Logo Checktudo

Checktudo - Blog

26 de março de 2021

Quais são os 3 tipos de vistorias de veículos? Saiba aqui!

Existem 3 tipos de vistorias de veículos. Saiba neste texto quais são e quando é necessário fazê-las!

Sua empresa negocia veículos usados? Então faça as consultas veiculares da Checktudo!

Por meio dessas consultas é possível saber o histórico completo do veículo só pela placa. São informações sobre: leilão, sinistro, roubo e furto, restrições, débitos e multas, gravame, Recall, precificador e muito mais.

Tenha mais segurança no processo de negociação!

Além disso, a Checktudo tem uma plataforma completa de inteligência de dados. São ferramentas que auxiliam a sua empresa a otimizar processos, obter e gerenciar diversos tipos de dados relevantes.

Leia também: Últimos lançamentos da Checktudo: as melhores ferramentas e consultas para a sua empresa!

Qual é a diferença entre vistoria e consulta veicular?

A vistoria verifica a estrutura física do veículo, além dos documentos. Mas, esse processo deve ser feito por Vistoriadoras Autorizadas e credenciadas ao Detran.

A consulta veicular é um relatório da situação do histórico do veículo e, por ser mais acessível do que um laudo de vistoria, serve como uma garantia de segurança para a negociação. Fazendo com que seja possível definir valores de revenda mais assertivos, além de evitar golpes e fraudes.

Clique aqui e saiba como a consulta veicular pode ajudar o seu negócio!

Apesar de terem o objetivo de garantir que um veículo esteja em boas condições e apto para circular e ser transferido, cada vistoria é feita em um momento específico.

Veja agora quais são os 3 tipos de vistorias de veículos:

Vistoria cautelar ou de procedência

A vistoria cautelar é a que garante a segurança do comprador durante a negociação do veículo.

O ideal é que ela seja feita sempre que um veículo usado for colocado à venda, seja por meio de um vendedor particular, concessionária ou loja de carros. 

Em resumo, essa vistoria tem como objetivo identificar possíveis danos estruturais e garantir que as marcações de chassi e o número do motor sejam originais. São avaliados o chassi, os vidros, o câmbio, o motor, a pintura e o estado geral do veículo.

Além disso, são consultadas as informações na Base de índice Nacional (BIN), para saber se o veículo tem algum registro em seu histórico que possa comprometer a venda.

Vistoria de transferência

Essa vistoria, como o próprio nome sugere, deve ser feita sempre que houver a intenção de transferir a propriedade de um veículo. Para que seja válida, o laudo deve ser emitido por uma Vistoriadora Autorizada pelo Detran.

Apesar de ser necessária no processo de transferência, essa vistoria também pode ser feita em outras situações como alterações de características do veículo e ocorrência de sinistro.

Quanto à avaliação, a vistoria de transferência verifica os mesmos fatores que a vistoria cautelar, ou seja, a estrutura física do veículo e o histórico.

Leia também: Comunicação de venda online: mais uma facilidade do sistema da Checktudo!

Vistoria prévia

A vistoria prévia deve ser feita antes da contratação de um seguro. Basicamente, essa vistoria verifica se o carro tem danos estruturais e se está com os documentos regulares. Diante disso, será decidido se o veículo pode ser segurado e como será feita a apólice.

Além do momento de contratação do seguro, esse tipo de vistoria também deve ser realizada quando o proprietário deseja trocar de seguradora, renovar o seguro fora do prazo de vigência e quando são adicionadas outros tipos de cobertura na apólice.

A vistoria prévia não é necessária caso o veículo seja zero Km e o seguro tenha sido contratado antes do veículo deixar a concessionária.

Enfim, todos os tipos de vistorias servem para garantir que os veículos estão em situação regular, sem adulterações e em condições seguras para circular.

Leia também: Saiba as diferenças entre proteção veicular e seguro.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio