Logo Checktudo

Checktudo - Blog

saiba como evitar fraudes e inadimplências com as nossas feramentas
21 de setembro de 2020

Como evitar fraudes e inadimplências? Veja as nossas 6 dicas!

Quer saber como evitar fraudes e inadimplências na sua empresa? Quer saber como as nossas consultas e ferramentas podem te auxiliar nesse processo? Então, leia esse texto!

Veja agora as 6 dicas principais:

1 – Tenha um código de ética

O código de ética serve para guiar os funcionários e gestores com relação à missão, visão e os valores da empresa.

E é importante que esse código seja cumprido e não fique só no papel. Pois, dessa forma, cria-se um ambiente mais transparente e as relações profissionais tendem a ser mais valorizadas. O que dificulta a ocorrência de fraudes por parte dos funcionários.

2 – Tenha atenção com os documentos recebidos

Uma das fraudes mais recorrentes é a fraude de documentos. Que podem ser tanto os documentos pessoais de clientes, quando as notas fiscais e contratos.

Por isso, é importante estar atento e ler todas as cláusulas e notas fiscais com atenção aos detalhes. Além disso, é bom contar com ferramentas que auxiliem na validação de documentos, como por exemplo, a Biometria Facial da Checktudo.

Com essa ferramenta, é possível validar documentos de clientes por meio de uma foto do documento ou até mesmo de uma selfie. Após enviada a foto, a nossa ferramenta vai fazer a varredura em uma robusta base de dados e estipular uma porcentagem de chance do documento em questão ser fraudado. A verificação do documento é feita entre a similaridade da foto enviada com a foto da CNH do indivíduo. 

Quer saber mais sobre a Biometria Facial?

3 – Procure validar informações de clientes

Para isso, você pode fazer consultas de crédito e de localização. As consultas de crédito permitem que você encontre informações sobre pagamentos de clientes e saiba qual é a possibilidade de eles ficarem inadimplentes. Já com as consultas de localização, é possível encontrar e validar informações sobre empresas e pessoas. O que te dá muito mais segurança nas suas transações. 

A Checktudo disponibiliza consultas de forma personalizada. Ou seja, você pode definir os tipos de informação que deseja encontrar, de forma que atenda melhor o seu negócio.

Quer saber mais sobre as consultas da Checktudo?

Clique aqui e faça o seu cadastro no nosso sistema!

4 – Conheça bem os funcionários, antes da contratação

O ideal é que você peça indicações para os bons funcionários que você já tem. Assim, diminuem as chances de você errar nas contratações.

Além disso, é necessário que seja feito um processo seletivo completo. Pesquise o histórico do candidato, busque referências profissionais, procure saber o motivo dos desligamentos das empresas anteriores e avalie os dados cadastrais.

5 – Faça auditorias

De preferência, essas auditorias devem ser feitas de forma frequente. Assim, é possível atualizar políticas e planos da empresa e perceber possíveis problemas com antecedência.

Fazer acompanhamentos e balanços com regularidade, demonstra transparência e dificulta a ação de pessoas mal-intencionadas. Isso porque, sempre que os mecanismos de prevenção são divulgados, gera-se um sentimento de insegurança no possível infrator.

Outra forma de evitar problemas com funcionários, é ter sistemas de recompensa por bons resultados e comportamentos. Assim, os funcionários se sentirão contemplados e dificilmente terão a intenção de prejudicar a empresa.

6 – Utilize mecanismos de proteção e controle

É importante que você utilize mecanismos de controle de jornada de trabalho, de tarefas diárias, relatórios e demonstrativos de desempenho. Além disso, é necessário ter sistemas protegidos com senhas fortes e códigos de conduta para a utilização dos recursos da empresa.

Enfim, essas são as principais dicas para evitar fraudes e inadimplências. Em caso de dúvidas ou sugestões, utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio