Logo Checktudo

Checktudo - Blog

16 de fevereiro de 2021

5 formas de aumentar a segurança no armazenamento de dados da sua empresa!

Aumentar a segurança no armazenamento de dados da sua empresa é a melhor forma de evitar problemas e estar de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Veja algumas dicas! 

Obtenha e gerencie dados de forma prática e segura!

Enriqueça e atualize a sua base de dados, localize clientes potenciais, faça validação de documentos, consulte dados de pessoas, empresas e veículos, por meio de um sistema totalmente online e integrado. Saiba mais sobre as consultas e serviços da Checktudo:

Quais são os riscos de não ter a segurança adequada no armazenamento de dados?

Um dos principais riscos que a sua empresa está correndo enquanto não aumentar a segurança no armazenamento de dados, são os softwares maliciosos, conhecidos como malwares.

Os malwares podem ser usados para apagar um disco inteiro, sequestrar dados, alterar arquivos ou permitir o acesso remoto aos seus dispositivos, invadindo o seu sistema e roubando informações sigilosas, inclusive financeiras. 

Nesse caso, há 3 ações preventivas que devem ser a sua prioridade:

  • Adotar um Sistema de Detecção de Intrusão (IDS);
  • Realizar análises de vulnerabilidades periodicamente;
  • Treinar os seus funcionários sobre aspectos de segurança e engenharia social. 

Quando o assunto é a proteção de dados, é necessário que você entenda que é muito mais importante ter ações preventivas do que reativas. Assim, é possível evitar prejuízos financeiros e problemas com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

As dicas que vamos dar neste texto, servem principalmente para as empresas de pequeno e médio porte. Pois, nesse caso, além de informações sigilosas, um roubo de dados pode expor seus planos aos concorrentes. Com isso, a imagem da empresa fica danificada, o que leva à perda de consumidores e da confiança do mercado. 

Veja agora 5 formas de aumentar a segurança no armazenamento de dados da sua empresa!

1 – Faça backup regularmente

O backup é importante pois permite a recuperação de arquivos em caso de ameaça. Por isso, você deve definir uma política de backups regulares.

Para aumentar a segurança nesse processo, o acesso aos arquivos deve ser controlado e as cópias devem ser checadas regularmente. Assim, é possível evitar vazamentos e garantir que seus registros estarão disponíveis, caso algum problema ocorra.

2 – Utilize o Cloud Computing de forma segura

Apesar da computação em nuvem ser uma forma mais segura de gerenciamento de dados e arquivos, também é necessário estar atento à segurança.

A diferença é que, nesse caso, a segurança dos servidores, links e energia é de responsabilidade da Cloud Provider (empresa contratada para a realização desse tipo de serviço). Essa empresa deve ter diversas medidas preventivas e instalações seguras com a certificação TIER.

Sendo assim, sempre que for contratar um serviço de armazenamento em nuvem, tome medidas preventivas. Avalie as políticas de segurança de dados e as certificações da empresa e defina regras e mecanismos de prevenção e controle, garantindo que a Cloud Provider atue de forma proativa para barrar e resolver ameaças.

3 – Limite as autorizações de acesso

Mantenha um controle rígido sobre todos os colaboradores que têm acesso à infraestrutura de TI da sua empresa e limite o acesso a arquivos e sistemas críticos.

Inclua marcas d’água em seus arquivos para prevenir o roubo de dados pela sua equipe e permitir identificar a fonte, em caso de violação.

Adote também logs de uso e aplicações de monitoramento. Esses recursos são cruciais para identificar a brecha e a origem, caso ocorra algum tipo de problema.

4 – Faça análises de risco

As ameaças digitais mudam constantemente, devido ao avanço da tecnologia. Por isso, para prevenir ataques, é necessário que você tenha uma equipe treinada e atualizada, que saiba evitar situações de risco.

É necessário que a sua equipe esteja atenta tanto às ameaças digitais, como a violação de dados, quanto às ameaças físicas, como interrupções de energia.

Ao fazer análises de risco regularmente, é possível identificar pontos de fraqueza no seu sistema de segurança, estabelecer prioridades e formular um plano de ação eficaz.

5 – Instale softwares de proteção e atualize os patches de segurança dos sistemas operacionais

Procure ferramentas que ajudem a identificar e bloquear ameaças. É necessário que você instale um bom antivírus e um bom antimalware, que monitorem conexões de rede em busca de pacotes de dados maliciosos ou outros mecanismos que indiquem uma tentativa de invasão.

Além disso, você deve manter os patches de segurança dos sistemas operacionais sempre atualizados. Assim, além de garantir o acesso às novas funcionalidades, você evitará problemas com brechas existentes em versões antigas dos softwares.

Enfim, essas são as principais formas de aumentar a segurança no armazenamento de dados da sua empresa. Tem dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio