Entenda o que é DUT e para que serve esse documento!

Você sabe o que é DUT? Essa sigla significa Documento Único de Transferência e esse documento serve para confirmar a transferência de um veículo. No entanto, esse nome não é mais utilizado, desde 1985, quando o Detran passou a chamá-lo de CRV (Certificado de Registro do Veículo). Entenda mais:
Qual é a diferença entre DUT e CRV?
Não há diferença entre DUT e CRV, na prática, eles são o mesmo documento, mas essas nomenclaturas surgiram em momentos diferentes. Por esse motivo, há pessoas que se referem ao documento de transferência como DUT e outras como CRV.
A mudança no nome do documento se deu por conta da criação do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), em 1985.
O CRV(DUT) tem a finalidade de comprovar a troca de proprietários de um veículo no momento da transferência e, apesar de não ser considerado de porte obrigatório, deve ser muito bem guardado e conservado.
Como preencher o DUT corretamente?
Para preenche o DUT da forma correta, você deve acessar o site do Detran do estado no qual o veículo foi registrado para procurar o modelo de preenchimento que deverá ser seguido.
Mesmo que não haja um padrão de preenchimento que seja válido em todos os estados do Brasil, há algumas informações que geralmente devem constar no Documento Único de Transferência.
Informações que devem constar no DUT:
- Nome completo do comprador e do vendedor;
- CPF ou CNPJ (caso uma das partes envolvidas no contrato seja uma Pessoa Jurídica);
- O valor da negociação;
- Assinaturas do comprador e do vendedor com reconhecimento de firma.
Como emitir a segunda via do DUT?
Assim como não há um padrão no preenchimento do DUT, também não há um padrão no procedimento de solicitação da segunda via.
Normalmente, são solicitados os seguintes documentos:
- Boletim de ocorrência (B.O) de perda ou roubo;
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Comprovante de residência;
- Decalque do motor e chassi.
*Todos esses documentos devem ser apresentados em sua versão original e cópia simples.
Leia também:
Veja como obter a versão digital do CRV (antigo DUT)!
Recentemente, entrou em vigor uma Resolução do Contran que determina os requisitos para a emissão exclusivamente digital dos documentos do veículo.
Com isso, o Licenciamento Digital do veículo (CRLV-e) passou a ser vinculado a outros documentos: o CRV (antigo DUT), o CLA (Certificado de Licenciamento Anual) e a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que é o comprovante de transferência do veículo.
Veja abaixo como realizar a emissão desse documento: