Conheça os principais tipos de veículos de carga!

O mercado automotivo conta com diversos tipos de veículos de carga. Saiba quais são os principais e suas aplicações!
Classificação dos veículos de carga
Os veículos de transporte de carga podem ser classificados por porte, tipo de carga e tipo de uso, entenda:
Por porte
Leves
São usados para entregas urbanas com pequenas cargas. Exemplos: furgões, vans e caminhonetes.
Médios
São perfeitos para entregas urbanas e regionais. Exemplos: VUCs (Veículos Urbanos de Carga) e caminhões 3/4.
Pesados
Destinados ao transporte de grandes volumes em longas distâncias. Exemplos: caminhões Toco, Truck e Bitruck.
Extrapesados
Utilizados para o transporte de cargas excepcionais, como equipamentos industriais e cargas superdimensionadas. Exemplos: carretas, bitrens e rodotrens.
Por tipo de carga
Seca
Produtos embalados, granéis e cargas gerais.
Líquida
Líquidos, como combustíveis, produtos químicos e alimentos líquidos.
A granel
Materiais a granel, como grãos, minérios e areia.
Refrigerada
Produtos que necessitam de controle de temperatura, como alimentos perecíveis, medicamentos e produtos químicos sensíveis.
Por uso
Urbano
Entregas urbanas, coleta de lixo, distribuição de produtos.
Rodoviário
Transporte de longa distância entre cidades e estados.
Construção civil
Transporte de materiais de construção, como concreto, areia e agregados.
Agrícola
Transporte de produtos agrícolas, como grãos, frutas e legumes.
Quais são os tipos de veículos de carga?
Os principais tipos de veículos de carga são:
Veículo Urbano de Carga (VUC)

Mais conhecido como VUC, o Veículo Urbano de Carga é uma categoria de caminhões leves que estão liberados para fazer entregas nas áreas urbanas.
O VUC pode ter até 6,3 metros de comprimento e 2,2 metros de largura. Ele tem dois eixos e conta com uma capacidade de carga de até três toneladas.
Caminhão toco

Geralmente utilizado na distribuição de alimentos e no transporte de móveis, eletrodomésticos ou materiais para construção, os caminhões toco costumam percorrer curtas e médias distâncias rodoviárias.
Ele tem uma capacidade máxima de seis toneladas e seu peso bruto não pode passar de 16 toneladas. Esse modelo pode ser equipado com um baú ou até mesmo com caçamba.
Truck

Contando com três eixos (um dianteiro e dois traseiros), o Truck é um caminhão de porte pesado. Ele é usado, de modo geral, em transporte de grandes sacas de alimentos ou de produtos para a construção civil.
Esse tipo de caminhão está preparado para percorrer grandes distâncias rodoviárias, pode ter um peso bruto de até 23 toneladas e seu tamanho pode atingir os 14 metros de comprimento.
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Bitruck

O ‘peso pesado’ bitruck é um caminhão com capacidade ainda maior de transportar grandes cargas. Seu peso bruto pode chegar a 29 toneladas e ele conta com quatro eixos.
Assim como o caminhão truck, o bitruck também é voltado para o transporte alimentício em massa ou de produtos para a construção civil.
Carreta simples e carreta traçada

A carreta simples tem dois eixos e pode ter semirreboques acoplados, como baús, graneleiras ou até mesmo porta-containers, podendo ter mais eixos de acordo com o tipo de complemento que é conectado a ele.
E vale ressaltar que as carretas podem quer equipadas com um eixo extra (carreta com três eixos) sendo que esse eixo a mais também pode ter tração (nesse caso, carreta traçada).
As carretas traçadas que ultrapassam as 57 toneladas precisam de um documento chamado AET (Autorização Especial de Trânsito), que é feito pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Bitrem e rodotrem

Os bitrens contam com sete eixos, mas podem chegar a até nove eixos, tendo sua capacidade aumentada de 57 toneladas para 74 toneladas. Eles não podem passar de 30 metros de comprimento.
Seus semirreboques são interligados com um engate de ‘quinta roda’. Ele é colocado sobre a plataforma entre as quatro rodas de tração, o que possibilita a conexão entre o cavalo mecânico e o semirreboque.
Já o rodotrem tem como capacidade máxima 74 toneladas, sendo que seus semirreboques são ligados por uma peça chamada ‘dolly’.
Tanto o rodotrem como o bitrem precisam do AET para rodar legalmente nas estradas, caso ultrapassem o limite de 57 toneladas, sendo que, no caso do rodotrem, o trajeto deve ser previamente informado para o DNIT, caso contrário, o documento não será obtido.
Dicas para escolher o melhor tipo de veículo de carga!
Dimensões
As dimensões de um veículo de carga variam de acordo com sua capacidade de carga e tipo de aplicação.
A largura, comprimento e altura são fatores importantes a serem considerados, pois influenciam na capacidade de carga, manobrabilidade e na necessidade de autorizações especiais para transitar em determinadas vias.
Motorização
A escolha do motor depende da carga a ser transportada, da distância a ser percorrida e das condições de operação.
Motores a diesel são os mais comuns em veículos de carga devido ao seu alto torque e eficiência. No entanto, há uma crescente demanda por veículos com motorização alternativa, como elétricos e híbridos.
Equipamentos
Os equipamentos adicionais podem variar de acordo com o tipo de carga e a aplicação do veículo. Alguns exemplos de equipamentos comuns incluem:
- Plataformas elevatórias – Facilitam o carregamento e descarregamento de cargas;
- Guindastes – Utilizados para o transporte de cargas pesadas e volumosas;
- Refrigeração – Essencial para o transporte de produtos perecíveis;
- Sistemas de rastreamento – Permitem o monitoramento da localização e das condições do veículo.
Vantagens e desvantagens
Veículos leves
Ágeis, econômicos e fáceis de manobrar, mas possuem capacidade de carga limitada.
Veículos médios
Boa relação entre capacidade de carga e manobrabilidade, ideais para entregas urbanas e regionais.
Veículos pesados
Alta capacidade de carga, ideais para longas distâncias, mas são menos ágeis e mais caros.
Veículos extrapesados
Capacidade de carga excepcional, mas exigem autorizações especiais para transitar e possuem custos operacionais elevados.