Logo Checktudo

Checktudo - Blog

A foto mostra o novo modelo de CNH, nas cores verde e amarela. A imagem conta ainda com uma chamada sobre como mudar categoria da CNH
23 de fevereiro de 2023

Veja o que é preciso fazer para mudar categoria da CNH

Adquiriu um veículo de carroceria diferente, muito maior e mais pesado que o habitual e precisa que o motorista da sua empresa possa dirigi-lo? Sabia que é possível entrar com um pedido para mudar categoria da CNH?

Exatamente, mudar categoria da CNH é possível, mas há alguns requisitos específicos que precisam ser seguidos e é justamente isso que vamos explicar neste texto para você.

O que é preciso para mudar categoria da CNH?

Para mudar categoria da CNH, é necessário que o motorista em questão esteja com a documentação em dia, sem irregularidades, como suspensão ou cassação.

Recentemente houve uma flexibilização em algumas exigências e, hoje em dia, para solicitar a alteração para as categorias D e E, o condutor não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.

Quer aumentar a frota da sua empresa?  Está procurando um veículo específico para trabalhar?

Conte com a Checktudo! Com nossa consulta 100% online e nosso atendimento personalizado, que abrange todo o Brasil, nós podemos te ajudar a tomar a melhor decisão.

Como pedir para mudar categoria da habilitação?

Se você é do estado de São Paulo, fique ligado aqui! Você pode solicitar a mudança ou adição de categoria da CNH pelo site do Poupatempo.

1 – Na página inicial do site do Poupatempo, clique em “Documentos e Registros pessoais;

2 – Na coluna de opções, selecione “CNH Carteira de Motorista”. Em seguida escolha entre adição, rebaixamento ou mudança de categoria;

3 – Faça o login, insira o número da sua CNH e confirme seus dados cadastrais;

4 – Selecione a categoria que você deseja adicionar ou mudar. As opções são:

  • ACC – Ciclomotor
  • A – Moto
  • B – Carro
  • C – Caminhão
  • D – Ônibus
  • E – Veículo acoplado

5 – Selecione a opção em que você se encaixa (Exerce Atividade Remunerada, necessita veículo adaptado, militar (processo para a corporação ou como civil) ou nenhuma das anteriores;

6 – Digite seu e-mail que será utilizado para baixar a versão digital da CNH;

7 – Confirme os dados e agende seu exame médico;

Lembrando que todo esse processo pode ser feito também pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS.

Em seguida você precisa levar sua documentação no Detran, como CNH, RG, CPF, comprovante de endereço e o exame médico (levar original e cópia em todos os casos).   

Após pagar a taxa do Detran, você deverá agendar suas aulas práticas em um CFC (Centro de Formação de Condutores). Depois de concluir as aulas e exames, o candidato deve comparecer a um posto do Detran para solicitar a mudança da categoria da CNH.

Se estiver tudo certo, o Detran irá emitir uma nova carteira de habilitação com a categoria desejada. É importante destacar que, após a mudança, o condutor terá um período de adaptação de um ano para dirigir veículos da nova categoria, durante o qual poderá ser submetido a fiscalizações e avaliações.

Gostou deste tema? Leia outros textos no blog da Checktudo:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio