Fazer uma boa análise de crédito evita inadimplência e prejuízos. Porém, nem sempre a análise de crédito significa que o cliente não dará problemas para pagar suas dívidas. Negativar clientes às vezes é preciso.
Primeiramente, nem todo devedor tem má índole. Muitos clientes seja por desemprego, doença ou até mesmo por fazer mais dívidas do que o que consegue pagar, não pagam suas dívidas. Logo, como consequência, acabam trazendo problemas financeiros para a empresa credora. Desse modo, é nesse momento que a cobrança tem grande importância na recuperação deste crédito.
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O prazo após o vencimento para negativação é opcional, você pode negativar clientes com um dia após a data de vencimento.
Inicialmente, é válido utilizar métodos amigáveis de cobrança: entrando em contato através de ligações ou SMS, enviando cartas de cobrança e principalmente, dando possibilidades ao cliente de negociar sua dívida de forma que consiga pagá-la de forma efetiva.
Mas, sabemos que na maioria das vezes os métodos de cobrança de forma amigável não trazem o resultado desejado. Além do mais, muitos clientes que têm propensão a serem devedores, mudam com frequência seus números de telefone e endereço, dificultando o contato e a resolução do problema sem contatar um órgão de serviço de proteção ao crédito.
Negativar um cliente é incluir o nome dela no cadastro de um órgão de proteção ao crédito, assim, você indica a outras empresas que este cliente tem um débito em aberto, dificultando a liberação de crédito para este cliente.
Ao negativar alguém, o devedor não pode solicitar crédito, comprar com crediário, solicitar cartões de crédito, etc. Nesses casos, o órgão de serviço de proteção ao crédito contata o cliente fazendo uma nova cobrança. Esta, geralmente feita através de carta, fazendo com que o consumidor procure formas de quitar essa dívida.
Caso tenha alguma divergência entre as informações fornecidas pela empresa e as informações reais do cliente, pode ser que a negativação não seja efetuada.
Tenha sempre documentos assinados por seus clientes comprovando a dívida para que esteja respaldado em casos de falta de pagamento. Posteriormente, o cliente pode alegar cobrança indevida e você ficará a mercê.
Ver também: Como cobrar (e lidar) clientes inadimplentes
É possível negativar com apenas um dia de vencimento, mas para os órgãos de serviço de proteção ao crédito SPC ou Serasa, a negativação pode ocorrer com até 35 dias de atraso, mas, sabemos que essa não é a realidade e que muitos credores esperam mais de 180 dias para finalmente negativar um cliente.
Por um lado, o Código de Defesa do Consumidor não fornece nenhum prazo como ideal para inclusão do inadimplente no Serasa, por exemplo. Porém, o ideal é que o devedor seja contatado e em caso de insucesso, a negativação pode ocorrer no período de 60 dias.
Além disso, muitas empresas optam por demorar para efetuar a negativação porque geralmente adotam uma política de bom relacionamento, considerando inicialmente que o devedor apenas atrasou o pagamento.
Negativar clientes é muito eficaz não só na questão do recebimento do valor, mas isso faz com que outras empresas não concedam crédito para essa pessoa.
Desse modo, é imprescindível que você atente-se quanto ao pagamento do débito mesmo quando a dívida já estiver sob os cuidados dos órgãos de serviço de proteção ao crédito.
Ao mesmo tempo, o cliente precisa ter o “nome limpo” para voltar a ter crédito no mercado. Nesse ínterim, caso demore mais que cinco dias, você estará sujeito a uma ação por danos morais. Por isso é válido escolher um plano que ofereça uma solução que gerencie o processo de cobrança e cancele a negativação assim que o pagamento for efetuado.
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