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saiba quais são as tendências do setor automotivo que vão mudar a forma de comprar e vender veículos
14 de janeiro de 2021

As 7 tendências do setor automotivo que vão transformar a negociação de veículos!

As mudanças comportamentais dos consumidores e o surgimento das novas tecnologias, vão transformar a negociação de veículos nos próximos anos. Então, saiba quais são as 7 tendências do setor automotivo impactadas por essas mudanças e esteja preparado para o futuro.

As empresas automotivas sofreram diretamente o impacto da crise econômica atual. E, em tempos assim, acompanhar as mudanças tecnológicas e comportamentais é o que garante que empresas, de todos os portes, possam manter-se atuantes e rentáveis.

Veja agora quais são as 7 tendências do setor automotivo que vão transformar a negociação de veículos!

Todas as tendências citadas aqui são baseadas no estudo realizado pela empresa americana McKinsey & Company:

1 – Busca por novas fontes de receita

Os serviços de conectividade, a mobilidade compartilhada e a atualização de recursos, vão ajudar a expandir as receitas do setor automotivo.

Porém, esse aumento não estará diretamente ligado à venda de veículos. O foco será na criação de serviços de mobilidade sob demanda e serviços baseados em dados.

Além disso, a conectividade e a autonomia dos veículos, permitirá que os motoristas e passageiros usem o tempo no trânsito para consumir mídias e serviços. O que demandará melhorias e inovações tecnológicas nos softwares dos veículos.

Leia também: Como os dados e a Inteligência Artificial estão melhorando a gestão?

2 – Diminuição na venda de carros

Apesar da expansão dos serviços de mobilidade compartilhada, como o Uber, a venda de veículos continuará a crescer. Só que esse crescimento será menor do que o que acontece atualmente.

Isso estará relacionado à diminuição da venda de veículos particulares e às trocas mais constantes de veículos utilizados para a prestação de serviços de mobilidade.

Segundo as estimativas da McKinsey, o aumento que hoje chega a cerca de 3,6% será, em 2030, de 2%.

3 – Mudanças no comportamento dos consumidores

Devido à crise econômica, o poder aquisitivo dos consumidores está menor. E, isso impacta diretamente na venda de veículos particulares, como citamos acima. Bem como, tem um impacto direto no aumento da utilização de serviços de mobilidade.

O estudo realizado prevê que, em 2030, mais do que um décimo dos carros vendidos serão usados em serviços de compartilhamento.

Os sinais que comprovam essa estimativa são: a queda de 71% na expedição de carteiras de motorista nos Estados Unidos (entre 2000 e 2013) e o crescimento de 30% no compartilhamento de carros na América do Norte e na Alemanha.

4 – Cenários diferentes em cada região

As oportunidades de negócio irão depender de cada região. Por isso, será cada vez mais importante fazer uma análise segmentada do mercado de cada cidade.

Nessa análise, deverão ser levados em consideração: a densidade populacional, o desenvolvimento econômico, a política e a regulação de cada local. Assim, a indústria encontrará as soluções móveis a serem ofertadas, de forma mais assertiva. 

5 – Aumento na venda de carros autônomos

Assim que as barreiras tecnológicas e regulatórias forem superadas, estima-se que mais do que 15% dos carros vendidos sejam autônomos, em 2030.

Os principais desafios para atuar nesse mercado são: baratear as soluções, levar conhecimento aos consumidores e garantir a segurança. 

Além disso, esse segmento de mercado não será liderado apenas pelas montadoras tradicionais de veículos. O que dará espaço para a atuação das startups.

6 – Aumento significativo na venda de carros elétricos

Alguns fatores, como as leis mais severas com relação às emissões de gases na atmosfera, a queda nos preços das baterias, uma melhor infraestrutura para recarga e o crescimento da aceitação por parte dos usuários, farão com que as vendas de carros elétricos aumentem significativamente em 2030.

A estimativa é que a venda de carros elétricos seja de 10% a 50% da venda total de veículos. Essa porcentagem vai depender da região em que as vendas forem realizadas. Com uma tendência a ser maior nas cidades mais populosas e menor nas zonas rurais.

7 – Mudanças mercadológicas e novos entrantes

O setor automotivo demorou algum tempo para começar a ser impactado pelas inovações disruptivas. Mas, a tendência para o futuro é uma mudança de paradigma na mobilidade. A mobilidade passará a ser vista como um serviço, o que forçará as empresas tradicionais a atuarem em diversas frentes.

Essa mudança trará consigo novos entrantes para esse mercado: provedores de serviços de mobilidade (como o Uber), empresas de tecnologia (como Apple e Google), fornecedores de equipamentos originais (Tesla), além de startups de alta tecnologia e Companhias chinesas.

Leia também: Tendências de mercado para 2021! Veja as 5 principais.

Enfim, essas são as 7 tendências do setor automotivo que vão transformar a negociação de veículos. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva nos comentários!

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