Aprenda a fazer rodízio de pneus da forma correta!

    Aprenda a fazer rodízio de pneus da forma correta!

    O rodízio de pneus é uma técnica bastante utilizada por empresas que têm frotas, mas existe um jeito certo de fazer esse revezamento, para evitar problemas. Entenda mais!

    Como funciona o rodízio de pneus?

    O rodízio de pneus é uma prática que tem como objetivo prolongar a vida útil dos pneus. Além de ajudar na segurança, proporcionando maior equilíbrio e melhor dirigibilidade, é possível economizar dinheiro.

    O revezamento dos pneus é indicado pois os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de forma diferente. Isso ocorre porque, normalmente, a maior parte do peso de um carro se encontra na parte da frente, onde está o motor.

    Portanto, onde há mais peso, o desgaste do pneu costuma ser maior. E é aí que entra o rodízio, equilibrando o desgaste e fazendo com que você não precise se preocupar com a troca desses pneus tão cedo.

    Como fazer o rodízio de pneus de forma correta?

    O rodízio de pneus contando apenas os quatro compostos que equipam o carro para seu uso é recomendado da seguinte forma:

    Carros com tração dianteira

    • Os pneus usados na parte dianteira passam para a parte traseira sem trocar de lado;
    • Os pneus da parte traseira passam para a frente, trocando de lado em x (o da direita vai para a esquerda e vice-versa).

    Carros com tração traseira

    • Os pneus na parte traseira passam para a parte dianteira sem trocar de lado;
    • Pneus dianteiros mudam para a parte traseira, trocando de lado em x;
    • Ainda há o rodízio que inclui o estepe, porém costuma não ser recomendado, pois o pneu extra tem a função de substituir emergencialmente um pneu furado ae não de ser utilizado no dia a dia.

    Carros com pneus unidirecionais

    Carros que utilizam pneus unidirecionais (que só podem rodar de um lado só) são cada vez mais raros. Se for o seu caso, você deverá apenas trocá-los da parte dianteira para a traseira e vice-versa.

    Quando fazer o rodízio dos pneus?

    Isso varia de acordo com a fabricante, mas o rodízio é recomendado entre 7.000 km e 10.000 km rodados, sempre seguido do alinhamento e balanceamento após o procedimento, para que o veículo não sofra com instabilidade nas estradas e ruas.

    Quando for realizar a troca da posição dos pneus, peça o serviço completo para o mecânico de confiança da sua empresa. Outro cuidado que se deve ter é com a calibragem dos pneus, que deve ser realizada semanalmente.

    Quando o rodízio não é mais recomendado?

    É sempre importante se atentar ao desgaste da borracha do pneu, mas no geral, a troca é recomendada entre 40.000 km e 50.000 km rodados.

    Leia também:

    Quais tipos de pneus existem?

    Você sabia que existem diversos tipos de pneus e que cada um deles têm uma função específica, sendo que eles atendem tipos diferentes de veículos? Conheça mais agora!

    Pneus convencionais

    É o tipo mais comum e o mais utilizado em carros que andam em estradas de asfalto. Proporciona aderência e estabilidade, além de ser mais eficiente em situações de chuva, devido seus sulcos.    

    Tipos de pneus convencionais

    Pode até parecer estranho, mas dentro da gama dos pneus comuns, há alguns tipos diferentes. Vamos explicar cada um deles na sequência.

    • Assimétrico: tem desenhos diferentes nos dois lados da banda de rodagem do pneu. Por isso ele precisa ser colocado do lado certo, para entregar o melhor desempenho possível;
    • Simétrico (bidirecional): pneu com o mesmo desenho nos dois lados da banda de rodagem. Pode ser posicionado em qualquer lado do carro.
    • Unidirecional: conta com um desenho simétrico em V, apontando para a direção em que ele deverá rodar. Portanto, esse tipo também exige que seja instalado de um lado específico do carro.

    Entre os pneus convencionais também existe o run flat, que pode rodar por até 80 km de distância mesmo estando furado.

    Isso ocorre porque esse tipo de pneu tem paredes reforçadas que têm capacidade de sustentar o peso do carro por até 80 km mesmo sem ar, sempre mantendo a velocidade até 80 km/h.

    Pneus off-road

    Esses pneus são mais indicados para aqueles que trabalham ou que gostam de se aventurar em terrenos de terra e lama.

    Pneus misto

    Os pneus mistos contam com desempenho bom tanto no asfalto, como na terra. Poré, costumam ser mais caros e desconfortáveis em vias de maior velocidade, por causa de possíveis ruídos.

    Pneus verdes

    Os pneus verdes são ecológicos. Mais leves, eles produzem menos ruídos, e ajudam a reduzir o consumo de combustível. De quebra, eles têm bom desempenho na chuva, dando mais estabilidade para o motorista.

    Descubra como impulsionar seu negócio com nossas soluções!

    Consultas veiculares, análises de crédito, análises PF e PJ, e muito mais.

    Ao se inscrever você concorda com nossa
    Política de Privacidade