Logo Checktudo

Checktudo - Blog

20 de fevereiro de 2020

Nova lei da CNH: o que pode mudar para motoristas profissionais

A nova lei da CNH, que faz parte do projeto de lei 3.267 proposto pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado, visa a implementação do aumento de limite de pontos na habilitação de motoristas profissionais.

Até o momento, a lei não entrou em vigor e está em processo de aprovação. A votação que deveria ter ocorrido em dezembro de 2019 ainda não aconteceu, pois foi cancelada pela Câmara dos Deputados.

A princípio, o objetivo da lei é alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e criar regras diferenciadas para o limite de pontos da CNH. Mas, por enquanto, essa mudança será aplicada apenas aos motoristas profissionais.

Importante: Sua empresa trabalha com frotas? Precisa saber todas as informações a respeito da CNH dos seus motoristas?

Faça o cadastro no sistema da Checktudo e saiba como criar consultas personalizadas.

Entenda as diferenças entre a proposta do Governo e a dos deputados na nova lei da CNH:

No início, na proposta da nova lei da CNH, enviada pelo Governo à Câmara dos Deputados estava prevista uma mudança no aumento da pontuação na CNH de 20 para 40, para os motoristas profissionais.

Dessa forma, o motorista passaria a ter o dobro do limite de pontos para atingir em caso de infrações, independente do nível de gravidade delas.

Após recebimento da proposta, em junho do ano passado, o deputado Juscelino Filho propôs que houvesse um meio termo.

Na proposta do deputado para a nova lei da CNH, o limite de pontuação subiria para os 40 pontos solicitados pelo presidente. Mas, isso aconteceria desde que os motoristas não cometessem infrações consideradas gravíssimas em um período de 12 meses.

A partir daí, os números de pontuação seriam: 30 pontos para os motoristas que cometessem apenas uma infração gravíssima em 12 meses e 20 pontos para os motoristas que cometessem 2 dessas infrações nesse mesmo período.

A nova lei da CNH ainda prevê outras mudanças que causam divergência entre o Governo e a Câmara dos Deputados:

Validade da habilitação

Segundo a proposta do Governo, a validade da habilitação dos motoristas de até 65 anos passaria de 5 para 10 anos. Já para os motoristas acima de 65 anos a validade passaria de 3 para 5 anos.

Para os deputados, a renovação aconteceria de 10 em 10 anos para motoristas de até 40 anos e de 5 em 5 anos para os motoristas acima dos 40 anos.

Exame toxicológico

Na proposta da nova lei da CNH, o Governo também sugeriu o fim do exame toxicológico.

Os deputados vetaram essa parte da proposta. Para a Câmara dos Deputados, o exame deve continuar a ser aplicado obrigatoriamente.

Em suma, esses são os principais pontos de divergência entre o Governo e os deputados em relação a nova lei da CNH para motoristas profissionais.

Resta aguardar as votações para saber como ela será implementada.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio