Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Como verificar credito e diminuir risco de maus pagadores
31 de maio de 2019

Checktudo lança ferramenta para consultar e diminuir risco de inadimplência

Veja agora como realmente diminuir risco de inadimplência.

Antes de mais nada, mais de 60 milhões de consumidores possuem dívidas em atraso no Brasil, segundo dados divulgados pela Serasa Experian. O último levantamento revelou também que o número de micro e pequenas empresas inadimplentes chegou a 5,3 milhões. Então, pensando em garantir mais segurança nas transações financeiras, a Checktudo desenvolveu uma nova consulta: o Score. Ela permite identificar o grau de risco de inadimplência para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ).

O Score Checktudo realiza um cálculo algébrico para aferir qual é o percentual de chance do CPF ou CNPJ realizar o pagamento dentro do prazo de vencimento. Assim também, o Score será disponibilizado em todas as consultas do grupo crédito, sempre como feature. Ou seja, o cliente poderá optar por utilizá-lo ou não.

Como funciona a ferramenta Score?

O sistema utiliza como base as informações de pendências financeiras, cheques sem fundo, histórico de relacionamento com bancos e histórico de pagamentos. Desse modo, com esses dados, o sistema gera uma pontuação de 0 a 1.000. De 0 a 300, o risco de inadimplência do consumidor é alto, de 300 a 600 o risco de inadimplência é médio, e acima de 600 o risco de inadimplência é baixo.

As empresas podem usar essa pontuação como uma informação adicional para a tomada de decisão, no momento de concessão de financiamentos. Além de, somar esse score às suas próprias informações para compor sua política de crédito antes da realização de qualquer negócio que envolve risco de inadimplência.

Conheça as principais restrições financeiras de veículos

Exemplo de score com restrição

Exemplo de score sem restrição

Pontualidade de pagamento: Melhor maneira de verificar e diminuir risco de inadimplência

De acordo com o score obtido, o sistema realiza também o cálculo de qual é o percentual de chance deste CPF ou CNPJ realizar o pagamento dentro do prazo de vencimento. Portanto, se o ponteiro estiver mais próximo do 0 (área vermelha), a chance de pagar no prazo é baixa. Quanto mais próximo dos 100% (área verde), maior a chance de pagamento dentro do prazo.

Exemplo de baixa pontualidade

Exemplo de alta pontualidade

O score é uma ferramenta de consulta de risco de inadimplência dinâmica

A pontuação considera informações disponíveis no momento da consulta. Desse modo, significa que o CPF ou CNPJ poderá melhorar o seu score se limpar o nome, pagar contas em dia e mantiver dados cadastrais atualizados.

Contudo, vale ressaltar: um CPF que não tenha histórico de relacionamento com banco ou compras realizadas em seu nome, o Score poderá ser calculado como risco médio ou até mesmo risco alto. Do mesmo modo, o mesmo vale para um CNPJ novo.

Quer saber mais sobre as consultas de Checktudo? Então, cadastre-se no nosso sistema:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio