Entenda quais são os riscos e como evitar o uso de combustível adulterado!

    Entenda quais são os riscos e como evitar o uso de combustível adulterado!

    Vamos te mostrar como identificar e evitar a compra de combustível adulterado!

    Será que a gasolina ou o etanol que você usa para abastecer seu veículo é de boa qualidade? Um dos maiores medos dos condutores de todo o país é acabar utilizando combustível adulterado e isso causar problemas e prejuízos. Mas afinal de contas, existe alguma forma de evitar o uso de combustível ruim? 

    A resposta é sim! Vamos explicar alguns sinais que o próprio carro dá, para que você entenda que o combustível utilizado infelizmente não tem procedência e está fora dos padrões exigidos por lei.  

    Quais são os padrões para a composição de combustíveis? 

    Atualmente, a lei determina que a gasolina pode ter, no máximo, 27% de etanol anidro em sua composição. Os 73% restantes devem ser de gasolina.  

    No etanol hidratado (comum), a composição misturada com água deve ter entre 95,1% e 96% de graduação alcoólica.  

    Já no caso do diesel, ele deve ser composto por 90% de diesel e 10% de biodiesel.  

    Um dos motivos para que essa mistura aconteça é a redução no custo do combustível. Essa medida surgiu no Brasil, na metade do século XX, e visava reduzir a dependência de gasolina vinda de outros países.  

    4 sinais de que o carro foi abastecido com combustível adulterado!

    Você sabia que o seu carro pode apresentar sinais de que o combustível que está sendo usado é adulterado? Confira algumas das ‘reações’ que o veículo pode apresentar.  

    Alto consumo repentino 

    Abasteceu o carro e do nada ele começou a consumir muito combustível, mesmo com você mantendo a forma de guiar e fazendo os mesmos trajetos? Fique atento a isso! 

    Seja gasolina, etanol ou diesel, se o carro aumentou muito o consumo, isso pode ser um indicador de combustível adulterado.  

    Engasgos e falhas na partida 

    O seu carro tem motor movido apenas a gasolina? Se essa for a sua realidade, você pode sofrer com falhas na partida.  

    Já no caso de motores flex, as chances de danos são menores, se a gasolina tiver mais etanol do que o indicado por lei. Porém, você vai sair no prejuízo, já que pagará por gasolina e acabará levando mais etanol.  

    Se o combustível tiver solventes, isso pode trazer grandes prejuízos para seu bolso, gerando danos em componentes do carro.  

    Falta de performance 

    Seu motor perdeu potência? Também pode ser por causa da gasolina adulterada, que é capaz de gerar problemas na injeção eletrônica. Por isso, preste atenção na luz de motor no painel, porque isso é um indicativo de problemas.  

    No caso de motores que aceitam o uso de etanol, a adulteração de combustível pode causar a corrosão e desgaste do propulsor, além de aumentar a vazão de água pelo escapamento.  

    Óleo perdendo características 

    Verifique sempre o estado do óleo do seu veículo. Se ele estiver com aparência diferente, isso também pode ser um indicativo de contaminação e combustível adulterado.  

    É claro, você também precisa estar com todas as revisões do veículo em dia, afinal de contas, esses problemas citados podem ser apenas um indicativo e não a certeza de que você está usando combustíveis irregulares.  

    Quais são os riscos de usar combustível adulterado?

    Usar combustíveis irregulares pode trazer muita dor de cabeça. Eles desgastam o motor e outros componentes do veículo e podem causar prejuízos de mais de R$ 1.500 em reparos, isso se não ocorrerem vários problemas ao mesmo tempo. 

    Leia também:  

    Como evitar o uso de combustível adulterado? 

    Se você está com o check-up do veículo em dia e notou algum dos problemas citados, é hora de tirar o último posto em que abasteceu da lista de lugares confiáveis para comprar combustível.  

    Antes de abastecer é possível exigir que o posto realize o teste da gasolina na hora. De acordo com a lei, o estabelecimento deve comprovar a procedência do combustível na frente do cliente.

    Caso o pedido seja recusado, o mais recomendado é que seja feita uma denúncia à Agência Nacional do Petróleo (ANP)

    Preços exageradamente atrativos também podem ser uma forma de te enganar, portanto, fique atento.  

    Descubra como impulsionar seu negócio com nossas soluções!

    Consultas veiculares, análises de crédito, análises PF e PJ, e muito mais.

    Ao se inscrever você concorda com nossa
    Política de Privacidade