Logo Checktudo

Checktudo - Blog

nova regra recall 2020
6 de dezembro de 2019

Mudança no recall: Confira o que mudou na nova regra!

Você foi comunicado, ou pelo correio ou até mesmo por ligação, que seu carro deverá comparecer ao recall? Mas afinal, o que é o recall? E a novaregra do recall?

Calma, o nome pode assustar e muitas pessoas ainda olham com maus olhos esse processo. No entanto, ele é essencial para manutenção da segurança e, quando é efetuado, as chances de perigos ou defeitos são muito menores.

Preste atenção no Recall !

Recall é um termo utilizado para o processo de recolhimento e eventualmente troca de veículos que por algum motivo apresentam problemas que comprometam a segurança do motorista, passageiros e terceiros. Os carros defeituosos são recolhidos e consertados ou substituídos por modelos novos.

No entanto, esse processo, por mais obrigatório que seja, depende de uma ação do proprietário do veículo. Ou seja, ele deve levar o carro para efetuar o recall. Entretanto, muitas pessoas simplesmente deixam para “o outro dia” e acabam se esquecendo desse procedimento tão importante. Por isso, recentemente, houveram algumas mudanças nesse processo.

Confira tudo o que mudou a seguir.

Mudança de recall: Confira tudo sobre o assunto!

Para entendermos o que mudou, é necessário antes saber qual era o parâmetro e as regras iniciais.

Antigamente, o Recall acontecia da seguinte forma: a montadora identificava um problema de um lote ou modelo modelo específico e chamava os proprietários que compraram o veículo para efetuar a troca. Na teórica é um processo rápido e eficiente. Mas, na prática, não acabou não funcionando tão bem.

Os donos dos carros costumavam procrastinar e se esqueciam desse processo. Muitos passavam o carro para outra pessoa sem nem se dar conta do perigo que essa atitude representava. A prova disso é que nos últimos cinco anos, de 9 milhões de proprietários notificados para a troca do veículo, apenas 4.5 milhões o fizeram.

Portanto, ignorar esse chamado é um hábito muito comum, embora nocivo, uma vez que que coloca em risco não só a segurança da família do proprietário, mas também, a de terceiros que não tem nenhuma ligação com o carro. Acidentes graves e prejuízos gigantescos são um dos problemas que ignorar o Recall pode ocasionar.

Por esse motivo, houveram algumas mudanças para que o Recall seja, de fato, realizado.

Em geral, o prazo para comparecimento é de 1 ano, onde a montadora deverá trocar o veículo, ou arrumar o defeito. O que dá margem para eventuais “esquecimentos”.

Atualmente, existem um Projeto de Lei que visa impedir o licenciamento do veículo que não compareceu ao Recall, o que pode garantir que esse número cresça ainda mais!

Agora, a divulgação do Recall ficará mais ampla. A consulta do carro no DENATRAN passará a exibir um alerta que indica a necessidade desse reparo. Dessa forma, quando um veículo será vendido o novo comprador já terá ciência dessa necessidade.

Outra mudança é na divulgação da mídia, que continua obrigatória.

Além da divulgação no rádio e televisão, agora também é necessária a divulgação nas redes sociais e em sites oficiais das montadoras.

Além disso, a montadora ainda deverá efetuar um comprovante de que o recall foi realizado, bem como disponibilizar esse material para download. Dessa forma, o consumidor poderá comprovar que o processo foi realizado para realizar uma eventual revenda.

A realização também deverá ser informada ao RENAVAM para que a o alerta seja retirado e a informação seja inserida no sistema de consulta.

Agora, a maior medida é a seguinte: O não cumprimento do Recall em até um ano passará a constar na documentação do veículo, o que interferirá diretamente em negócios futuros. Muitos compradores desistirão do carro simplesmente por esse alerta. Além disso, o valor do carro caíra de forma brusca, desvalorizando o bem.

Portanto, mantenha-se alerta ao recall e não deixe que isso atrapalhe sua venda!

Confira também: IPVA 2020: o que muda no valor da tabela de pagamento?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio