Logo Checktudo

Checktudo - Blog

22 de abril de 2021

O que é a venda direta de veículos? Quem tem direito?

Veja como funciona a venda direta de veículos e se você tem direito a esse tipo de compra.

Não tem direito à compra direta nem condições para adquirir veículos novos? Veja como é fácil negociar veículos usados e seminovos com segurança:

Com as consultas veiculares da Checktudo, é possível ter acesso ao histórico completo dos veículos. Assim, o processo de compra e venda fica muito mais seguro e lucrativo. Veja algumas informações que é possível obter com essa consulta:

  • Passagem por leilão
  • Indício de Sinistro
  • Risco de comercialização e ou aceitação em seguros
  • Restrições e Impedimentos
  • Gravame
  • Recall
  • Precificador
  • Dados Cadastrais Nacional
  • Dados Cadastrais Estadual
  • Histórico de Roubo e Furto
  • Histórico de Km
  • Débitos e Multas

E o melhor é que todas essas informações são conseguidas apenas pelo número da placa!

Garanta a melhor compra de carros usados e seminovos com as consultas veiculares da Checktudo! 

O que é a venda direta de veículos?

Basicamente, a venda direta é um tipo de venda de veículos que beneficia públicos específicos por meio de condições de compra diferenciadas.

Esse processo de venda é feito com intermediação da concessionária, mas a negociação é realizada diretamente entre o comprador e a montadora. O cliente vai até à concessionária apenas para escolher o modelo do veículo e fazer um Test Drive.

Após isso, o comprador assina um pedido direto à fábrica, com as especificações do veículo e, por meio de uma transação facilitada, sem burocracia, ele recebe o veículo solicitado.

quem tem direito à venda direta de veículos?

Quem tem direito à venda direta?

Para ter direito à venda direta de veículos, você precisa se encaixar em algum destes grupos:

Pessoas Jurídicas (CNPJ ativo)

Muitas pessoas pensam que somente as grandes empresas podem se beneficiar da venda direta, mas a verdade é que qualquer Pessoa Jurídica, que tenha um CNPJ ativo pode receber os benefícios. Desde os microempreendedores individuais (MEI) até pequenas, médias e grandes empresas.

O desconto para quem tem CNPJ pode chegar a até 18%!

Produtores rurais

Os produtores rurais também podem se beneficiar da venda direta e há ofertas muito atrativas, principalmente para veículos utilitários.

Nesse caso, o desconto também pode chegar a 18%. Dependendo do modelo do carro e do que é oferecido por cada montadora.

Taxistas

Os taxistas também podem receber os benefícios da venda direta, principalmente em montadoras como a Fiat, que é uma referência nesse tipo de venda, oferecendo descontos além das isenções comuns.

Proprietários de autoescolas

As autoescolas também são atendidas pela venda direta da Fiat, que oferece descontos principalmente para os compactos leves.

Proprietários de transporte escolar

Para quem trabalha com transporte escolar, há descontos especiais em vans e peruas e as ofertas para esse segmento visam a segurança no trânsito, de forma que os motoristas de transporte escolar possam manter os seus veículos sempre novos.

Frotistas e Locadoras

Nesse caso, os descontos são oferecidos em modelos mais resistentes, duráveis e de qualidade, que agradem os consumidores finais e sejam bem recebidos por diferentes motoristas.

Leia também: Carros com desconto para frotistas, saiba como funciona!

Pessoas com deficiência (PCD)

Um dos segmentos de venda direta que mais está crescendo nos últimos anos é o de PCD ‘s. Muitas montadoras, como a Fiat, conseguem oferecer descontos além das isenções oferecidas por lei, fazendo com que o preço final do veículo seja cerca de 30% mais barato.

Uma boa notícia, nesse caso, é que a legislação está sendo ampliada para que novas condições físicas sejam contempladas. As famílias de deficientes visuais e crianças com síndrome de Down, por exemplo, podem ser beneficiadas com a venda direta, pois é entendido que os descontos ajudam as famílias a comprar veículos que atendam às necessidades dessas pessoas.

Mas, a venda direta para PCD tem algumas regras específicas:

  • O carro deve ser registrado no nome da PCD condutor ou não condutor. No caso dos não condutores, o veículo pode ser conduzido por representantes legais ou até por condutores indicados;
  • O documento do carro é emitido como “intransferível”, ou seja, em hipótese alguma esse veículo poderá ser transferido para o nome de outra pessoa;
  • Se foram solicitadas isenções de IPI, IOF e ICMS, o veículo só poderá ser vendido após dois anos. Se houver mais isenções, o período passará a ser de três anos.

Quais são as vantagens de comprar carros dessa forma?

Em linhas gerais, no processo de venda direta, o comprador faz um pedido sob demanda para a montadora e esse tipo de negociação é muito mais rápida, principalmente se o veículo desejado já estiver em estoque.

Além disso, as montadoras oferecem descontos atrativos nesse tipo de compra, que variam de acordo com o modelo e a versão do carro.

Leia também: 5 dicas para lucrar mais com a venda de carros!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio