Logo Checktudo

Checktudo - Blog

11 de março de 2021

Comunicação de Venda online: mais uma facilidade do sistema da Checktudo!

A Comunicação de Venda é uma obrigação do proprietário vendedor, que está prevista no Artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mas você sabia que é possível fazer a Comunicação de Venda online?

Basicamente, esse processo é importante para garantir a segurança dos vendedores de veículos.

Isso porque, a partir do momento em que a venda do veículo é comunicada, o novo proprietário passa a ter responsabilidade por todas as infrações cometidas.

Além disso, a Comunicação de Venda serve para manter a base de dados dos órgãos de trânsito sempre atualizada e evitar problemas como fraudes e multas indevidas.

Como os Detrans são padronizados, a forma de comunicar a venda do veículo varia em todos os estados do Brasil. Além disso, é difícil saber quanto custa esse serviço, já que as taxas também são variáveis.

Quem deve fazer a Comunicação de Venda e qual é o prazo para esse procedimento?

A responsabilidade de realizar a Comunicação de Venda é do próprio vendedor/ex-dono do veículo. Ele tem um prazo de até 30 dias, após a data da venda, para realizar o procedimento.

Você acha que esse processo é burocrático e demorado? Então facilite o dia a dia da sua empresa e faça a Comunicação de Venda online pelo sistema da Checktudo!

Com o nosso serviço, você terá muito mais facilidade para comunicar a venda dos veículos da sua loja de forma totalmente online e 100% digital!

Todo o processo será feito por meio do preenchimento dos dados do veículo no nosso sistema, que fará a comunicação direta com o órgão de trânsito responsável. Sem enrolação!

E quais são os benefícios da Comunicação de Venda online?

Além de te livrar dos processos burocráticos que mencionamos acima, a Comunicação de Venda online da Checktudo traz para a sua empresa os seguintes benefícios:

1 – Muito mais facilidade e conveniência para o cumprimento da lei

Não será necessário ir ao cartório nem ao posto de atendimento do Detran para estar em dia com o cumprimento do Artigo 134 previsto no CTB.

2 – Segurança para comprador e vendedor

Já que o veículo só poderá ser licenciado em nome do “proprietário-comprador”.

3 – Cobertura nacional

Por meio do nosso sistema, é possível comunicar a venda de veículos de diversos estados brasileiros.

4 – Isenção das responsabilidades sobre o veículo

Ao comunicar a venda do veículo online, você estará isento da responsabilidade civil, administrativa e criminal sobre ele.

Logo que for feita a sincronização das informações com a base BIN do SENATRAN (antigo Denatran), ficará registrada imediatamente a Comunicação de Venda eletrônica do veículo.

5 – Fidelização e transparência na negociação do veículo

A Comunicação de Venda online garante que a obrigação legal do “proprietário vendedor” será cumprida, informando ao DENATRAN os dados da transação. Além disso, garante ao “proprietário-comprador” que o veículo adquirido só poderá ser registrado em seu nome.

6 – Diminuição de fraudes no mercado de veículos

Comunicar a venda do veículo pela internet é muito mais seguro, já que a sincronização dos dados é feita diretamente com a base dos órgãos de trânsito responsáveis.

Dessa forma, será possível identificar e responsabilizar o real infrator, evitando que a sua empresa receba multas ou penalizações indevidas e garantindo que a base de dados do DENATRAN esteja sempre atualizada.

7 – Melhor custo-benefício

Levando em conta a praticidade e a segurança que você terá ao comunicar a venda do veículo pelo nosso sistema, além da padronização dos processos e das taxas do serviço, podemos garantir que você terá o melhor custo/ benefício.

Dessa forma, além de ter a maior segurança nas negociações de veículos, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: a conversão e fidelização dos seus clientes!

Ficou interessado? Quer facilitar a comunicação de venda dos veículos da sua empresa?

Tomando como base o Detran de São Paulo, esse processo é feito da seguinte forma:

1 – Solicitação do serviço no Detran

Essa solicitação pode ser feita por meio do atendimento presencial ou pelo site. Mas, como o Detran não segue um padrão de atendimento, verifique a disponibilidade do serviço no seu município.

2 – Ida ao cartório para assinar o CRV

É necessário ir até o cartório junto ao comprador do veículo para assinar o CRV (Certificado de Registro do Veículo) e reconhecer firma.

3 – Encaminhamento do documento ao Detran

Após assinar o documento do veículo, é necessário enviar para o Detran, para que as informações referentes à negociação possam ser incluídas na base de dados dos órgãos de trânsito.

Esse processo pode ser demorado, pois depende da disponibilidade tanto do serviço dos cartórios e do Detran, quanto do comprador do veículo.

Saiba um pouco mais sobre os outros serviços da CheckTudo:

A Checktudo é uma plataforma completa de gerenciamento de dados!

Nosso sistema conta com diversos serviços, além da Comunicação de Venda online. Confira!

Consultas de procedência de veículos:

De forma rápida e prática, somente pelo número da placa do veículo, você poderá consultar todo o histórico e atestar a procedência.

É possível saber se o carro tem passagem por leilão, indício de sinistro, histórico de roubo e furto, gravame, restrições e muito mais.

Ler também: Como as consultas veiculares podem ajudar o seu negócio!

Avaliação Veicular:

Se a sua empresa trabalha com avaliação de veículos usados, essa ferramenta é essencial para o seu negócio.

Por meio dela, você poderá fazer as suas avaliações de forma totalmente digital e integrada, evitando prejuízos.

As maiores vantagens de utilizar a nossa ferramenta de avaliação veicular são:
  • Utilização prática
  • Informações disponíveis 24h por dia
  • Possibilidade de avaliar veículos à distância

Clique aqui e saiba como otimizar as avaliações veiculares da sua empresa!

Validação de documentos com a Biometria Facial:

Com a ferramenta de Biometria Facial será muito mais fácil fazer a validação de documentos dos seus clientes e evitar golpes e fraudes.

Valide documentos facilmente: Clique aqui para saber mais sobre a nossa ferramenta Biometria Facial.

Faça o seu cadastro no sistema da Checktudo e tenha acesso a todas as nossas consultas e serviços!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio