Logo Checktudo

Checktudo - Blog

4 de março de 2020

Veículos de repasse em leilão: como comprar e quais são as vantagens e desvantagens

Adquirir veículos de repasse em leilão é uma prática bastante comum no mercado de carros usados e seminovos. Porém, dependendo das condições em que os veículos se encontram, fazer o repasse pode não ser um bom negócio.

O que são veículos de repasse em leilão?

Normalmente, os veículos que vão a leilão contém restrições judiciais ou são provenientes de seguradora. Mas, também podem ser de renovação de frota de empresas, instituições financeiras que recebem carros como garantia de empréstimos ou resgatados de roubo/furto.

Repasse em leilão, é o nome que se dá para a transação de transferência desses veículos a uma pessoa física ou jurídica. Esse processo ocorre sem nenhuma garantia ou revisão do automóvel. 

Sua empresa negocia carros usados ou seminovos? Deseja ter acesso a toda documentação dos veículos apenas pela placa?

Além de realizar consultas personalizadas, é possível negociar essas consultas com os seus clientes.

Quer saber como consultar e emitir laudos veiculares de forma simples e rápida?

Qual a diferença de repasse e revenda de veículos?

A revenda de um veículo se dá quando um carro é comprado e restaurado até ficar comercialmente atrativo e, então, é vendido para uma outra pessoa. 

O repasse, por sua vez, é feito sem a revisão mecânica e o conserto de problemas técnicos e desgastes superficiais.

É claro que, os carros de repasse também podem estar em perfeitas condições. Isso depende da forma e do local em que o repasse foi feito e da origem do veículo.

Como saber se um veículo é de leilão?

A forma mais simples, rápida e segura de saber se um carro é proveniente de leilão, é por meio da Consulta Veicular da Checktudo. Para realizar a consulta basta preencher um formulário no nosso site e seguir os passos solicitados para ter acesso a essa e todas as informações que precisa.

Além disso, as consultas podem ser feitas em lote. Ou seja, você pode fazer várias consultas em poucos minutos e enriquecer os dados que você possui.

Quer conhecer nossa ferramenta de enriquecimento de dados?

>>> Clique aqui para saber como enriquecer seus dados<<<

Carros de leilão: como comprar? Quais são as vantagens e desvantagens?

Como comprar veículos em leilão com segurança?

Primeiramente, é necessário saber se os leilões dos quais você pretende participar são regularizados. Um exemplo de leilão regularizado é o leilão do Detran.

Após isso, leia atentamente os editais e os catálogos dos lotes a serem leiloados. É por meio desses documentos que será possível saber as características do carro e as restrições e avarias que ele possui. 

Fique atento ao campo de observações. Por meio deles, será possível saber se os carros são ou não são recuperáveis. Carros não recuperáveis podem demandar custos muito acima do que é recomendado e, assim, podem não ter uma margem de lucro interessante para o seu negócio.

Após escolher os veículos do seu interesse, basta se dirigir ao local do leilão, ou se cadastrar no site do leilão online e dar os seus lances. A dica mais valiosa nesse caso, é não se empolgar demais a ponto de dar lances muito altos em carros pouco lucrativos.

Quais são as taxas cobradas no leilão?

Essa informação não é padrão, mas em muitos casos, além do valor pago pelo veículo é necessário arcar com a comissão do leiloeiro, cerca de 5% sobre o valor do carro.

Além disso, há uma parcela de despesas administrativas. Essa parcela é determinada por órgãos estaduais e também depende do montante negociado na transação. 

Como comprar veículos de leilão pelo Detran?

Para comprar um carro de leilão pelo Detran é necessário preencher um cadastro disponível no site. Mas, como os sites do Detran não são padronizados, as páginas de cadastros e informações solicitadas podem ser divergentes de um estado para outro.

Normalmente, os dados solicitados são dados cadastrais comuns de pessoa física ou jurídica como: nome, CPF e endereço ou razão social, endereço e CNPJ.

Quem pode participar dos leilões do Detran?

Assim como todos os outros leilões, o leilão do Detran é público. Ou seja, todas as pessoas devidamente cadastradas podem participar.

Quais são as vantagens dos veículos de repasse em leilão?

Antes de tudo, a principal vantagem de adquirir carros de repasse em leilão é, sem dúvidas, o preço. Isso porque, os veículos adquiridos dessa forma, chegam a ter o valor 50% menor do que os encontrados na Tabela Fipe

Uma outra vantagem é que, a quantia gasta na aquisição de um carro em leilão, quita as possíveis dívidas de IPVA que o veículo possui. Além disso, são excluídos desse tipo de transação, os custos de registro e emplacamento, que seriam necessários na compra de um veículo novo ou os custos de transferência que seriam necessários na compra de um veículo usado.

E quais são as desvantagens dos veículos repassados em leilão?

Como não passam por nenhum tipo de revisão, os carros de repasse em leilão podem ter problemas graves que dificultam a recuperação do veículo.

Isso torna a compra pouco interessante, visto que haverá um gasto muito alto no processo de compra de peças, em mão de obra especializada e nas recuperações superficiais e estéticas.

Ou seja, ao comprar carros nessas condições, o preço final do veículo após todas as reparações, vai ficar acima do preço de um carro similar a ele. Sendo essa comparação feita com um carro em boas condições e vendido de forma convencional.

As compras de repasse em leilão não tem nenhuma garantia?

Nesse ponto há divergências: 

Primeiramente, está previsto no Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) que, para se estabelecer uma relação de consumo é necessário que uma compra seja feita diretamente em uma empresa. Sendo assim, não haveria amparo legal no caso dos leilões, por serem vendas particulares.

Por outro lado, também no CDC, mais especificamente em seu artigo 18, consta que: qualquer vendedor é responsável por qualquer defeito no produto vendido que apareça no prazo de 90 dias, a partir da data da compra. 

Esse artigo também diz que o vendedor é obrigado a substituir o produto por outro em perfeitas condições, restituir a quantia paga ou dar um abatimento proporcional.

Mas, o que comumente acontece nas compras de repasse em leilão, é que as lojas colocam uma observação no contrato de compra e venda, na qual deixam claro que não se responsabilizam por eventuais danos ocorridos após a transferência.

Então, se você assinar um contrato com os devidos esclarecimentos do vendedor, não há amparo legal em caso de desistência ou danos.

Essas são as principais informações que devem ser consideradas antes de comprar veículos de repasse em leilão.

Se ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco por meio dos comentários do blog.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Monza Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Monza
Visitante

Comprar em leilão é sempre um grande risco!

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio