Aprenda a identificar se está na hora de trocar de carro!

Está pensando em trocar de carro, mas não sabe se é o momento certo? Nós vamos te ajudar a decidir!
Essa é uma dúvida que sempre acaba atingindo qualquer proprietário de veículo. A manutenção elevada e a segurança podem fazer qualquer um repensar se vale a pena ou não manter o carro atual.
Existem diversos fatores que influenciam para que a decisão da troca seja a mais adequada: quilometragem, manutenção, consumo, etc. São aspectos simples, mas que impactam profundamente nos gastos totais com o carro.
Como saber se está na hora de trocar de carro?
Para saber se seu carro está dando prejuízo ou não, primeiramente verifique qual o valor atual na Tabela FIPE.
Depois, some todos os gastos que o seu veículo gera anualmente na oficina, desde troca de óleo simples até procedimentos mais complexos, como troca de motor. Tudo deve constar no cálculo!
Se a soma da oficina ultrapassar 10% do valor atual de mercado, é melhor procurar outro modelo, que esteja mais alinhado às suas necessidades.
Fatores que você deve considerar antes de trocar de carro!
Quilometragem
A alta quilometragem é um dos principais indicativos de desgaste de um veículo. Portanto, não é de se assustar que as revisões, mesmo que programadas, fiquem cada vez mais caras, devido à troca de diversas peças que estão deterioradas.
Além disso, a vida útil de um carro é muito semelhante à nossa. Quando somos crianças, temos uma vitalidade incrível, mas, conforme vamos envelhecendo, esse aspecto muda e passamos a nos tornar incapazes de exercer determinadas atividades que antes eram extremamente fáceis.
Por esse motivo, o ideal é sempre rever como está a potência do seu veículo, como ele atua na estrada e na cidade. Em geral, os primeiros sintomas de queda no desempenho são sentidos entre os 60 e 100 mil quilômetros rodados.
Condições de uso
Se o seu veículo atual está visitando frequentemente o mecânico isso, com certeza, é um indicativo de que está na hora de “passá-lo para frente”.
Além dos gastos com os consertos, esse também é um sinal de que o seu carro pode ter um problemas a qualquer momento e comprometer a sua segurança.
Necessidades atuais
A troca de um carro não é motivada apenas pelos problemas que ele gera. Na verdade, existem outras questões tão importantes quanto defeitos e manutenções.
Uma dessas questões e a usabilidade. É comum comprarmos um veículo hatch como primeiro carro, mas, com o tempo, vê-se a necessidade de mais espaço, ou um melhor desempenho em viagens, que validaria a troca por um carro SUV ou sedan.
Se o seu carro já não está mais comportando as suas necessidades, essa é a hora ideal para pensar em outros modelos.
Leia também: