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Antes de comprar é melhor consultar
momento ideal para negativar clientes
18 de setembro de 2019

Quando negativar clientes é indicado?

Fazer uma boa análise de crédito evita inadimplência e prejuízos. Porém, nem sempre a análise de crédito significa que o cliente não dará problemas para pagar suas dívidas. Negativar clientes às vezes é preciso.

Primeiramente, nem todo devedor tem má índole. Muitos clientes seja por desemprego, doença ou até mesmo por fazer mais dívidas do que o que consegue pagar, não pagam suas dívidas. Logo, como consequência, acabam trazendo problemas financeiros para a empresa credora. Desse modo, é nesse momento que a cobrança tem grande importância na recuperação deste crédito.

Ver também: Score – ferramenta para consultar e diminuir risco de inadimplência

Devo negativar um cliente assim que verificar que o pagamento não foi efetuado?

O prazo após o vencimento para negativação é opcional, você pode negativar clientes com um dia após a data de vencimento.

Inicialmente, é válido utilizar métodos amigáveis de cobrança: entrando em contato através de ligações ou SMS, enviando cartas de cobrança e principalmente, dando possibilidades ao cliente de negociar sua dívida de forma que consiga pagá-la de forma efetiva.

Mas, sabemos que na maioria das vezes os métodos de cobrança de forma amigável não trazem o resultado desejado. Além do mais, muitos clientes que têm propensão a serem devedores, mudam com frequência seus números de telefone e endereço, dificultando o contato e a resolução do problema sem contatar um órgão de serviço de proteção ao crédito.

Antes de pensar em prazos para negativação, é importante entender o que é a negativação e como ela funciona.

Negativar um cliente é incluir o nome dela no cadastro de um órgão de proteção ao crédito, assim, você indica a outras empresas que este cliente tem um débito em aberto, dificultando a liberação de crédito para este cliente.

Ao negativar alguém, o devedor não pode solicitar crédito, comprar com crediário, solicitar cartões de crédito, etc. Nesses casos, o órgão de serviço de proteção ao crédito contata o cliente fazendo uma nova cobrança. Esta, geralmente feita através de carta, fazendo com que o consumidor procure formas de quitar essa dívida.

Lembrando que é importante que os cadastros dos seus clientes estejam sempre atualizados para que você consiga efetivar o processo de negativação.

Caso tenha alguma divergência entre as informações fornecidas pela empresa e as informações reais do cliente, pode ser que a negativação não seja efetuada.

Tenha sempre documentos assinados por seus clientes comprovando a dívida para que esteja respaldado em casos de falta de pagamento. Posteriormente, o cliente pode alegar cobrança indevida e você ficará a mercê.

Ver também: Como cobrar (e lidar) clientes inadimplentes

Mas então, qual é o momento certo para negativar um cliente?

É possível negativar com apenas um dia de vencimento, mas para os órgãos de serviço de proteção ao crédito SPC ou Serasa, a negativação pode ocorrer com até 35 dias de atraso, mas, sabemos que essa não é a realidade e que muitos credores esperam mais de 180 dias para finalmente negativar um cliente.

Por um lado, o Código de Defesa do Consumidor não fornece nenhum prazo como ideal para inclusão do inadimplente no Serasa, por exemplo. Porém, o ideal é que o devedor seja contatado e em caso de insucesso, a negativação pode ocorrer no período de 60 dias.

Além disso, muitas empresas optam por demorar para efetuar a negativação porque geralmente adotam uma política de bom relacionamento, considerando inicialmente que o devedor apenas atrasou o pagamento.

Quando negativado, o cliente é estimulado a quitar a dívida o quanto antes, assim, conseguirá retornar ao mercado o quanto antes.

Negativar clientes é muito eficaz não só na questão do recebimento do valor, mas isso faz com que outras empresas não concedam crédito para essa pessoa.

Desse modo, é imprescindível que você atente-se quanto ao pagamento do débito mesmo quando a dívida já estiver sob os cuidados dos órgãos de serviço de proteção ao crédito.

Ao mesmo tempo, o cliente precisa ter o “nome limpo” para voltar a ter crédito no mercado. Nesse ínterim, caso demore mais que cinco dias, você estará sujeito a uma ação por danos morais. Por isso é válido escolher um plano que ofereça uma solução que gerencie o processo de cobrança e cancele a negativação assim que o pagamento for efetuado.

Ver também: Dívida Ativa Nacional – Evite fazer negócio com quem poderá sofrer uma execução fiscal!

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