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13 de novembro de 2020

Tendências de mercado para 2021! Vejas as 5 principais.

O mercado muda a cada ano, de acordo com os acontecimentos sociais e políticos e com o comportamento dos consumidores. Saiba neste texto quais são as 5 principais tendências de mercado para 2021 e se a sua empresa pode se adaptar a alguma delas.

1 – Exploração do ambiente digital

Não é novidade que o comércio online está em crescimento no Brasil e no mundo. E, a tendência para 2021 é que o ambiente digital seja ainda mais explorado por empresas de diversos portes e segmentos.

Provavelmente, um dos fatores que mais influenciou nessa tendência, foi a quarentena imposta pelos Governos durante a pandemia de Covid-19. Com o impedimento ou redução da circulação de pessoas, as lojas físicas e os comércios tiveram que se adaptar ao ambiente digital e os consumidores que ainda não tinham o costume de realizar compras pela internet, foram estimulados a adotar esse hábito. 

O mercado de infoprodutos também estará em crescimento. Os cursos online, workshops e e-books serão uma forte tendência de acesso ao conhecimento. Esse nicho ganhará força por demandar um baixo custo de produção e de divulgação.

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2 – Aumento no desenvolvimento de apps e tecnologias inovadoras

O uso de aplicativos bem estruturados e de tecnologias inovadoras serão indispensáveis para as empresas em 2021.

Os consumidores já não querem perder tempo com processos demorados e burocráticos. A usabilidade tem que ser o foco de todas as empresas, independente do setor.

O uso de chatbots, a criação de um aplicativo pensado para resolver os problemas dos seus clientes e o uso de tecnologias que aumentem a segurança ou a usabilidade dos clientes no seu site, devem ser as suas prioridades.

Leia também: como conseguir clientes pela internet?

3 – Valorização do mercado healthy e sustentável

Outro nicho empresarial que terá um crescimento significativo no mercado em 2021, é o de healthy e sustentabilidade.

Com a internet, os problemas sociais e catástrofes climáticas locais e mundiais são divulgadas de forma muito mais rápida e a consciência da importância da sustentabilidade tem feito com que os consumidores deem preferência para as empresas sustentáveis. 

Mas, é importante dizer que, inserir selos de sustentabilidade nos produtos ou no site da sua empresa, não a tornar sustentável. Inclusive, não faça isso! Com a facilidade e agilidade no acesso às informações, sua empresa poderá ser facilmente desmascarada. Então, caso tenha interesse de atuar de forma sustentável, adapte-se verdadeiramente a isso.

Além da sustentabilidade, o mercado de healthy também estará em alta. Esse mercado deve trazer soluções acessíveis e funcionais, para que os consumidores possam cuidar da saúde de forma fácil e totalmente adaptável à sua rotina.

4 – Valorização dos produtos artesanais

Parece estranho que ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, a busca por produtos artesanais esteja em alta. Mas, essa tendência pode ser explicada pela busca dos consumidores por produtos exclusivos e diferenciados.

Os produtos de linha de produção acabam sendo todos iguais, ou seja, sem personalidade. Ou então, no caso dos alimentos industrializados, eles tendem a ter diversos ingredientes químicos e desconhecidos, enquanto os produtos dos pequenos comerciantes, são naturais e frescos, o que estimula os consumidores em busca de uma vida mais saudável. Sendo assim, essa tendência tem uma ligação direta com a tendência da valorização do mercado healthy.

Além disso, há uma valorização maior dos produtos feitos por microempreendedores e pequenos comerciantes, por causa da conveniência da proximidade e do atendimento mais próximo e personalizado.

5 – Crescimento de franquias e microfranquias

As franquias e microfranquias são uma boa aposta para os empreendedores que não têm a quantia necessária para começar uma empresa do zero.

Além disso, a grande vantagem desse tipo de negócio, é poder abrir uma empresa que já tem uma marca validada e confiável no mercado. Ou seja, há mais garantia de sucesso e de retorno, quando comparada à aposta de lançar uma marca ou um produto novo.

Enfim, essas são as 5 principais tendências do mercado para 2021. Tem alguma sugestão ou dúvida? Escreva nos comentários.

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