Saiba o que são pneus recauchutados e se é perigoso usá-los!

    Saiba o que são pneus recauchutados e se é perigoso usá-los!

    O uso de pneus recauchutados é bastante comum, mas, em alguns casos, pode apresentar riscos para o motorista. Entenda!

    Apesar de não ser ilegal, o uso de pneus recauchutados sempre levanta muita polêmica, principalmente quando se trata de segurança. Mas você sabia que tudo depende da qualidade do processo de reaproveitamento do material? Uma recauchutagem bem-feita garante a segurança e durabilidade do pneu.

    Além disso, existem algumas curiosidades que atestam que pneus recauchutados podem sim ser seguros. Você sabia, por exemplo, que esse processo é amplamente utilizado por frotistas de veículos pesados e até mesmo em aviões comerciais? É isso mesmo!

    O Brasil reforma cerca de 14 milhões de pneus por ano!

    E tem aproximadamente 1.300 empresas especializadas no ramo. Nosso país fica atrás apenas dos Estados Unidos na reciclagem de pneus, em todo o mundo.

    Para dar ainda mais confiança de que esses pneus podem ser utilizados com segurança, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) deixou mais rígida a regulamentação para a prática, a fim de garantir a qualidade desse tipo de produto.

    As empresas credenciadas na entidade precisam apresentar documentos que comprovam que são capazes de fazer o serviço, além de apontarem um responsável técnico pelo processo. De quebra, é necessário enviar amostras dos pneus ao Inmetro, para que sejam testados.

    Qual é o perigo dos pneus recauchutados?

    É importante ressaltar: pneus recauchutados seguros são aqueles que foram reformados seguindo os critérios adotados pelo Inmetro, por empresas credenciadas no órgão.

    Não utilize pneus recauchutados que não atendem aos padrões ou que sejam de empresas não credenciadas no Inmetro. Um processo de recauchutagem malfeito pode gerar acidentes de graves proporções.

    Leia também: O que é inspeção veicular? Quando é necessário fazer?

    Como é feita a recauchutagem do pneu?

    A recauchutagem é o reaproveitamento de um pneu já usado. As empresas especializadas nesse processo aplicam borracha não vulcanizada na antiga área de contato com o chão, chamada de ‘banda de rodagem’.

    Depois disso, o pneu é encaminhado para uma prensa de alumínio, onde fica por duas horas em uma temperatura de 150ºC ou mais.

    Todos os pneus podem ser recauchutados?

    Não. Apenas pneus com menos de sete anos podem passar pelo processo de recauchutagem, sendo que não podem ser reformados mais de três vezes nesse período.

    Compensa usar pneus recauchutados?

    Se sua preocupação é financeira, sim! A curto prazo pode valer a pena, pois são mais baratos do que os pneus novos. No entanto, o pneu que passa pelo processo de recauchutagem dura aproximadamente metade da quilometragem de um pneu novo.

    Por exemplo: se um pneu novo dura entre 40 mil e 60 mil quilômetros rodados, um recauchutado dura apenas entre 20 mil e 30 mil quilômetros.

    Se você precisa trocar os pneus dos carros da sua frota, é importante ficar atento ao preço, caso prefira o processo de recauchutagem. Isso só valerá a pena a longo prazo se custar mais de 50% a menos que os pneus novos.

    Leia também: Como avaliar a quilometragem de um veículo usado ou seminovo?

    Qual é a diferença entre pneus recauchutados e remoldados?

    Agora que sabemos o que são pneus recauchutados, é importante diferenciá-los dos pneus remoldados, também conhecidos como remold.

    Os remoldados usam apenas a carcaça do pneu, sendo que todo o resto é refeito, incluindo as laterais e ‘ombros’. Isso significa que toda a borracha do pneu é retirada, incluindo as especificações originais dele, que ficam gravadas na lateral.

    E qual é o problema disso? Bom, você pode acabar equipando um carro da sua frota com um pneu que utilizou a carcaça de um antigo pneu que era específico para um carro completamente diferente.

    Imagine, por exemplo, um pneu com carcaça antigamente voltada para um hatch compacto, remoldado para equipar um sedan grande? Isso pode causar instabilidade em momentos emergenciais, como nas freadas.

    Existem especialistas que preferem pneus recauchutados e tem quem goste dos pneus remold, mas é sempre importante se verificar a fiscalização do Inmetro e se o produto é aprovado ou não pelo órgão.

    É importante ressaltar que motos não podem usar pneus remoldados de acordo com a Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

    Como saber se um pneu é remold?

    Identificar um pneu remold pode ser crucial para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo. Embora a tecnologia de remoldagem tenha avançado muito, é importante saber como verificar se um pneu passou por esse processo.

    Principais indicativos de que um pneu é remoldado:

    • Ausência da marca original e presença da marca da empresa que realizou a reforma;
    • Falta da etiqueta DOT (Department of Transportation), que indica a data de fabricação e outras informações importantes sobre o pneu;
    • Aparência da banda de rodagem, que pode apresentar diferenças em relação a um pneu novo, como textura menos uniforme, marcas de desgaste irregulares ou áreas com aparência diferente;
    • Preço baixo, que pode ser um indicativo de remoldagem do pneu, mas não uma garantia;
    • Etiqueta de identificação específica, informando o tipo de reforma (remold, recauchutado ou recapado), o nome e o CNPJ do reformador, o número do lote e o símbolo do Inmetro.

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