tecnologia tem sido o caminho para que o mercado de usados e seminovos ganhe mais força, principalmente com o crescimento das Autotechs, startups do segmento automotivo.

    Segundo um levantamento da Liga Ventures chamado de Liga Insights AutoTech, existem 193 startups brasileiras que estão revolucionando o mercado automotivo, desde a linha de produção, venda e manutenção até os transportes de cargas e passageiros.

    Desse total, 80% estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, sendo 61% e 17%, respectivamente.

    Segundo pesquisa realizada pela E-Consulting, o e-commerce automotivo faturou mais de 15 bilhões de reais em 2018, um crescimento de mais de 14% em relação ao ano anterior.

    Dentre as principais razões do consumidor usar as plataformas eletrônicas estão comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento, de acordo com pesquisa.

    Mercado de usados atual

    Desde 2017, os veículos com mais de quatro anos de uso estão liderando o ranking de vendas.

    Segundo a Fenauto, em 2018, os “usados maduros”, com idades entre nove e 12 anos, registraram crescimento de 46,5% na comparação com o ano anterior.

    Os veículos com 13 ou mais anos de uso tiveram alta de 21,8% no ano passado, na comparação com 2017. Ainda de acordo com a entidade, os “usados jovens”, de quatro a oito anos, cresceram 27% nesse período.

    Descubra como impulsionar seu negócio com nossas soluções!

    Consultas veiculares, análises de crédito, análises PF e PJ, e muito mais.

    Ao se inscrever você concorda com nossa
    Política de Privacidade