Imagem representativa do tema negativação de devedores.
10 de julho de 2024

Saiba tudo sobre negativação, o novo serviço da Checktudo!

Provavelmente, você já ouviu o termo ‘nome sujo’ ou ‘nome negativado’, mas você sabe por que e como é feita a negativação de devedores? Nós vamos te explicar tudo sobre esse assunto e te mostrar como negativar clientes inadimplentes na Checktudo!

O que é negativação?

A negativação é um processo que ocorre quando uma pessoa ou empresa não paga uma dívida e, como consequência, tem seu nome incluído em cadastros de inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito – ou birôs de crédito.  

Esse processo é essencial para o mercado, já que permite que outras empresas conheçam melhor a capacidade – e probabilidade – de pagamento dos consumidores e adaptem suas ofertas de crédito de acordo com o perfil de cada um.  

Logo após a solicitação do credor, o birô de crédito envia um comunicado à pessoa inadimplente sobre os débitos em atraso e, a partir desse momento, o devedor terá um prazo para quitar a dívida, evitando que seu nome seja negativado. Normalmente, o prazo para o pagamento da dívida é de 10 dias.

O que leva uma pessoa/empresa a ser negativada?

Sempre que uma obrigação de pagamento não é cumprida, a pessoa/empresa devedora pode ser negativada. Veja abaixo as principais obrigações que levam a um processo de negativação:

  • Boletos bancários
  • Aluguéis
  • Notas fiscais
  • Taxas de condomínio
  • Notas promissórias
  • Contratos
  • Cheques sem fundo
  • Duplicatas

Quais são as principais funções da negativação?

Alertar o devedor

A comunicação da dívida enviada pelos birôs de crédito alerta os devedores sobre os débitos pendentes, criando uma sensação de urgência para o pagamento.

Agilizar a recuperação de dívidas

Ao negativar a pessoa/empresa inadimplente, o credor aumenta as chances de recuperação da dívida por meio de um acordo com o devedor.

Potencializar as análises de crédito

As negativações incluídas podem ser consultadas por outras empresas durante o processo de análise de crédito.

Ao saber que um cliente está negativado, é possível limitar o acesso ao crédito ou negociar condições mais adequadas à possibilidade de pagamento.

Qual é a diferença entre negativação e protesto?

O protesto é um registro de dívida feito pelo cartório. Nesse caso, o credor deve provar a inadimplência, que será analisada pelo tabelião. Caso o protesto do título seja válido, o devedor receberá uma intimação e deverá pagar, além da dívida, as despesas cartorárias do credor.

No caso da negativação, o devedor é inserido no cadastro de inadimplentes gerido pelos birôs de crédito, após a comunicação prévia da dívida. Caso não seja feito o pagamento no prazo estipulado, o devedor terá seu nome negativado.

Quando é indicado negativar devedores?  

Após consultar e verificar que a dívida segue ativa – ou seja, sem pagamento – recomenda-se iniciar algumas tratativas amigáveis para a resolução do problema.  

Dessa maneira, é possível demonstrar consideração ao cliente e manter uma boa relação para futuros negócios.  

Envie uma notificação formal ao devedor com detalhes sobre a dívida pendente – como o valor, a origem e o prazo de pagamento antes da negativação.  

Depois que as tentativas de negociação amigável forem esgotadas, o ideal é acionar os birôs de crédito e fazer a negativação do devedor.  

Saiba mais em: quando é indicado negativar clientes?

Qual é o prazo para negativar clientes inadimplentes?  

Desde o primeiro dia de atraso no pagamento de uma parcela ou conta já é possível informar a dívida aos birôs de crédito.  

E, apesar do Código de Defesa do Consumidor não regulamentar um prazo específico para essa ação, é importante tentar uma negociação amigável com o cliente antes da negativação direta, para não afetar negativamente a imagem da sua empresa.

O que acontece com a pessoa/empresa negativada?

Após a negativação, a pessoa/empresa pode enfrentar dificuldades para conseguir crédito, fazer financiamentos e até mesmo abrir uma conta bancária.

Além disso, esse tipo de procedimento pode impactar na pontuação de crédito – conhecida como score – tornando alguns processos financeiros um pouco mais difíceis.  

Leia também:

O que é negativação indevida?

A negativação indevida acontece quando é feita a inclusão de uma pessoa ou empresa no cadastro de inadimplentes, sem que haja de fato uma dívida ou restrição financeira relacionada.

Por isso, é importante se atentar aos dados cadastrais de cada cliente, diminuindo as chances de erros na inclusão de negativações.

Qual é o prazo para retirar o devedor do cadastro de inadimplentes?

Fica a encargo do credor solicitar a exclusão aos birôs de crédito, após a quitação ou o acordo de pagamento da dívida, em até 5 dias úteis.

É verdade que a negativação “caduca”?

Sim! O nome do devedor não pode ser mantido no cadastro de inadimplentes por um período maior do que 5 anos, mas isso não quer dizer que a dívida será perdoada. Ela continuará existindo até que seja quitada!

Como fazer consultas de negativação?

É possível consultar negativações em sites que oferecem serviços de crédito, como o sistema da Checktudo.

Saber se um possível cliente ou fornecedor está negativado é muito importante para garantir a segurança das suas negociações, já que a negativação demonstra que a pessoa/empresa tem dificuldades de honrar seus compromissos financeiros.

Saiba mais sobre a Negativação Checktudo!

Pelo nosso sistema, você terá acesso a análises de crédito mais completas e precisas, que mostram com mais profundidade a capacidade de pagamento de cada cliente, além de um serviço de negativação que agiliza sua recuperação de dívidas de forma eficiente e discreta.  

Ao contratar a Negativação Checktudo, sua empresa terá acesso a:  

  • Inclusão/exclusão de negativações nos 5 maiores bancos do país;
  • Monitoramento da situação de crédito de clientes em tempo real;  
  • Envio de e-mails, SMS e/ou carta para comunicar débitos em atraso, pela QUOD. 

Tipos de cobrança

Pelo sistema da Checktudo, sua empresa poderá escolher entre dois tipos de cobrança:

Digital – Envio de e-mails e SMS para comunicar os débitos em atraso.

Por carta – Envio de notificação por carta para comunicar a dívida.

É diferente da negativação Serasa?

Sim! Na Checktudo a negativação é incluída nos 5 maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander).

Além disso, os nossos serviços de crédito tem como base o cadastro positivo da QUOD, que é uma avaliação feita de forma mais justa, que não leva em conta somente as eventuais dívidas atrasadas, mas também os compromissos financeiros que foram pagos em dia.

Quer saber mais sobre os serviços de crédito da Checktudo?

Oferecemos negativações pelo menor custo do mercado, sem taxas de baixa/exclusão, em um plano personalizado para a sua empresa!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio