Aprenda a cobrar clientes inadimplentes com 6 dicas essenciais!

Cobrar clientes inadimplentes requer paciência e organização. Veja como fazer isso da forma correta!
Recentemente, explicamos como funciona o Score Checktudo, ferramenta que permite identificar o grau de risco de inadimplência de pessoas físicas e jurídicas.
Agora, vamos te mostrar como cobrar clientes inadimplentes da forma correta. Afinal, fazer análise de crédito e adotar medidas para reduzir o risco de inadimplência funciona, mas dificilmente irá eliminar totalmente esse problema.
Por isso, é muito importante saber como abordar o cliente no caso dele não cumprir os prazos estabelecidos!
6 dicas essenciais para cobrar clientes inadimplentes!
Primeiramente, não tenha medo de cobrar! Toda empresa tem direito de fazer cobranças sem sofrer nenhuma retaliação judicial, desde que o bom senso seja respeitado.
Mas é importante saber como cobrar para evitar problemas maiores!
Estabeleça um processo de cobrança
Desde o início da relação comercial, deixe claros os termos de pagamento e as consequências do atraso. Para isso, utilize canais de comunicação diversos como e-mail, SMS, WhatsApp e telefone para enviar lembretes e negociar pagamentos.
Inicie com lembretes amigáveis e, gradualmente, aumente o tom da cobrança, caso necessário, mas sempre mantendo o respeito.
Entenda o motivo da inadimplência
Entre em contato com o cliente para entender os motivos do atraso. Pode haver problemas pessoais ou financeiros que justifiquem a situação.
É importante que você mostre que se importa com a situação do cliente e está disposto a encontrar uma solução.
Ofereça opções de negociação
Se possível, ofereça opções de parcelamento, desconto para pagamento à vista ou outras formas de negociação.
Também é importante simplificar o processo de pagamento, oferecendo diversas opções como boleto, cartão de crédito ou débito online.
Inclua negativações
Há casos em que os processos de cobrança são ineficientes para recuperar a dívida e, por isso, é necessário aplicar medidas mais drásticas para evitar prejuízos.
O sistema da Checktudo oferece um serviço de negativação que agiliza sua recuperação de dívidas de forma eficiente e discreta.
Ao contratar a Negativação Checktudo, sua empresa terá acesso a:
- Inclusão/exclusão de negativações nos 5 maiores bancos do país;
- Monitoramento da situação de crédito de clientes em tempo real;
- Envio de e-mails, SMS e/ou carta para comunicar débitos em atraso.
Saiba mais sobre a negativação Checktudo
Evite ameaças
Mesmo em situações tensas, mantenha a calma e a educação. Ameaças e cobranças indevidas podem gerar conflitos e prejudicar a imagem da sua empresa.
Consulte um advogado
Em casos de dívidas muito altas ou persistentes, consulte um advogado para avaliar as opções legais de cobrança.
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Como evitar problemas com inadimplência?
Clientes inadimplentes são ama das maiores dores de cabeça dos empresários e a prevenção é o melhor caminho.
Previna incidência de atrasos
Uma das formas de reduzir a inadimplência é ter à disposição um cadastro de clientes organizado. Isso permite um melhor monitoramento dos pagadores.
Certamente, se você discriminar a pontualidade dos pagamentos de cada um, poderá identificar quais clientes têm mais dificuldade em manter o acordo estabelecido.
Valorize os bons pagadores
Crie cartões especiais, que acumulam pontos que podem ser trocados por benefícios, ou categorias com atrativos que valorizem os clientes que têm um bom histórico de pagamento.
Se você criar categorias de clientes, como Premium ou Gold, deixe claro que inadimplência pode ser um fator para removê-lo desse atendimento diferenciado.