Logo Checktudo

Checktudo - Blog

3 de dezembro de 2020

Protesto de cheque: o que é? Para que serve?

Tem dúvidas sobre o que é e para que serve o protesto de cheque? Então, leia esse texto!

Você sabia que pelo sistema da Checktudo é possível conseguir informações que auxiliam a sua empresa a evitar fraudes e inadimplências?

A Checktudo é uma plataforma de inteligência de dados e BI, especializada em auxiliar empresas de todos os portes e segmentos na obtenção e no gerenciamento de dados relevantes. 

Por meio do nosso sistema você poderá ter acesso a:

  • Produtos Antifraude
  • Protestos
  • Ações Judiciais
  • Falências e Recuperação Judicial
  • Renda Presumida
  • Participação Societária
  • Score
  • Cheques
  • Dados Cadastrais: Telefone, endereços, e-mail(s)

Consultando esses dados, você poderá evitar problemas financeiros e judiciais, tornando as suas negociações bem mais seguras.

Além disso, pelo mesmo sistema, você poderá fazer consultas de veículos e de localização, atualizar e enriquecer sua base de dados, prospectar clientes e muito mais. A nossa plataforma é totalmente online e dinâmica, pensada para que a sua empresa possa ter a maior praticidade na obtenção de dados que auxiliem nos processos de gestão. 

O que é o protesto de cheque?

Apesar do pagamento por cheque não ser mais tão comum atualmente, nas lojas e comércios essa prática ainda acontece. Um dos principais problemas com esse tipo de pagamento, são os cheques sem fundo. 

Basicamente, um cheque é considerado sem fundo, quando o comprador deu um cheque ao estabelecimento no valor do produto/ serviço adquirido, mas ele não tinha saldo suficiente em sua conta corrente e, por isso, o cheque foi negado.

Logo, o protesto de cheque é um recurso disponibilizado pelos cartórios para as pessoas que foram lesadas com o recebimento de cheques sem fundo. 

Esse recurso pode ser utilizado após terem sido feitas duas tentativas de recebimento do cheque pelo banco. O protesto deve ser feito no cartório e aumenta as chances do credor reaver o valor que deveria ter sido pago pelo produto ou serviço vendido.

Para que serve esse recurso?

Antes de tudo, esse recurso serve para impedir ou dificultar a utilização dos cheques sem fundo por parte dos compradores. Além disso, auxilia o credor a receber o valor pelo produto ou serviço comercializado. 

Quem pode protestar o cheque?

Somente um Tabelião do Cartório de Protestos pode fazer esse procedimento, que deve ser solicitado pelo credor. Para isso, é preciso que o credor tenha em mãos o cheque em questão, com o nome completo e o endereço do emitente.

Qual é o prazo para protestar um cheque?

No caso dos protestos regulados pela Lei Especial nº 7.357/85, o prazo é de 6 meses. Já o prazo legal para protesto é de 30 dias, quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento e 60 dias, quando emitido em outro lugar do país ou do exterior.

O que acontece quando o cheque vai para protesto?

Após o protesto de cheque ser aceito pelo cartório, o nome do devedor será inserido nos Cadastros de Proteção de Crédito, como SPC/ Serasa. Então, o devedor será notificado sobre a dívida e poderá efetuar o pagamento no cartório ou diretamente com o credor.

O que acontece se eu não pagar um cheque protestado?

O protesto de cheque não obriga o devedor a pagar a dívida, é apenas um recurso que visa facilitar esse processo. Sendo assim, caso não seja efetuado o pagamento, a penalização que o devedor receberá, é ter o nome negativado e inserido no SPC/ Serasa, como mencionamos anteriormente.

Quem retira o protesto do cartório?

Para que seja feito o cancelamento do protesto, o consumidor terá que pagar a dívida ou questioná-la. Caso haja o questionamento, o processo deverá ser feito por meio de uma ação específica. 

Se o consumidor que foi protestado não quitar a dívida no cartório, ele precisará quitá-la junto ao credor. Nesse caso, o credor deverá devolver o título de crédito (cheque, duplicata).

Enfim, essas são as principais informações sobre o protesto de cheque. Em caso de dúvidas e/ou sugestões, utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio