Logo Checktudo

Checktudo - Blog

8 de abril de 2020

Tabela FIPE e Molicar? Saiba como consultar e entenda a diferença entre elas

Já ouviu falar em Tabela FIPE e Molicar? Apesar de serem tabelas que balizam os preços dos carros no mercado, elas têm diferença. Entenda qual é essa diferença e saiba como consultar cada uma.

Neste texto você vai saber:

  • O que é Tabela FIPE
  • O que é Tabela Molicar
  • Qual é a diferença entre as Tabelas FIPE e Molicar
  • Como consultar a Tabela FIPE
  • Como consultar a Tabela Molicar

Primeiramente, estas tabelas servem para a consulta do preço médio dos veículos no mercado e é nelas que uma empresa deve se basear quando pretende negociá-los. 

Mas, a melhor forma de consultar as informações de precificador, é por meio da consulta veicular da Checktudo. Essa consulta oferece, além do precificador, as informações sobre leilão, gravame, restrições e impedimentos, histórico de quilometragem, histórico de roubo e furto, dados cadastrais, entre outros.

Assim, você tem acesso a muito mais dados que te levam a tomar decisões assertivas e fechar bons negócios.

Se interessou? Deseja saber mais sobre as nossas consultas?

O que é Tabela FIPE?

A Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 1973 e, o primeiro objetivo dessa tabela, era auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. 

Atualmente, essa instituição sem fins lucrativos faz análises econômicas e sociais seguindo os parâmetros nacionais. Essas análises, que são realizadas mensalmente, ditam quais são os preços médios de carros, motos e caminhões no mercado, sendo eles zero Km ou usados.

A apuração dos preços de carros e utilitários é feita a partir do ano modelo de 1985. Já a de caminhões e micro ônibus, é feita a partir do ano modelo de 1981. Para motos, o ano modelo é 1990. O levantamento dos preços médios encontrados nessa tabela é baseado nos preços anunciados pelos vendedores de veículos.

Para os caminhões, a apuração do preço é feita apenas para o chassi e a cabine e não para o veículo como um todo. 

Os valores encontrados na Tabela FIPE são utilizados como referência para determinar o preço médio dos veículos em concessionárias e seguradoras e para o cálculo do IPVA de cada ano.

O que é Tabela Molicar?

A Tabela Molicar foi criada em 1994, por uma empresa chamada Molicar. Essa tabela surgiu pela necessidade de considerar informações mais específicas para precificar os veículos no mercado.

As informações nas quais se baseia a Tabela Molicar, são fornecidas por centros econômicos e empresas com credibilidade no mercado e os levantamentos de preço são feitos a cada 35 anos.

Qual é a diferença entre as Tabelas FIPE e Molicar?

A principal diferença entre as Tabela FIPE e Molicar, é o detalhamento das informações nas quais elas são baseadas.

A Tabela FIPE condensa as configurações diferentes de um único modelo de carro, ou seja, trata todos os carros de um modelo como iguais, mesmo que eles tenham diferenças nos itens opcionais como: ar condicionado, travas elétricas, bancos de couro, entre outros.

Já a Tabela Molicar, leva em consideração a região, os itens opcionais e a quilometragem dos veículos para fazer o levantamento dos valores. Por esse motivo, a Tabela Molicar é mais usada pelas empresas de seguro.

Sendo assim, a Tabela Molicar é mais interessante para quem necessita de um preço médio baseado em informações mais detalhadas.

Como consultar a Tabela FIPE?

Entre no site por esse link: consultar Tabela FIPE

Escolha o tipo de veículo:

Escolha o ano de referência:

Escolha marca, modelo e ano:

Pesquise

Para consultar o preço médio de um veículo na Tabela FIPE, não é necessário realizar nenhum cadastro. Além disso, é possível fazer quantas consultas forem necessárias.

Como consultar a Tabela Molicar?

Primeiramente, escolha entre a busca rápida e a busca detalhada.

Se optar pela busca rápida:

Entre no site por esse link: consultar Tabela Molicar

Digite o modelo do veículo ou o código Molicar e clique em “buscar”:

Você será redirecionado para uma página de cadastro. Preencha com as informações solicitadas e consulte.

Se optar pela busca detalhada:

Entre no site por esse link: consultar Tabela Molicar

Escolha o ícone referente à categoria do veículo que você quer consultar:

Escolha a região:

Selecione a marca, o ano de fabricação, ano do modelo, modelo e versão:

Faça o cadastro e consulte.

Para realizar qualquer consulta na Tabela Molicar, é necessário fazer um cadastro. Após isso, é possível realizar duas consultas gratuitas. Se você precisar fazer mais do que duas consultas, será necessário escolher um plano de assinatura da Tabela Molicar.

Enfim, com esse nosso artigo, foi possível saber qual é a principal diferença entre a Tabela FIPE e Molicar e como fazer para consultar cada uma. 

Precisa de mais informações ou quer dar alguma sugestão? Utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio