Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Antes de comprar é melhor consultar
como gerenciar os clientes da sua empresa
25 de agosto de 2020

Como fazer gestão de clientes? Veja aqui 5 dicas!

Os clientes são um dos pilares de sustentação mais importantes de qualquer empresa e, por isso, a relação com eles deve ser uma das prioridades de qualquer organização. Saiba, neste texto, como fazer a gestão de clientes da melhor forma possível e aumente sua taxa de fidelização.

O que é gestão de clientes?

Antes de começarmos a dar dicas sobre como melhorar o gerenciamento dos seus clientes, é necessário que você entenda do que se trata a gestão de clientes.

Em resumo, a gestão de clientes é um conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar a relação empresa/cliente, colocando os clientes como centro das decisões da organização.

Como fazer essa gestão de forma eficiente?

Primeiramente, você deve entender que o processo de gestão de clientes demanda tempo e muita pesquisa. Portanto, é um processo que deve ser pensado a médio ou longo prazo.

Veja abaixo 5 dicas para tornar a sua gestão de clientes efetiva:

1 – Saiba quem são os seus clientes

É importante que você saiba qual é o perfil detalhado dos clientes da sua empresa. Dessa forma, você pode ajustar as suas estratégias de vendas, comunicação e disponibilização de produtos de maneira que atraia esses consumidores.

Para descobrir o perfil dos seus clientes, você pode fazer pesquisas, páginas de cadastro no seu site ou contar com ferramentas de enriquecimento de base de dados.

A Checktudo tem a ferramenta ideal para te ajudar a encontrar o perfil detalhado dos clientes da sua empresa:

2 – Trate os clientes de forma personalizada

Esse talvez seja o passo mais difícil de cumprir, mas é extremamente importante que você entenda que uma empresa tem diversos perfis de clientes e você deve procurar usar comunicações diferentes para cada um desses perfis.

Isso porque, atualmente, os clientes buscam por exclusividade e boas experiências. Então, nada melhor do que ele se sentir único para a sua empresa.

Porém, para que você possa definir corretamente as personas (perfis de cliente) da sua empresa, é necessário investir tempo em pesquisas e reuniões com os profissionais da área de marketing.  

3 – Entenda quais são os produtos/serviços que seu cliente mais gosta

Após entender quais são os perfis de clientes da sua empresa, é importante que você procure saber quais são os produtos/ serviços que cada um desses perfis mais consome e assim, você pode fazer vendas segmentadas, que sejam mais efetivas.

4 – Estude quais canais de atendimento facilitam a comunicação empresa/cliente

Além de saber quais produtos/ serviços cada um dos perfis de consumidores da sua empresa mais gostam, você deve estudar por quais canais de comunicação você consegue ter o melhor contato com esses clientes.

Dessa forma, você melhora suas estratégias de comunicação e evita perder tempo tentando se comunicar com os seus clientes por meios improdutivos.

Por exemplo, se você notar que a taxa de abertura das suas campanhas de e-mail está muito baixa, tente outros caminhos, como as redes sociais.

5 – Saiba receber feedback negativo

O feedback negativo é oportunidade da empresa de melhorar processos ou até mesmo o produto/serviço em si. É óbvio que sempre haverá algo a ser melhorado e clientes mais exigentes do que o normal. Então, quando você trata o seu negócio como algo perfeito e não sabe aceitar críticas construtivas, as suas chances de evolução diminuem.

Saiba como o sistema da Checktudo pode ajudar a melhorar seus processos de gestão:

Seja na melhoria da gestão de clientes, na gestão de dados ou até mesmo na otimização de processos, o sistema da Checktudo pode ajudar a sua empresa.

Nosso sistema de inteligência de dados é completo e permite que sejam feitas consultas veiculares, de localização, gerenciamento de avaliações veiculares, soluções antifraude, enriquecimento de base de dados, prospecção de clientes e muito mais.

Atuamos com empresas de todos os portes e segmentos, oferecendo acesso a dados qualificados e segurança nos processos empresariais.

Se interessou pelo sistema da Checktudo? Quer saber mais?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio