Dicas de direção defensiva para motoristas profissionais!

Entenda o que é direção defensiva e veja nossas dicas para melhorar suas técnicas no trânsito.
Não é segredo que a imprudência é um dos fatores que mais influenciam nos acidentes de trânsito. Enquanto veículos e estradas passam por melhorias ano após ano, visando a segurança dos condutores e passageiros, as boas práticas na hora de dirigir ainda são pouco difundidas.
E é justamente para ajudar na prevenção de acidentes que existem as técnicas de direção defensiva! Entenda mais:
O que é direção defensiva?
A direção defensiva é um conjunto de práticas que ajudam o motorista a dirigir com segurança, preservando vidas, sua saúde e o meio ambiente. Essas ações permitem que o condutor reconheça, de forma rápida, uma situação de risco nas vias, a tempo de evitar acidentes.
Quais são os tipos de direção defensiva?
Existem dois tipos de direção defensiva: preventiva e corretiva. A primeira é voltada à antecipação de riscos e prevenção contra acidentes. Já a segunda, é aplicada em situações que precisam de uma correção rápida dentro de um cenário de alerta que não foi previsto.
7 dicas de direção defensiva para motoristas profissionais!
Confira ações práticas e comportamentais que te ajudam a melhorar suas técnicas de direção:
Dirija com a postura correta
A forma como você se posiciona ao dirigir um veículo é um dos fatores principais na hora de evitar um acidente.
Uma postura ruim reduz o tempo de resposta do seu corpo em relação à percepção de uma situação de alerta. Enquanto a posição correta diminui a possibilidade de desgaste físico.
Dicas para manter a postura correta ao dirigir:
- Evite tensões com os braços, mantenha-os um pouco dobrados e as mãos posicionadas como se fossem ponteiros de um relógio indicando 9h15 (ou seja, a mão esquerda no que seria o 9 e a mão direita no 3), isso ajuda a acessar de forma mais rápida os comandos e informações do carro;
- Coloque o cinto de segurança da forma correta, passando a faixa inferior pela região do abdome e posicionando a faixa transversal sobre o peito e não sobre o pescoço;
- Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a sua altura. Apoie o corpo no banco do carro (encosto e assento), perto de um ângulo de 90 graus, o que também ajudará a te manter menos tenso;
- Não apoie os pés nos pedais que não estiver usando e sempre use calçados que fiquem mais fixos nos pés, proporcionando maior segurança.
Elimine distrações e dirija com atenção no trânsito
Quando você está no trânsito, muitas decisões são tomadas e isso requer muita atenção. O ato de dirigir é tão automático, quando se tem prática, que o motorista acaba tendo um relaxamento natural de suas ações.
Além disso, existe um número grande de distrações que podem fazer com que o condutor perca ainda mais atenção, aumentando a possibilidade de acidentes.
Dicas para manter a concentração na hora de dirigir:
- Nunca dirija sob o efeito de bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos que reduzem o reflexo ou que modifiquem seu comportamento natural;
- Não dirija assistindo algum conteúdo, evite usar o som do carro em volumes altos que impeçam de escutar o barulho do próprio veículo e jamais atenda chamadas no celular;
- Não deixe animais soltos no veículo e não transporte cargas que podem se movimentar durante a condução;
- Quando estiver ao volante, fique atento à movimentação dos veículos e pedestres, independentemente da direção deles;
- Não se esqueça de verificar os espelhos retrovisores, placas de trânsito, sinalizações eletrônicas, faixas na pista, bem como as informações do painel do carro, como velocidade, contador de gasolina e estado do motor.
Respeite o limite de velocidade das vias
Sempre leve em consideração que, quanto maior a velocidade em que você estiver guiando, maiores são os riscos de acidentes. A pressa coloca em risco a sua vida e a vida de quem estiver ao seu redor.
Também é importante estar atento ao tipo de movimentação que ocorre nas vias, pois haverá momentos em que, mesmo com um limite de velocidade pré-determinado, você deverá andar ainda mais lento, principalmente em situações de trânsito pesado, chuva e aglomeração de pessoas.
Mantenha uma distância segura dos outros carros e tenha cuidado nas ultrapassagens
Evite ao máximo ficar muito próximo de outros veículos. Quanto maior o espaço em relação ao carro da frente, mais tempo de reação você terá em situações emergenciais para evitar um acidente, seja freando ou desviando do carro.
Também é importante ter cuidado nas ultrapassagens. Lembre-se: ultrapassar em faixa contínua é proibido por lei e coloca em risco a sua vida, a vida dos passageiros e dos outros motoristas na via.
Leia também:
Tenha cuidado ao conduzir em situações de baixa visibilidade
Ao dirigir em curvas, sentimos de forma mais perceptível a ação da força g, que é a aceleração relativa à gravidade da Terra, ou seja, a pressão exercida em nosso corpo pela gravidade. Quanto mais rápido o carro estiver, maior deverá ser o esforço realizado para mantê-lo no traçado correto.
Dessa forma, se você estiver rápido demais, pode acabar perdendo o controle do veículo. Portanto, ao fazer uma curva, reduza a velocidade, guie o carro com movimentos suaves e contínuos, evitando movimentações bruscas.
Já em casos de chuva ou baixa iluminação, a atenção deve ser redobrada. As chuvas atrapalham na visualização dos acontecimentos na pista, além de torná-la mais escorregadia.
Nessa situação, reduza a velocidade, utilize o farol baixo e aumente a distância de segurança em relação ao carro da frente. Além disso, evite movimentos bruscos e pisadas fortes no freio.
Mantenha a manutenção do veículo em dia
Ter o carro sempre em boas condições também é fundamental para evitar acidentes. Por isso, leve seu carro a um mecânico de confiança e peça para que ele verifique o estado do motor, suspensão, freios, pneus, amortecedores, faróis, entre outros.
Entenda e siga as leis de trânsito
Para que você possa obedecer às regras de trânsito, evitar acidentes e até mesmo multas, é necessário ter conhecimento das leis e entender porque elas existem e como são aplicadas.
Onde fazer um curso de direção defensiva?
Com o aumento do número de motoristas de aplicativo, cada vez mais há uma tendência de buscar meios para aprimorar as técnicas de direção defensiva. Estudar e praticar esses atos pode te livrar de muita dor de cabeça, principalmente dirigindo em grandes cidades.
Dessa forma, os cursos tornaram-se um fator importante nesse aprimoramento. Confira agora algumas instituições que podem ser uma opção para você aprender mais sobre essa técnica: