Logo Checktudo

Checktudo - Blog

como localizar quem me deve
18 de setembro de 2019

Estratégias para localizar devedores

Depois de fechar uma venda, vem outro desafio, a cobrança. Muitos clientes tendem a se tornar maus pagadores e é nesse momento que a cobrança entra em ação com o objetivo de recuperar o valor.

Por este motivo a análise de crédito é fundamental: ela evita que sua empresa feche um negócio com um mau pagador e tenha prejuízos. É claro que o atraso em pagamentos é algo corriqueiro na vida da maioria dos brasileiros, mas o atraso por muito tempo pode impactar diretamente na qualidade financeira da sua empresa.

Antes de mais nada, recomenda-se a cobrança amigável a fim de solucionar o problema sem envolvimento de órgãos de proteção ao crédito ou causar desgaste de ambas as partes. Entretanto, localizar um devedor pode ser uma tarefa extremamente difícil e cansativa. Por isso é importante sempre ter um banco de dados com as informações de todos os seus clientes e que ele seja atualizado periodicamente.

Ver também: Score – ferramenta para consultar e diminuir risco de inadimplência

Saiba quais são os passos para fazer cobranças e evitar prejuízos:

  • Contato direto através de ligações, mensagens e cartas: você pode contatar o cliente com os dados que já tem em sistema, como endereço e números de telefone;
  • Averiguação de dados em cartórios: através dos cartórios você consegue realizar uma pesquisa de informações de crédito;
  • Empresa especializada em consulta de informações: A CheckTudo é uma empresa de informações, ótima maneira de conseguir contato com o devedor. Além da possibilidade de higienizar e atualizar contatos existentes. Ela tem um sistema cadastral atualizado e conta com profissionais experientes e sistemas eficientes na localização de devedores.

Por outro lado, vale lembrar que contatar o devedor diretamente ou averiguar dados em cartórios podem não ser opções viáveis e com bons resultados. Muitas vezes os dados estão desatualizados, dificultando o acesso ao devedor ou ainda contatando alguém que não tem relação com a sua empresa e nem com o devedor.

Dessa forma, mesmo após diversas tentativas, não há o sucesso em nenhuma das tentativas de localização do devedor. Por isso algumas empresas tendem a procurar outras formas para fazer com que o devedor quite ou negocie sua dívida.

Ver também: Quando negativar clientes é indicado?

Não localizou o devedor? Existem outras formas de localizar. Saiba como:

No caso de não localização do devedor, o Detran pode ser um grande aliado na localização de seu cliente inadimplente. Além disso, por causa dos contratos na compra e venda de veículos, através de informações passadas por este órgão você poderá requerer a penhora dos bens da pessoa. Mas, para isso é necessário que você faça um requerimento ao juiz que expedirá um ofício ao Detran a fim de informar os veículos que são de propriedade do devedor.

Esse processo é realizado através do sistema RENAJUD que é uma ferramenta eletrônica que interliga o Judiciário com o DETRAN. É ele quem possibilita a efetivação de ordens judiciais de restrição de veículos cadastrados no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), essa ferramenta é padronizada e reduz o tempo entre a emissão das ordens e o cumprimento delas, além de oferecer recursos para a tomada de decisão jurídica.

O RENAJUD pode ocorrer através da penhora de bens ou ainda quando o proprietário descumprir o acordo de pagamento do veículo. Com o RENAJUD, você conseguirá requerer judicialmente a penhora dos bens até que a dívida seja quitada.

Localize devedores facilmente pela internet!

A maneira mais fácil e rápida de realizar essa localização é através da consulta CheckTudo que pode ser feita apenas com as informações do veículo (placa, chassi, motor ou renavam), da pessoa física ou da empresa do devedor.

Essa é uma ferramenta bastante vantajosa para localizar os devedores de sua empresa e saber se já existe um bloqueio de bens realizado por outra empresa. É através dessa facilidade que você conseguirá recuperar os débitos.

Em síntese, você pode optar por fazer um plano de consulta mensal que cabe no seu bolso, para realizar pesquisas regularmente.

Através dessa consulta você saberá diversas informações como por exemplo se o veículo foi aceito ou não no seguro, se tem algum risco de comercialização com base em vistorias físicas, os riscos que a comercialização deste veículo pode ter, diversas informações cadastrais incluindo as informações do proprietário, além de saber se o veículo possui algum restrição ou se sua utilização já está bloqueada por algum motivo.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio