Teve o carro guinchado? Saiba como resolver!

    Teve o carro guinchado? Saiba como resolver!

    Vamos te mostrar como resolver problemas com o carro guinchado e como evitar que isso aconteça novamente.

    Por que um carro é guinchado?

    De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as principais razões para um carro ser guinchado são:

    • Estacionamento irregular: quando o veículo está estacionado em local proibido, obstruindo a passagem ou em desacordo com as leis de trânsito;
    • Acidente de trânsito: em casos de acidentes, o veículo pode ser removido para liberar o fluxo de veículos e garantir a segurança;
    • Veículo abandonado: carros abandonados em vias públicas podem ser removidos para evitar a obstrução e possíveis danos à via;
    • Pane mecânica: em algumas situações, um veículo com pane mecânica pode ser removido para evitar maiores problemas ou obstrução do trânsito.

    Como saber se o carro foi guinchado?  

    Antes de tudo, fique calmo! É muito fácil saber se seu carro foi guinchado. Quando a CET apreende um veículo, ela deixa um cavalete no local onde ele estava estacionado para informar o ocorrido.  

    Nesse cavalete, há o telefone 156 e o site da Prefeitura de São Paulo, para que o responsável pelo veículo possa obter mais informações. 

    Se você for de outros estados, também encontrará as informações necessárias no cavalete. Cada estado do Brasil tem os seus procedimentos nesses casos.

    Direitos do proprietário

    O proprietário de um veículo guinchado tem alguns direitos garantidos, como:

    • Ser informado sobre o local onde o veículo foi levado;
    • Ter acesso ao veículo para verificar possíveis danos;
    • Pagar apenas os custos referentes ao serviço prestado;
    • Reclamar caso haja algum dano ao veículo durante o guincho.

    Como liberar um carro guinchado?  

    Vamos começar essa explicação com o melhor dos cenários. Se o carro guinchado for seu, você deverá seguir os seguintes passos.  

    • Agende seu atendimento pelo aplicativo SP156 da Prefeitura de São Paulo. Ele está disponível para celulares com sistema iOS e Android;
    • Com o agendamento realizado, vá ao Departamento de Atendimento de Multas de Trânsito (DAT) no horário marcado, com CRLV atualizado e uma cópia simples, além de documento de identidade com foto original e uma cópia simples;
    • Se você não for o dono do veículo, precisará ainda de uma procuração original, que deverá estar com firma reconhecida. Se a procuração for de pessoa jurídica, ela deverá ser apresentada com cópia autenticada do contrato social da empresa.  
    • Para obter a liberação do veículo, é necessário pagar uma multa, débitos em aberto e as despesas com o pátio.

    Quanto custa para recuperar carro guinchado? 

    Para recuperar um veículo guinchado, você precisará pagar uma multa que varia entre os tipos de veículo. Confira os valores tabelados aqui!

    Além da multa, você terá que quitar outros débitos pendentes e o IPVA do veículo para poder recuperá-lo. E não para por aí! Você terá que pagar também uma taxa pelo período que o carro ficou no pátio da CET.

    E vale ficar atento e buscar o agendamento do seu atendimento o mais rápido possível, para não ter que pagar mais de uma diária. Os atendimentos acontecem das 8h às 16h.  

    Depois de pagar as multas e débitos, qual é o próximo passo?   

    Após pagar os débitos e as taxas, você receberá a liberação em seu nome e deverá se encaminhar até o pátio da CET que for mencionado no documento.  

    O responsável pelo veículo deverá entregar o requerimento e apresentar o CRLV, para a recuperação do carro guinchado.  

    Leia também:

    Quando o veículo não pode ser guinchado?  

    Você sabia que há situações em que o veículo não pode ser guinchado? Um carro com certos tipos de irregularidades não é apreendido caso seja parado em uma blitz, por exemplo.  

    Isso passou a ocorrer após a Lei 14.299 ter sido sancionada. De acordo com essa lei, carros com irregularidades que não comprometam a segurança no trânsito não podem ser guinchados.  

    Além disso, carros com placa desgastada ou faltando uma letra ou número sejam devidamente regularizados em até 15 dias.  

    Já no caso de um carro com licenciamento atrasado, o motorista deverá quitar a dívida na hora e todo o processo de licenciamento deverá ser concluído no local da blitz.  

    De quebra, mesmo com a conclusão do licenciamento, o condutor receberá uma multa pelo atraso, mas poderá seguir seu caminho com o veículo. Caso contrário, o carro será apreendido e encaminhado ao pátio.  

    Descubra como impulsionar seu negócio com nossas soluções!

    Consultas veiculares, análises de crédito, análises PF e PJ, e muito mais.

    Ao se inscrever você concorda com nossa
    Política de Privacidade