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8 de abril de 2020

Gestão de frotas na crise, como fazer?

Durante a crise, há muitas empresas que fecham suas portas, enquanto outras precisam aumentar seu rendimento para atender às altas demandas. Então, veja nossas dicas de como fazer a gestão de frotas na crise, de forma eficiente, mantendo o controle.

Neste texto, você vai ver:

  • As 6 melhores dicas para fazer uma gestão de frotas efetiva
  • Como os motoristas podem ajudar na gestão de frotas na crise
  • Se os softwares ajudam no processo de gestão de frotas
  • Quais os 4 maiores desafios da gestão de frotas na crise

Confira!

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Através das nossas consultas veiculares, é possível ter acesso a todos os dados do histórico de um veículo e emitir laudos que atestem a sua procedência.

Ter acesso a essas informações é essencial, tanto para quem vende, quanto para quem compra veículos. 

Dessa forma, fica muito mais fácil persuadir o comprador a fechar o negócio, ou então, evitar a compra de um veículo que vai trazer problemas futuramente.

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Como fazer uma gestão de frotas efetiva? Veja as 6 melhores dicas!

Existem alguns pontos essenciais nos quais os gestores de frotas devem estar sempre atentos. Seja em tempos de crise, ou não:

1 – Definir a política de frotas da empresa 

Primeiramente, é necessário criar regras para que os funcionários saibam quais são suas responsabilidades. Ou seja, o horário de expediente, os  procedimentos em caso de acidentes e como devem utilizar os veículos da empresa. Para isso, os funcionários devem assinar um termo de responsabilidade no qual todos esses fatores estejam bem claros.  

2 – Conhecer os motoristas da sua frota

Antes de contratar um motorista, é preciso pesquisar informações sobre ele, além de suas referências de trabalho. Então, procure não ter pressa com a contratação.

Dê valor às indicações dos seus colaboradores que têm um bom desempenho. Assim, você tem mais chances de contratar profissionais que se encaixem no perfil da sua empresa.

Se você é um gestor de frotas e precisa consultar documentos de motoristas, conte com a Checktudo! Nosso sistema te dá acesso a consultas veiculares, de localização de pessoas e sistemas antifraude. É um sistema completo, no qual é possível encontrar todas as informações das quais uma empresa precisa para tomar as melhores decisões, de forma personalizada.

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3 – Fazer manutenções preventivas

As manutenções preventivas são mais baratas do que as corretivas. Com uma programação bem feita das datas de revisão de cada veículo, é possível garantir que o sistema de transporte da empresa continue funcionando e atendendo às demandas, mesmo quando alguns carros estiverem parados para a realização das manutenções.

4 – Utilizar planilhas e softwares

Esses recursos auxiliam no controle de dados e informações sobre veículos e motoristas. Assim, é possível saber o quanto seus veículos são utilizados (o quanto rodam), qual é o consumo de combustível de cada veículo e o desempenho de cada motorista, diariamente.

5 – Reduzir os custos variáveis

Entenda quais são os custos variáveis relacionados à frota e quais desses gastos é possível cortar ou reduzir. 

O principal gasto variável das frotas, é o combustível. Para fazer o controle desse gasto e tentar reduzi-lo, é preciso fazer cadastros de abastecimento com: a identificação do motorista, o valor e a quantidade do abastecimento e o tempo que esse combustível durou até que fosse necessário abastecer novamente. Dessa forma, você pode analisar se os motoristas estão gastando muito combustível, sem justificativa.

6 – Definir metas e premiações

Depois de analisar os dados sobre os custos variáveis, os gastos e o desempenho de cada motorista, é preciso definir quais serão as metas que devem ser alcançadas.

Além disso, deve-se pensar em quais serão as premiações para os motoristas que conseguirem cumprir as metas. É importante lembrar também de advertir os funcionários que insistem em permanecer longe dessas metas, sem motivos de ordem maior.

Como os motoristas podem ajudar na gestão de frotas na crise?

Os motoristas da sua empresa são um dos pilares responsáveis pelo bom funcionamento das frotas. É necessário que eles entendam essa responsabilidade e ajudem a fazer os registros de atividades diárias, consumo de combustível, vistoria dos carros, entre outros.

Para isso, além de usar aplicativos que auxiliem os motoristas no preenchimento do registro diário das atividades, é importante também fazer treinamentos periódicos e ter políticas de recompensas efetivas para estimular os funcionários a terem um bom rendimento e contribuírem com ideias inovadoras.

Os softwares ajudam mesmo no processo de gestão de frotas?

Sim! Em muitos deles, além de organizar informações da sua empresa, você consegue transformar os dados em gráficos e até rastrear os veículos das suas frotas e seus motoristas.

Para pesquisar quais são esses softwares e aplicativos e encontrar o melhor para a sua empresa, você pode fazer uma busca no google usando a chave de pesquisa “softwares e aplicativos para gestão de frotas”.

Ter o auxílio desses recursos é essencial durante o período de crise. Dessa forma, você pode organizar sua frota de uma maneira mais clara e objetiva, obtendo informações de forma mais rápida, para tomar decisões mais conscientes e definir suas prioridades.

Quais os 4 maiores desafios da gestão de frotas na crise?

1 – A variação no preço do combustível

A variação no preço de combustível, é um dos maiores desafios para os gestores de frotas. O ideal, nesses casos, é otimizar o sistema de transporte, traçando rotas que possibilitem um deslocamento mais efetivo, para que haja menos gasto de combustível.

Além disso, é necessário treinar os motoristas lembrando, periodicamente, como eles devem dirigir para evitar o consumo excessivo de combustível.

2 – Manter os veículos em boas condições

Os veículos das frotas, em tempos de crise, ou ficam parados por muito tempo, ou precisam ser muito mais utilizados do que são normalmente. Nos dois casos, pode haver um desgaste do veículo ao longo do tempo. 

Para tentar manter o bom funcionamento dos veículos, é necessário estar muito mais atento a sinais de defeitos, fazendo vistorias regularmente, checando os níveis de óleo, a quantidade de combustível dos tanques, além de procurar dirigir com muito mais responsabilidade, para evitar acidentes. 

3 – Realizar as manutenções preventivas programadas

Se sua empresa faz a programação de manutenções preventivas da frota, é possível que algumas dessas manutenções tenham que ser feitas justamente nos meses de crise. Caso não seja possível fazer as manutenções, é necessário redobrar a atenção com esses veículos, fazendo com que eles sejam usados com menos frequência,  priorizando o uso dos veículos mais novos, ou que tenham passado por revisões recentemente.

4 – Manter e motivar os funcionários

Em períodos de crise, algumas empresas precisam atender a demandas maiores do que as de costume e, para isso, tem que estender a carga horária de seus funcionários e até mesmo convencê-los de trabalhar aos finais de semana. Enquanto outras, devem dispensar seus funcionários e trabalhar com equipes reduzidas.

No primeiro caso, o ideal é trabalhar em sistema de escala, priorizando o descanso dos funcionários que precisam dirigir, além de fazer ações de endomarketing e de motivação e valorização dos colaboradores.

Já no caso das empresas afetadas negativamente pela crise, o ideal é procurar se reestabelecer, motivando os funcionários e criando um ambiente de equipe, em que as ideias de inovação possam ser partilhadas e valorizadas. Dessa forma, há muito mais chances de encontrar oportunidades de crescimento.

Enfim, esses são alguns insights para direcionar o pensamento estratégico dos gestores de frota em períodos de crise, agora é necessário analisar qual é o cenário da sua empresa e quais medidas podem ser mais efetivas para o seu negócio.

Em caso de dúvidas e sugestões, utilize os comentários do blog.

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